Reunião de Partilha do CSTL 2014 Implementação de Água, Saneamento e Higiene (SWASH) nas Escolas do Continente da Tanzânia Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Advertisements

SAIBA TUDO E MAIS UM POUCO SOBRE ELE.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Comissão de Educação dos Profissionais
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
SÉCULO XX.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível
SNV Moçambique.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
“ A comunicação do Ministério da Saúde sofre de anemia crónica” Comunicação Empresarial – 2º Ano Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
LIÇÕES APRENDIDAS DA ABORDAGEM CLUSTER EM EMERGENCIAS ANTERIORES WASH CLUSTER Encontro Nacional de Coordenação / Preparação Emergência Beira, 09 de Novembro.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Encontro Nacional de Coordenação / Preparação Emergência Beira, 09 de Novembro de 2010 WASH CLUSTER.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
2014 SUBSÍDIOS DISTRITAIS Explicar as características dos Subsídios Distritais Entender que tipos de atividades são financiadas por Subsídios Distritais.
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Ana Rodrigues Aflatoun International
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
28 novembro IV ENPAR O que foi.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Promoção de Saúde nas Escolas Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014 Brigitte.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA DO ZIMBABWE.
Reunião de Partilha 2015 de CSTL Segurança e Protecção: Nao da para aceitar – Tolerância Zero Violência e ao Abuso Sexual de Menores. Apresentador:Nascimento.
O ano de 2013 foi instituído pelo Parlamento Europeu como o “Ano Europeu dos Cidadãos” tendo como lema: “Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Participe.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
SADC CSTL Reunião de Partilha 20 de Novembro de 2014 Hotel Southern Sun, Joanesburgo, África do Sul Revisão da Estrutura MER/MAR do CSTL.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE.
Reunião de Partilha CSTL /RHIVA 2014 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 PROGRAMA DE NUTRIÇÃO ESCOLAR DA ÁFRICA DO SUL Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Programa (SRHR) de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Encontro de Partilha CSTL 2014 Programa Escola Mais Southern Sun O.R. Tambo - Johannesburg, África do Sul Novembro 2014 Kelvyn Ng Wong Hing Director.
Currículo LSE na Suazilândia (com componentes sobre SRHR/HIV/Saúde e Orientação Profissional) Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul
Encontro de Partilha CSTL 2014 Southern Sun O.R. Tambo - Johannesburg, África do Sul Novembro 2014 [Ntenje Katota] [Zâmbia]
Reunião de Partilha do CSTL da SADC 20 de Novembro de 2014 Southern Sun Hotel, Joanesburgo África do Sul Revisão da Estrutura MER do CSTL.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Encontro de Partilha CSTL 2014 Mobilização Comunitária no Projecto ZEP Southern Sun O.R. Tambo - Johannesburg, África do Sul Novembro 2014 Medavy.
Transcrição da apresentação:

Reunião de Partilha do CSTL 2014 Implementação de Água, Saneamento e Higiene (SWASH) nas Escolas do Continente da Tanzânia Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014 DR. LAETITIA SAYI e MS. CEPHULEN MANYILIZU

Conteúdo da Apresentação  Uma descrição do programa ou política  Realizações  Desafios  Oportunidades/Questões Emergentes  Lições Importantes Aprendidas

Uma descrição do programa ou política Ministério da Educação e da Formação Profissional, em colaboração com três ministérios principais, a saber:  Gabinete do Ministro - Administração Regional e Administração Local; Ministério da Água; Ministério da Saúde e Bem-Estar Social, juntamente com os parceiros de desenvolvimento, ONG, organizações da sociedade civil e Universidades que desenvolveram as directrizes SWASH a fim de garantir que a educação de higiene nas escolas satisfaz os requisitos mínimos.  As directrizes SWASH centram-se especificamente na Água, Saneamento e Higiene (WASH) nas escolas primárias e pré-primárias.  Estabelecem requisitos mínimos para SWASH que são relevantes para vários tipos de escolas em diferentes contextos da Tanzânia.  São desenhadas para uso em ambientes escolares diferentes onde opções simples, acessíveis e replicáveis podem ser promovidas para contribuir, de forma significante, para melhorar as condições relacionadas com a Água, Saneamento e Higiene nas escolas primárias.

