CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 1: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Advertisements

PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Ações Estratégicas na Atenção Básica
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
A Atenção Primária e o Pacto pela Saúde
FORUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE / UNICAMP
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Prática Médica na Comunidade 1º Período – 2011/1
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
Atenção Básica(AB) e a estratégia Saúde da Família(eSF)
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS PLANEJAMENTO PRESSUPOSTOS: - COMO ESTAMOS? ANÁLISE SITUACIONAL; (REALIDADE DO ESTADO DE GOIÁS) - O QUE QUEREMOS?
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Alexandre de Araújo Pereira
A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Bases da Promoção da saúde
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
ESTÁGIO NOS POSTOS. Aten ç ão Prim á ria a Sa ú de (APS) Base Organizadora do Sistema Atributos principais Primeiro n í vel de assistência dentro do sistema.
A Estratégia saúde da Família
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
ELYNE ENGSTROM COORDENADORA TEIAS/ESCOLA MANGUINHOS ENSP/FIOCRUZ 3 DE OUTUBRO DE 2011 Atenção Primária à Saúde e Saúde do Idoso.
Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 Organizações Sanitárias Integrais (OSI) Dr. Josep Ramon Llopart Rio de Janeiro, março de 2012.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Professora: Daniela de Souza
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Lívia Coelho Pós-graduação em geriatria e gerontologia pela UnATI/UERJ
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Plano de Desenvolvimento do e-SUS AB
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
NASF e AME : CONSTRUINDO A REDE DE CUIDADOS NA ZONA SUL DE SÃO PAULO Ana Paula da Silva Delgado 1, Érica Veneroni Pinto 2, Mônica Heiderich 3, Kátia Ap.
PSF como Porta de Entrada do SUS
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Estratégia de Saúde da Família
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
Hiperdia Tarsila Cunha.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Kdjfksjdfk. ORGANIZAÇÃO DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE COM ÊNFASE NA ATENÇÃO PRIMARIA, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO MONTEZUMA STº ANTÔNIO DO RETIRO  Localizado.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Foz do Iguaçu, 15 de abril de 2015 Nereu Henrique Mansano OFICINA DE CONSENSO: COMO FAZER O MONITORAMENTO DAS REDES DE ATENÇÃO A PARTIR.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO DE REDES ASSISTÊNCIAS SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA OFICINA 1: OS ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DEZEMBRO/2009.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Modelo de cuidado baseado
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
AGENDA E ACESSO AVANÇADO
Transcrição da apresentação:

CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 1: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE

OFICINA 1: dez Análise situação de saúde (caso São Lucas) - Análise dos princípios da APS, utilizando pontuação para os itens de verificação) - Itens de verificação: frases afirmativas relacionadas a cada princípio - Trabalho de dispersão dos municípios, replicando para sua realidade

FUNÇÕES ESSENCIAIS Resolução: resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população Organização: organizar os fluxos e contra fluxos dos usuários pelos diversos pontos de atenção no sistema de serviços de saúde Responsabilização: responsabilizar-se pela saúde dos usuários em quaisquer serviços de saúde em que estejam. (Mendes, 2002) A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PONTO ESTRATÉGICO E CENTRO DE COORDENAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE

A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ORIENTA-SE PELOS SEGUINTES PRINCÍPIOS  Primeiro contato  Longitudinalidade  Integralidade  Coordenação  Orientação familiar  Orientação comunitária FONTE: STARFIELD (1992); MENDES (2009)

PRINCÍPIOS DA APS 1. O PRIMEIRO CONTATO Para Starfield (2002), a APS deve ser a porta de entrada para o sistema de serviços de saúde. Deve ser de fácil acesso para o usuário.

PRINCÍPIOS DA APS 2. A LONGITUDINALIDADE Longitudinalidade deriva da palavra longitudinal e é definida como “lidar com o crescimento e as mudanças de indivíduos ou grupos no decorrer de um período de anos” ( STARFIELD, 2002 ) Longitudinalidade deriva da palavra longitudinal e é definida como “lidar com o crescimento e as mudanças de indivíduos ou grupos no decorrer de um período de anos” ( STARFIELD, 2002 )

PRINCÍPIOS DA APS 2. A LONGITUDINALIDADE É uma relação pessoal de longa duração entre profissionais de saúde e usuários em suas unidades de saúde, independe do problema de saúde ou até mesmo da existência dele.

