INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Arquitetura Funcional de SADs
Sistema de Informação Gerencial
Sistema de Informações Gerenciais
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
Contabilidade Sistemas de Informação
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Problemas e Gestão Karl R. Popper
Sistemas de Apoio à Decisão
Dado X Informação Dado é um elemento que mantém a sua forma bruta (texto, imagens, sons, vídeos, etc.), ou seja, ele sozinho não levará a compreender.
Sistemas de Informação - Objetivos
Conjunto de ferramentas e técnicas que objetivam dar suporte à
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Unidade 3 – Estrutura dos SAD: Componentes e Arquitetura – Slide 1
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Gildo de Almeida Leonel
Tecnologia da Informação
FTAD Formação Técnica em Administração
Alexis Adriano da Silva Vitek Consultoria Ltda.
4 - Planejamento e Organização da manutenção
Gerenciamento de Dados
Tecnologia da informação
Gerenciamento da Integração
SAD – 1. Introdução - Histórico
Business Intelligence:
Implantação de sistemas de gestão A gestão de escritórios vem passando por transformações significativas nos últimos anos. Modelos desenvolvidos para.
A importância do Planejamento Estratégico
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Redes Bayesianas - Aplicação em Risco Operacional
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informação
Introdução a Banco de Dados Aula 04
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Sistemas de Informação
Planejamento Estratégico
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
CONTABILIDADE GERENCIAL
Como Melhorar a Tomada de Decisão
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO - SAD
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Classificação dos Sistemas de Informação
Capítulo 9: SAD orientado a Modelo
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
GameF61: um jogo envolvendo a cadeia logística internacional
Capítulo 1 Sistemas de Banco de Dados
Abordagem Sociotécnica
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
B. I., DATAMINING e OLAP Henrique Liduario Joab Esequiel
Professora Michelle Luz
O Planejamento da Negociação
Sistema de Informações Gerenciais
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Sistemas de Apoio Gerencial Profa. Giovanna M. Grassini
Evolução Histórica Pré-História
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Planejamento estratégico
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 2. Tipos de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Conteúdo Programático desta aula  Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO Os SAD’s possuem diversas características, entre elas:  Trabalhar com dados de fontes distintas;  Flexibilidade de visualização de dados de saída;  Realizar vários tipos de análise, como por exemplo: Análise de Sensibilidade; Simulação e Análise para Tomada de Decisão.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO O SAD permite que o tomador de decisão possa:  Buscar informações em bancos de dados diferentes, mesmo que estejam em lugares distintos.  Acessar a outras fontes de dados pela Internet ou por uma Intranet da organização.  Obter informações específicas sobre o determinado problema para facilitar a análise de alternativas de solução.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO O SAD permite que o tomador de decisão possa:  Obter somente as informações que necessita, uma vez que a variedade de problemas e necessidades dos tomadores de decisão é muito ampla.  Planejar a decisão a ser tomada, pois é possível modificar hipoteticamente os dados e obter uma visão do que acontecerá se aquela decisão for tomada. “A análise de sensibilidade constitui o processo de introduzir mudanças hipotéticas nos dados do problema e observar o impacto nos resultados.” (Reynolds)

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO O SAD permite que o tomador de decisão possa:  Obter a probabilidade de algo acontecer através da simulação de cenários construídos a partir de decisões tomadas  Obter os resultados das possíveis soluções de problemas a partir da interação com o sistema, permitindo visualizar o alcance de uma determinada meta.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL COMPONENTES DOS SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO Os SAD’s são compostos pelos seguintes componentes: - Subsistema de gerenciamento de dados - Subsistema de gerenciamento de modelos - Subsistema de interface com o usuário Os SAD’s mais avançados possuem também, como componente, o Subsistema de Gerenciamento de Conhecimento

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL SUBSISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DADOS Possui função semelhante a qualquer outro sistema de gerenciamento de dados: coletar, organizar e armazenar uma série de informações numa base de dados bem estruturada e de fácil captura para utilização por parte dos usuários. Esta base de dados fornece informações em resposta às consultas dos usuários, dados para o processamento de modelos assim como armazena os resultados intermediários e finais das análises efetuadas, quando necessário.  O banco de dados SAD é uma coleção de dados atuais e históricos de uma variedade de fontes de origem.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL COMPONENTES DOS SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO - Subsistema de gerenciamento de dados Diretório de dados SGBD Facilidade de Consultas Extração de Dados Banco de Dados do SAD (Fonte : Adaptado de Turban e Aronson (1998). Decision Support Systems and Intelligent Systems. 5.ed. )

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL SUBSISTEMA DE GERENCIAMENTO MODELOS Modelos são instrumentos que transformam dados em informação e que podem apoiar a tomada de decisão. As funções deste subsistema são:  Manipular modelos para testes;  Armazenar e catalogar os modelos existentes;  Registrar a utilização destes modelos;  Relacionar os modelos com os dados necessários;  Manter a base de modelos (armazenar, atualizar e registrar).

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL SUBSISTEMA DE GERENCIAMENTO MODELOS A base de modelos contém uma série modelos rotineiros e especiais:  Modelos estatísticos;  Modelos financeiros;  Modelos de previsão;  Etc Estes modelos permitem que o SAD possua capacidades analíticas e estão divididos em categorias, de acordo com sua funcionalidade.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL CATEGORIAS DE MODELOS DO SAD Modelos operacionais Apoiam as atividades operacionais do dia a dia da empresa. Exemplo: empréstimos pessoais solicitados a instituições financeiras, programação da produção, controle de estoque. Fazem previsões em um período provisional de dias, no máximo, meses. Modelos táticos Apoiam gestores de nível médio no processo de distribuição e controle dos recursos da organização. Estes modelos recorrem apenas a dados internos e fazem previsões num horizonte temporal que não ultrapassa os 2 anos.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL CATEGORIAS DE MODELOS DO SAD Modelos estratégicos Apoiam gestores de alto escalão na elaboração de planos estratégicos, estudos de impacto ambiental, etc. Modelos analíticos São usados para fazer análises sobre os dados contidos na base de dados da SAD. São compostos por modelos estatísticos, modelos de gestão científica, algoritmos de mineração de dados e modelos financeiros. Podem estar associados a outros modelos que fazem parte dos modelos estratégicos.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL VANTAGENS DO USO DE MODELOS  Modelos podem ser construídos à baixo custo para se determinar o impacto de diversas decisões;  Modelagem costuma ser mais rápida que a experimentação com sistemas reais;  Apresenta menos riscos e mostra como a decisão pode impactar todo o sistema;  Excelente experiência de aprendizagem, à medida que, ao realizar experiências com modelos, podemos conhecer os efeitos de imediato;  Previsão de consequências futuras.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL DESVANTAGENS DO USO DE MODELOS  Um modelo requer a simplificação de algumas suposições. Se as hipótese se desviam muito da realidade, os resultados podem ser bastante suspeitos.  Com a diversidade de modelos disponíveis, os tomadores de decisão podem gastar muito tempo para decidir qual modelo usar.  Modelos não preveem sistemas reais com exatidão.  Alguns modelos exigem alto grau de sofisticação matemática tornando-os extremamente complexos de se construir e os resultados muito difíceis de se interpretar

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL SUBSISTEMA DE INTERFACE COM OS USUÁRIOS O termo “interface com o usuário” abrange todos os aspectos de comunicação entre o SAD e o tomador de decisão. Alguns especialista afirmam que este componente é o mais importante do SAD, uma vez que grande parte do poder, flexibilidade e facilidade de navegação do SAD é derivada deste componente. Se o decisor sentir dificuldade no uso do sistema ele pode simplesmente não utilizá-lo, uma vez que não está interessado em conhecer com profundidade os softwares utilizados e os algoritmos empregados pelos modelos. O que importa para ele é saber como utilizar o sistema para realizar suas atividades

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL SUBSISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONHECIMENTO Muitos problemas não estruturados e semiestruturados exigem alto grau de sofisticação para suas soluções devido à sua complexidade. Esta sofisticação pode ser fornecida por um sistema que se baseia em conhecimento. O componente de conhecimento consiste em um ou mais sistemas especialistas / inteligentes ou, então, de uma Base de Conhecimento. À medida que mais problemas são resolvidos, mais conhecimento é acumulado na Base de Conhecimento Organizacional.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 6 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL O SAD E O SEU AMBIENTE Dados externos e internos Banco de Dados do SAD Base de Conhecimento Gerenciamento de dados Modelos Gestão de conhecimento Interface com usuário Outros sistemas problema solução Melhores práticas Funções do Excel Modelos Padrão lineares (programação) Modelos Customizados Internet Usuário é considerado como um dos componentes do SAD (Fonte: Turban et all, Tecnologia da Informação para Gestão)