Realizações Há muitas realizações alcançadas pelo programa SWASH na Tanzânia:  MOEVT, em colaboração com parceiros, desenvolveu o Plano Estratégico Nacional de Saneamento de Águas nas Escola e Higiene (SWASH) para  MOEVT desenvolveu directrizes Nacionais SWASH para implementar o projecto.  Foi assinado um Memorando de Entendimento por quatro ministérios, nomeadamente MOEVT, MdSBES, MOW e PMORALG para implementarem, de forma colaborativa, a Campanha Nacional de Saneamento. A NSC visa melhorar a qualidade de água limpa e segura e a construção/reabilitação dos lavatórios e latrinas.

Realizações (cont.) Progresso na implementação de SWASH a 30 de Junho de 2014, entre os 44 LGA e alvo de 88 escolas. ITEMNº de escolas 2012/13 Nº de escolas em 2013/14 Total Nº de Escolas com latrinas completas Nº de Escolas com lavatórios Nº de Escolas com clube de saneamento Nº de Escolas completas ( outras fontes ) Nº de Escolas em progresso de outras fontes-37

 Desenvolvido um Manual de Instruções SWASH para as escolas pré-primárias e primárias (estes manuais estão em Kiswahili que é a língua de comunicação nas escolas primárias).  Formados 203 coordenadores e supervisores para o SWASH nas Regiões e LGA.  Formadas 50 equipas de Saneamento de Águas Regional sobre a utilização das directrizes do SWASH. A equipa inclui REO e RHO.

Desafios  Foi envolvido na campanha o fundo cultural das comunidades dos municípios que fazem parte do SWASH em relação à importância dos lavabos. É necessário um esforço extra para aumentar a sensibilização a fim de alcançar apoio na realização das actividades SWASH de modo colaborativo e edificar também uma cultura de uso e manutenção das instalações.  Fundos inadequados para enfrentar os desafios do SWASH nas escolas primárias e alguns municípios não têm orçamentos para o programa SWASH.  A colaboração entre os departamentos de Água, Educação e Saúde é inadequada.

Oportunidades/Questões Emergentes  Existe um mecanismo de diálogo do Conselho para o nível Nacional.  Apoio das Autoridades Regionais para a implementação da Campanha Nacional de Saneamento.  Realização da competição SWASH nas Escolas todos os anos.  Como compromisso político para apoiar o exemplo do SWASH, a NSC foi lançada pelo Primeiro-Ministro o Ilustre Mizengo Kayanza Pinda.  Realização de reuniões de partilha de experiências com LGA na implementação das actividades do SWASH.

Lições Importantes Aprendidas  O envolvimento da comunidade/pais leva à sustentabilidade do programa.  Os alunos, quando fornecidos com as informações correctas, tornam-se agentes de mudança, são rápidos a aprender e a agir quando devidamente apoiados, e criam uma pressão enorme sobre a comunidade.  A abordagem liderada pelas escolas de Saneamento Total (SLTS) estimula as comunidades para participarem na mobilização de recursos para a construção de instalações de lavagem e saneamento nas escolas. O SLTS é edificado nos três pilares seguintes: Medo, Desgosto e Vergonha  O trabalho de equipa e o compromisso político melhoram a prática.

 O saneamento melhorado da escola e a higiene contribuem para um ambiente de aprendizagem positivo, educação de qualidade e saúde para crianças das escolas.  Reduz o absenteísmo e as desistências.  O sucesso do programa WASH nas escolas garante que todos os alunos pratiquem comportamentos de higiene e de saneamento adequados.

Comentários e Perguntas para o Plenário e Outros Membros do Painel.

Conclusão