PRINCÍPIOS DA APS 3. A INTEGRALIDADE  A integralidade exige o reconhecimento das necessidades de saúde da população e os recursos para abordá-las  A APS deve prestar, diretamente, todos os serviços para as necessidades comuns dos usuários e agir como um agente para as necessidades que devem ser atendidas em outros pontos de atenção

PRINCÍPIOS DA APS 4. A COORDENAÇÃO Coordenação é um “estado de estar em harmonia numa ação ou esforço comum” (STARFIELD, 2002) (STARFIELD, 2002)  A essência da coordenação é a disponibilidade de informação a respeito dos problemas de saúde e dos serviços prestados (ex: prontuário eletrônico, sistemas informatizados, regulação, etc)

PRINCÍPIOS DA APS 5. A CENTRALIZAÇÃO NA FAMÍLIA Remete ao conhecimento pela equipe de saúde dos membros da família e dos seus problemas de saúde Remete ao conhecimento pela equipe de saúde dos membros da família e dos seus problemas de saúde

PRINCÍPIOS DA APS 5. A CENTRALIZAÇÃO NA FAMÍLIA As equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada e atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação das doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade

PRINCÍPIOS DA APS 6. A ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA A APS com orientação comunitária utiliza habilidades clínicas, epidemiológicas, de ciências sociais e pesquisas avaliativas, de forma complementar para ajustar os programas a fim de atender as necessidades específicas de saúde de uma população definida A APS com orientação comunitária utiliza habilidades clínicas, epidemiológicas, de ciências sociais e pesquisas avaliativas, de forma complementar para ajustar os programas a fim de atender as necessidades específicas de saúde de uma população definida

PRINCÍPIOS DA APS 6. A ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA  Conhecer a comunidade  Identificar os problemas de saúde  Desenvolver ou adequar as ações de saúde para responder a estes problemas  Monitorar a efetividade das ações  Controle Social

CONSOLIDADO GERAL DOS PRINCÍPIOS DA APS – MACRORREGIÃO PLANALTO NORTE PRINCÍPIOCANOINHASMAFRA % ALCANÇADO MACRO PRIMEIRO CONTATO 45,0065,0055,00 LONGITUDINALIDADE 43,7562,5053,12 INTEGRALIDADE 45,8354,5050,16 COORDENAÇÃO 46,9652,2049,58 CENTRALIZAÇÃO FAMILIAR 58,8559,3059,07 ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA 26,3837,5031,94

CONSOLIDADO GERAL DOS PRINCÍPIOS DA APS – MACRORREGIÃO PLANALTO NORTE

CONSOLIDADO GERAL DOS PRINCÍPIOS DA APS – MACRORREGIÃO NORDESTE PRINCÍPIOJOINVILLEJARAGUA DO SUL % ALCANÇADO MACRO PRIMEIRO CONTATO 47,0057,5052,29 LONGITUDINALIDADE 43,75 INTEGRALIDADE 36,3643,1839,77 COORDENAÇÃO 36,3645,4540,90 CENTRALIZAÇÃO FAMILIAR 43,7553,1248,43 ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA 33,3325,0029,16

CONSOLIDADO GERAL DOS PRINCÍPIOS DA APS – MACRORREGIÃO PLANALTO NORTE

CONSOLIDADO GERAL DOS PRINCÍPIOS DA APS – MACRORREGIÃO NORDESTE E PLANALTO NORTE PRINCÍPIONORDESTEPLANALTO NORTE % ALCANÇADO DAS MACROS PRIMEIRO CONTATO 52,2955,0053,64 LONGITUDINALIDADE 43,7553,1248,43 INTEGRALIDADE 39,7750,1644,93 COORDENAÇÃO 40,9049,6045,25 CENTRALIZAÇÃO FAMILIAR 48,4359,0753,75 ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA 29,1631,9430,55

CONSOLIDADO GERAL DOS PRINCÍPIOS DA APS – MACRORREGIÃO PLANALTO NORTE E NORDESTE

OBRIGADA Maria Arlene Pagani Gerencia de Coordenação da Atenção Básica Tel: