COINF – ANO 2010 A EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO-JUVENIL NO CONTEXTO DO MOVIMENTO ESPÍRITA 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
METODOLOGIA NA PRÁTICA.  Apresentamos uma seq ü ência l ó gica de a ç ão, não como modelo para uma aula, mas como um projeto de a ç ão pedag ó gica:
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Lançamento em Curitiba do Livro JESUS E VIDA Nesta bela e inspirada obra da lavra da Veneranda Joanna de Ângelis, através da psicografia de Divaldo Franco,
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PERMANENTES, VISITANTES E COLABORADORES E ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES COLABORADORES Integrantes: Raimundo Pereira.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Helder Silva – Monitor CID Jairse Freire – Coordenadora Nélson Lima- Dinamizador Comunitário Graciete Borges- Voluntária Débora Semedo- Técnica Otília.
UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
Equipe de Coordenação FDJ Plano de trabalho para 2016.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
Sejam Bem vindos!!! Reuniões de Pais. 14/04/09.. Questionário de Satisfação APAE 2009.
QUINTA AVENIDA DE SERVIÇOS – NOVAS GERAÇOES. GDI 2013/ 2014 SADER.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
COORDENADORES: Rosangela Clarice Fritsch – Pedagoga André Luis de Souza – Engenheiro Mecânico.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementações Parte 4 - Gestão Ministerial-
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
ESCOLA DIOCESANA BÍBLICO- CATEQUÉTICA ÁGUA VIVA DIOCESE DE CAMPO MOURÃO ANIMAÇÃO BÍBLICA-CATEQUÉTICA “ Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha.
Ministério de Formação Dercides Pires da Silva
PLANO PLURIANUAL 1 (PPA ) Relator: Deputado Federal ZECA DIRCEU (PT/PR)
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
ELEIÇÕES 2012 Obrigações Partidárias. Formatar Alianças Compor Coligação Discutir Programa de Governo Tarefas políticas da direção partidária.
MÍDIA KIT Blog Moda e Moldes.
COINF Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Programas Federais para a Educação Especial Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais; Programa Escola Acessível; Programa BPC Na Escola;
O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL. “O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
LIÇÃO 12 – COSMOVISÃO MISSIONÁRIA Prof. Lucas Neto.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
CURSO DE DINÂMICA PARA LÍDERES FICHA DE INSCRIÇÃO – Favor preencher com letra legível Nome: ________________________________________________________Data.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Apresentação do SEMINÁRIO DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Comissão Permanente de Capacitação Proposta de Trabalho
Transcrição da apresentação:

COINF – ANO 2010 A EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO-JUVENIL NO CONTEXTO DO MOVIMENTO ESPÍRITA 1

ÁREA DA INFÂNCIA NO PARÁ 1º CURSO DE EVANGELIZAÇÃO A União Espírita Paraense realizou o 1º Curso Intensivo de Preparação de Evangelizadores da Infância, no período de 01 a 11 de novembro de 1962, com três horas de aula por dia, com cerca de 60 participantes, sob a direção da professora Cecília Rocha, vinda especialmente de Porto Alegre/RS, com essa finalidade, acompanhada da professora Solange Maria Moacyr, de Salvador/BA. Foi o despertamento dos espíritas paraenses para o trabalho de evangelização da criança, de acordo com os postulados da Doutrina Espírita. (História do Espiritismo no Pará – 100 anos de UEP). 2

Cecília Rocha (RS) e Solange Maria Moacyr (BA), quando da realização do primeiro curso intensivo de preparação de evangelizadores da infância. 3

2º CURSO DE EVANGELIZAÇÃO Depois desse, em outra oportunidade, a professora Cecília Rocha realizou o 2º Curso Intensivo de Preparação de Evangelizadores da Infância. Daí em diante, essa espécie de curso continuou sendo ministrado, porém, por elementos locais. 4

PRIMEIROS DIRIGENTES 5 Em 1965 foram criados vários setores, dentre eles o Infanto-Juvenil, cujos primeiros dirigentes foram Mário da Costa Barbosa, Salomão Jacob Benchaya e Josino Alves dos Santos. Posteriormente os Setores se transformaram em Comissão de Apoio, desdobrando-se o Setor Infanto-Juvenil em COAP de Infância e COAP de Juventude. (História do Espiritismo no Pará – 100 anos de UEP).

LANÇAMENTO DA CAMPANHA - CFN/FEB - Em outubro de 1977 o Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira, aprovou o lançamento da Campanha de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, com duração até junho de “Caberá à Federação Espírita Brasileira (âmbito nacional), às Federativas (âmbito estadual) e às Instituições Espíritas (âmbito local) a responsabilidade da tarefa, obedecendo a um plano criterioso, no esforço conjunto para a consecução dos objetivos”. “Motivar o meio espírita para uma ampla conscientização quanto à necessidade da Evangelização Infanto-Juvenil.” 6

7 A Federação Espírita Brasileira colocou à disposição das Federativas Estaduais, dos Centros Espíritas e demais interessados, a título de colaboração e sugestão, o Currículo para Escolas de Evangelização Espírita Infanto-juvenil e coleções de planos de aulas de Evangelização para todas as faixas etárias. E A CAMPANHA SE TORNOU PERMANENTE COM O SLOGAN: “Evangelize: Coopere com Jesus”. LANÇAMENTO DA CAMPANHA - CFN/FEB -

COINF – COORDENADORIA DE INFÂNCIA E A CONTINUAÇÃO Com o crescimento do MOVESP, houve necessidade de reformulação do Estatuto da UEP, o que ocorreu em 1988, mudando-se os nomes de COAP para Coordenadorias: COINF – Coordenadoria de Infância; COJUV – Coordenadoria de Juventude e assim para as outras áreas. Essa nova organização passou a realizar cursos básicos de Preparação de Evangelizadores, cursos de Aperfeiçoamento, Oficinas Pedagógicas, Encontros de Dirigentes e Coordenadores de Evangelização da Infância, espraiando-se a sua importância nas Casas Espíritas do Estado. 8

COINF – Atuais Componentes: Fernancy Ribeiro, Nazaré Neves, Mariúcia Lacerda e Eunice Nascimento

10 Hoje a UEP trabalha para integrar o público que constitui a Infância, Juventude e Adultos. Até 2007 o EIMEP aconteceu com a participação exclusiva dos jovens, sob a responsabilidade da DIREX, através da Coordenadoria de Juventude – COJUV. Em 2008 foi comemorado o XXX EIMEP, com a presença de jovens e dos adultos, então ENDEP - Encontro de Dirigentes Espíritas do Pará. EIMEP - ENCONTRO INTENSIVO DE MOCIDADE ESPÍRITA DO PARÁ

11 EIMEP - ENCONTRO INTENSIVO DO MOVIMENTO ESPÍRITA PARAENSE Consulta realizada aos participantes sobre o assunto resultou em ampla aceitabilidade e o nome dado ao novo formato, por meio de votação, foi pela permanência da sigla EIMEP, com novo significado: Encontro Intensivo do Movimento Espírita Paraense. Em 2009 realizou-se o XXXI EIMEP, com a participação do público jovem e adulto. Em 2010 o XXXII EIMEP incluiu a faixa do último ciclo de Infância, de 11 e 12 anos, uma surpreendente experiência exitosa.

12 Neste mês, iniciamos o Projeto de Unificação das três áreas, contemplando neste primeiro módulo a área da Infância, o qual contempla, também, o trabalhador que atua na área de Juventude e do ESDE. PROJETO DE UNIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE INFÂNCIA, JUVENTUDE E ESDE

13 Buscando alcançar e atender nossos companheiros do interior do Estado, com distâncias continentais que é sua característica, estamos lançando mão da tecnologia da internet, experiência esta que requer esforços para que até o final do ano, todo os eventos possam ser transmitido pelo mesmo meio aos companheiros do interior e de fora do Estado. APRESENTAÇÃO PELA INTERNET PARA PÚBLICO EXTERNO À GRANDE BELÉM

EXTRATOS DE MENSAGEM DE BEZERRA DE MENEZES “Nestes anos de transição que nos separam do novo milênio terrestre, é imprescindível abracemos, com empenho e afinco, a tarefa de evangelização junto às almas infanto-juvenis, tão carentes de amor e sabedoria, porém, receptivas e propícias aos novos ensinamentos”. “Legiões de obreiros espirituais insinuam e sugerem, orientam e estimulam, convocam e encorajam, dirigem e comandam, participam e servem, diretamente, no seio das comunidades espíritas, junto aos serviços de evangelização, notadamente de crianças e jovens”. 14

EXTRATOS DE MENSAGEM DE BEZERRA DE MENEZES “Os pais Espíritas jamais deverão descuidar-se de aproximar os filhos dos serviços da evangelização, em cujas abençoadas atividades se propiciará a formação espiritual da criança e do jovem do porvir”. “A expansão em número e qualidade está assentada na participação da criança e do jovem, naturais continuadores da causa e do ideal”. 15

EXTRATOS DE MENSAGEM DE BEZERRA DE MENEZES  Preparando-os convenientemente para o futuro;  Aformoseando-lhes o caráter;  Iluminando-lhes os corações;  Forjando-lhes uma nova mentalidade cristã;  Será o mesmo que fornecer-lhes recursos de crescimento para a responsabilidade e o dever, na conquista de si mesmos”. 16

17 PERMANECEMOS EM CAMPANHA! Há 33 Anos! “EVANGELIZE: COOPERE COM JESUS”.