Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 6: Modos de representação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hidrocarbonetos.
Advertisements

AULA 4 – 13/03/09 Professor Charles 3º ano EM -2009
NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
QUIMICA ORGÂNICA Por Chico Andrade Colégio IDEAL Aracaju/SE
HIDROCARBONETOS São compostos químicos constituídos por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigênio (O), azoto.
Nomenclatura dos compostos orgânicos de cadeia ramificada
Aula de química orgânica
Os Hidrocarbonetos Alifáticos Aromáticos.
Ciências Físico-Químicas 9º Ano
Funções Orgânicas Prof: Renê Machado.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – ATIVIDADE 2
Introdução à Química Orgânica Unidade Departamental de Engenharias
COMPOSTOS ORGÂNICOS Prof. Larissa Richter By PresenterMedia.com.
NOMENCLATURA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS
Hidrocarbonetos Alcanos (parafinas) Alcenos (Olefinas)
HIDROCARBONETOS.
HIDROCARBONETOS.
Nomenclatura dos compostos orgânicos
9.5 Hidrocarbonetos. 9.5 Hidrocarbonetos De todos os compostos identificados pelo Homem, cerca de 90 % são compostos orgânicos. Os mais simples contêm.
QUÍMICA ORGÂNICA PROFª: LOURDES EUFRÁSIO. SURGIMENTO DA QUÍMICA ORGÂNICA Torbern Olof Bergman Química Orgânica é a química dos compostos existentes nos.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 5: Introdução aos materiais.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
ESTADOS FÍSICOS E CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA. EstadoFormaVolumeArranjo das partículas AgregaçãoMovimen to SólidoPrópriaConstanteOrdenadas, muito próximas.
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
Grandeza física relacionada com o grau de vibração dos átomos e/ou moléculas que constituem o corpo. CONCEITOS BÁSICOS Temperatura Energia térmica em.
REAÇÕES DE DETERIORAÇÃO DE LIPÍDIOS
Química Orgânica Profa. Karen Farias. Ementa QOFundamental 1. Teoria estrutural 1.1 Histórico. 1.2 Teoria atômica e o átomo de carbono. 1.4 Estrutura.
Isomeria Óptica Prof.: Bruno Felismino.
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
ISOMERIA ESPACIAL Prof.: Bruno Felismino.
Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 2: massa atómica, massa molar.
Reações químicas.
PETRÓLEO Prof. Msc. Arthur M.A. 1.
MATERIAIS BASEADOS EM HIDRATOS DE CARBONO ( CELULOSE E GOMAS) Química e Física dos Materiais II Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica.
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
“Temperos conferem malícia aos pratos. Aromas reavivam lembranças. Distinguir uns dos outros é exercício ao qual o cozinheiro deve dedicar-se para dominar.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 4: Ácidos e bases Tópico.
Profa Michelle Rodrigues Ayres de Almeida
Cláudia Bacchi LIGAÇÕES QUÍMICAS. Cláudia Bacchi LIGAÇÕES QUÍMICAS A grande diversidade de substâncias existentes indica que os diferentes átomos podem.
Ligação Covalente Curva de energia do H 2 Trabalho de: Rita Duarte.
Hidratos de carbono ( glúcidos, oses) Química dos Produtos Naturais 2012 Maria Eduarda M. Araújo
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
SISTEMAS ESTRUTURA DA MAT É RIA O termo matéria refere-se a todos os materiais ou coisas que compõem o universo. A matéria é formada por moléculas, que.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
O ÁTOMO. Modelos atómicos Teoria atómica de Dalton A matéria é formada por partículas muito pequenas designadas por átomos; Os átomos são indivisíveis.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
TOLUENO OU METIL- BENZENO
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Poliamida..  Histórico: A primeira poliamida foi sintetizada na DuPont, por um químico chamado Wallace Hume Carothers, em As poliamidas como o.
Professora Cláudia Bacchi
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Grupos funcionais Os átomos de hidrogénio de um alcano, de um alceno ou de um alcino podem ser substituídos por outros átomos dando origem a uma nova classe.
Nomenclatura dos Compostos Orgânicos
Há muitos anos atrás surgiu a expressão COMPOSTOS ORGÂNICOS para indicar as substâncias produzidas por ORGANISMOS VIVOS Era a TEORIA DA FORÇA VITAL Há.
Tópico 7: Grupos funcionais presentes nas moléculas orgânicas
Funções orgânicas oxigenadas
Química Orgânica- QO.02.
Tipos de representação de estruturas
AULA 02 HIDROCARBONETOS I
Tópico 6: Modos de representação de moléculas. As fórmulas químicas
Nomenclatura das Cadeias Carbônicas
Tópico 6: Modos de representação de moléculas. As fórmulas químicas
Hidrocarbonetos 10º ano [Imagem: wallpapercave.com]
Nomenclatura de Hidrocarbonetos:
Transcrição da apresentação:

Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 6: Modos de representação de moléculas. As fórmulas químicas Tópico 6: Modos de representação de moléculas. As fórmulas químicas

Fórmula química A maneira que os químicos possuem de representar a constituição das moléculas Podem ser de vários tipos: Fórmula empírica – indica o tipo de átomos que formam uma molécula e a proporção em que se encontram Exp. CH 2 CH 3 C 6 H 12 O 6 Fórmula molecular – indica o tipo e a quantidade de átomos que formam uma molécula Exp. CH 2 C 2 H 4 etileno CH 3 C 2 H 6 etano CH 2 O fórmula empírica idêntica para a glucose e para a frutose: C 6 H 12 O 6, que apesar de terem a mesma forma molecular são dois açúcares diferentes

Fórmula de estrutura - indica o tipo e a quantidade de átomos que formam uma molécula e o modo como se dispõem. Exemplo de diversos tipos de fórmulas de estrutura

Butano Alcoól etílico ou etanol Acetona ou propanona Fórmulas de estrutura que pretendem representar a orientação espacial dos átomos na molécula

Hidrocarbonetos Compostos formados unicamente por carbono e hidrogénio Alcanos Fórmula geral C n H 2n+2 Só têm ligações simples. Não têm ligações duplas nem triplas Alcenos Fórmula geral C n H 2n Têm ligações simples e têm ligações duplas. Não têm ligações triplas Alcinos Fórmula geral C n H 2n-2 Têm ligações simples e têm ligações triplas. Podem ter ou não ligações duplas

Nº áto- mos car- bo- no Alcano nome Fór- mula do alcano Alceno nome Fór- mula do alceno Alcino nome Fór- mula do alcino Radical nome Fór- mula do radical 1MetanoCH metiloCH 3 2EtanoC2H6C2H6 EtenoC2H4C2H4 EtinoC2H2C2H2 etiloC2H5C2H5 3PropanoC3H8C3H8 PropenoC3H6C3H6 PropinoC3H4C3H4 propiloC3H7C3H7 4ButanoC 4 H 10 ButenoC4H8C4H8 ButinoC4H6C4H6 butiloC4H9C4H9 5PentanoC 5 H 12 PentenoC 5 H 10 PentinoC5H8C5H8 pentiloC 5 H 11 6HexanoC 6 H 14 HexenoC 6 H 12 HexinoC 6 H 10 hexiloC 6 H 13 7HeptanoC 7 H 16 HeptenoC 7 H 14 HeptinoC 7 H 12 heptiloC 7 H 15 …..……. ……..

Hidrocarbonetos cíclicos Projecções de Haworth

Compostos aromáticos Os compostos aromáticos são compostos formados por um anel de 6 membros que possui 3 duplas ligações, o chamado anel benzénico ou aromático. Nesse anel os electrões das duplas ligações não estão fixos nas C=C mas circulam livremente pelos 6 átomos do anel. O elemento mais simples desta nova classe de compostos chama-se benzeno: C 6 H 6

A estrutura do benzeno foi um grande desafio aos químicos da época e foi estabelecida por Kekulé, no final do séc. XIX. A palavra aromático, utilizada para designar toda esta família de compostos, é uma consequência de os primeiros compostos conhecidos desta família terem um aroma intenso e agradável O anel benzénico pode estar substituído, ou seja no lugar de um ou mais átomos de hidrogénio estar um grupo alquilo, …. Quando, numa molécula, é o anel benzénico que está a ser o substiutinte de um átomo de H ou de outro grupo, não toma o nome de radical benzilo mas sim o nome de fenilo