Desportos Individuais I GINÁSTICA. Competências gerais A Unidade Curricular (UC) de Desportos Individuais I visa a aquisição de uma visão global das modalidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Advertisements

Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
Perfil do Ensino Médio Perfil do Ensino Médio Mudanças e novidades para o ano de 2009.
PARECER CEE Nº 1132 DE 12 DE NOVEMBRO DE 1997
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Alguns princípios fundamentais a considerar:
Biologia Pesqueira Docente: João Correia Gabinete: 6 Biologia Marinha e Biotecnologia Ano lectivo 2013/2014 Créditos:6.
ESTUDO ACOMPANHADO.
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
de Leitura Literatura.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Currículo /Educação Física
D. Manuel Ferreira Cabral
Desenvolvimento Curricular
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Cultura Organizacional
Departamento do Ensino Secundário
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Universidade Federal do Amapá
Medidas educativas para alunos com NEE
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
…pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... …pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... A Comunicação.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Definições situacionais.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Atividades Complementares Coordenação de Administração
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SENHORA DA HORA
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Variante de Cozinha - Pastelaria
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010
PIPA (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas)
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Prática como Componente Curricular
Professor: José Medina
AULA 1 – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
Docente: Dr. Arthur Vianna
Lei de Diretrizes e Bases
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Gestão da Qualidade Aula 0 - Apresentação Aula 1
DOCENTE: ANTÓNIO PEREIRA 26 de SETEMBRO DE  A aula começa às h  Têm dez minutos de tolerância, após este tempo não é permitido entrar na.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
 Enquadramento:  A UC de Inglês II surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver a autonomia e o sentido crítico dos alunos,
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Trabalho infantil esportivo e artistico: conveniencia, legalidade e limites. Dr. Carlos Eduardo Ambiel Advogado.
Inglês I Marketing Turístico Enquadramento: A UC de Inglês I surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver a autonomia e.
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
Alemão III Programa  Enquadramento: Enquadrado num curso de licenciatura que se destina a formar técnicos superiores na área do Turismo, Animação Turística.
MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR FACE AOS SISTEMAS E CONTEXTOS DE FORMAÇÃO O Formador e a Formação Profissional O formador: estatuto.
Transcrição da apresentação:

Desportos Individuais I GINÁSTICA

Competências gerais A Unidade Curricular (UC) de Desportos Individuais I visa a aquisição de uma visão global das modalidades de Atletismo e Ginástica, ao nível da sua história, organização e recursos, permitindo perceber o contexto da sua gestão como instrumento de desenvolvimento organizacional e social. Visa, igualmente, o contacto direto com estas modalidades levando a dominar os princípios do exercício e análise dos movimentos, de modo a providenciar um adequado supervisionamento. Pretende desenvolver a capacidade de planificar e avaliar a aprendizagem e o treino nesta diversidade de desportos para raparigas/mulheres e rapazes/homens de diferentes culturas motoras e com diferentes necessidades.

Competências específicas Conhecer dados históricos, contextuais e organizacionais; Compreender as regras das modalidades e sua adaptação em diferentes níveis competitivos e etários; Conhecer os princípios técnicos elementares de cada disciplina; Planificar e organizar actividades lúdicas e competitivas adaptadas a diferentes faixas etárias; Analisar as execuções técnicas e intervir pedagogicamente; Avaliar em termos regulamentares as modalidades; Demonstrar capacidade de se exprimir por escrito e oralmente sobre os conteúdos abordados; Analisar a oferta de serviços do mercado local, regional, nacional e internacional; Planear, intervir e avaliar para diferentes praticantes; Vivenciar experiências específicas que permitam extrair uma percepção real e fundamentada, da ginástica.

CONTEÚDOS A GINÁSTICA PARA TODOS * História e Organização da ginástica; * Infra-estruturas e materiais específicos; * Abordagem técnica e material das diversas disciplinas da Ginástica; * Valor pedagógico do movimento gímnico para o desenvolvimento motor e geral do indivíduo - as acções motoras e a orientação espacial, o carácter lúdico, expressivo, criativo e recreativo desta actividade.

ESTRUTURA DAS AULAS Aulas Teóricas - ESECS: Pesquisa, exploração e apresentação por parte dos alunos; Exposições por parte do professor; Aulas Práticas – Pavilhão Silvas / Ginásio ESECS Acções motoras básicas da ginástica e a especificidades do movimento gímnico; Planeamento, organização e dinamização de actividades.;

Trabalho de campo - Contacto directo com a modalidade, ao nível das entidades locais, regionais e nacionais, e com os profissionais ligados às diferentes disciplinas da ginástica.

Aulas Práticas são obrigatórias. (excepto doença comprovada e prolongada) Obrigatório o uso de sapatilhas de ginástica. Pontualidade é fundamental – 5’ de tolerância (aos 3 atrasos – 1 falta) – excepto Trabalhadores Estudantes Assiduidade: o Aulas previstas - 13; o Faltas permitidas – 3 aulas / 9 horas

Na Avaliação Contínua Para obterem aprovação na unidade curricular os discentes terão de obter classificação positiva mínima de 9, 5 (nove, cinco) valores em cada uma das unidades temáticas - Atletismo e Ginástica. AVALIAÇÃO Em cada uma das unidades temáticas será avaliada:  Componente Teórica (nota mínima 7 valores) = 40%;  Componente Prática (nota mínima 7 valores) = 60%, onde será valorizada a assiduidade, pontualidade, empenho e prestação.

Avaliação Contínua Como base de avaliação os estudantes terão de realizar os seguintes elementos: Frequência Escrita = 40% - dia 10 de Janeiro / 11 de Janeiro PL; Trabalho Individual de Planeamento de actividade simplificada = 25% Entrega dia 3 de Janeiro / 4 de Janeiro PL; Trabalhos de Pesquisa e apresentação nas aulas (grupos de 4) = 25%; -Atitudes = 10%

Como base de avaliação os estudantes terão de realizar os seguintes elementos: Frequência Escrita = 40% - dia 10 de Janeiro; Trabalho Individual sobre uma área da Ginástica para Todos = 50% Entrega dia 3 de Janeiro; Atitudes = 10% Avaliação Trabalhador Estudante

Os alunos terão que realizar uma prova com uma parte escrita teórica e uma parte prática. Para acederem à parte prática terão de ter no mínimo 9, 5 (nove, cinco) valores na parte teórica. Na parte prática, também não poderão obter nota inferior a 9, 5 (nove, cinco), e ambas têm igual peso na nota final. Avaliação Exame