Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Programa BPC na Escola Belo Horizonte/MG, 22 a 26 de setembro de 2014. Ministério.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
PROGRAMA BPC NA ESCOLA VIDEOCONFERÊNCIAS
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
Proteção Social Básica
Escola Municipal Professoras:
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Instituto Federal Farroupilha PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO.
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
TransFormação: Habilidades para Produtividade
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE PRONATEC – AULA INAUGURAL.
Conferência Municipal de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Os Programas de Provimento:
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Capacitação para Aplicação do Questionário do
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
AEE, PPP e acessibilidade na escola
Objetivos Específicos:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
BENEFÍCIOS E PROGRAMAS SOCIAIS PALESTRANTE: Francisca Paula de Araújo
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – BPC/LOAS
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO / BRASIL SEM MISÉRIA
Centro de Referência de Assistência Social
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
CRAS nas PECs.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
BOLSA-FORMAÇÃO E SISUTEC NA REDE FEDERAL Nilva Schroeder Maceio / AL, agosto 2013.
Pronatec Novas oportunidades de acesso ao ensino técnico e profissional. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Marco.
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos do Programa BPC na Escola Painel sobre o Programa BPC na Escola Belo Horizonte/MG,
Pronatec Ações de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Educação Profissional MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Sistema BPC na Escola Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome –
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Questionário Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
Videoconferências PROGRAMA BPC NA ESCOLA Brasília, 11 de março a 20 de maio de Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério.
Transcrição da apresentação:

Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Programa BPC na Escola Belo Horizonte/MG, 22 a 26 de setembro de Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

Renda mensal básica no valor de 1 Salário Mínimo; Destinado às pessoas idosas (a partir de 65 anos) e às pessoas com deficiência; Que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

PESSOA COM DEFICIÊNCIA Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR  “Aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual, ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

 É um Programa do Governo Federal;  Instituído pela Portaria Interministerial nº 18, de 24 de abril de 2007;  Envolvendo ações articuladas entre: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR MDS MS SDH MEC PROGRAMA BPC NA ESCOLA

 Promover a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência até 18 anos, beneficiárias do BPC;  Garantir o acesso e permanência na escola;  Acompanhar os estudantes por meio da articulação intersetorial e da gestão compartilhada nas três esferas de governo, entre as políticas: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR ASSISTÊNCIA SOCIAL SAÚDE DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO OBJETIVOS DO PROGRAMA

EIXOS DE ATUAÇÃO Identificar os beneficiários que estão na escola e fora; Identificar as principais barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola, por meio de visitas domiciliares; Promover a formação de grupos gestores estaduais e municipais visando a articulação intersetorial das políticas públicas sociais; Realizar o acompanhamento sistemático das ações desenvolvidas pelos entes federados. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

SITUAÇÃO ESCOLAR DO PÚBLICO DO PROGRAMA Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

ADESÃO PARA TODOS OS MUNICÍPIOS Estado de MINAS GERAIS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR ADESÃO 614 SEM ADESÃO 239 META 100% 853 Fonte: Sistema BPC na Escola, acesso realizado em 16/09/2014, às 11h.

GRUPO GESTOR LOCAL  Formado por, 04 até 06, representantes das políticas de assistência social, educação, saúde e direitos humanos e os dados registrados no aplicativo ( O Coordenador do Grupo Gestor gestor da política de Assistência Social ou de Educação Especial/Inclusiva; O Coordenador da Equipe Técnica para aplicação do Questionário assistente social (preferencialmente). Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

EQUIPE TÉCNICA Formada técnicos da assistência social, educação e saúde; Capacitada aplicação do Questionário. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

QUESTIONÁRIO Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Impressão Personalizada Visita Domiciliar Inserção no Aplicativo

SITUAÇÃO ATUAL – QUESTIONÁRIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR 2012: : /09/14: META 2014: Estado de MINAS GERAIS Fonte: Sistema BPC na Escola, acesso realizado em 16/09/2014, às 11h.

AÇÕES INTERMINISTERIAIS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

ASSISTÊNCIA SOCIAL MDS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

REPASSE DE RECURSOS FINANCEIROS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Aplica e registra o Questionário no Sistema. MUNICÍPIO Repassa R$ 40,00 por Questionário. FNAS/MDS Recebe o recurso; Gestor da Assistência Social consulta o SUASWEB. FMAS PORTARIA MDS Nº 160/2012

AONDE ACOMPANHAR O REPASSE DE RECURSOS? Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Acesse o SUASWEB MENU RELATÓRIOS FINANCEIRO CONSULTAR PARCELAS PAGAS

COMO UTILIZAR OS RECURSOS? Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR INSTRUÇÃO OPERACIONAL MDS Nº 01/2012 Capacitação da Equipe Técnica que vai a campo para aplicar o Questionário; Contratação, por tempo determinado, de entrevistadores para atividade de aplicação dos questionários; Na eventualidade de contratação, o entrevistador não poderá ter vínculo com a administração pública.

O QUE NÃO PODE SER FEITO? Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR INSTRUÇÃO OPERACIONAL MDS Nº 01/2012 Aquisição de equipamentos e material permanente; INSTRUÇÃO OPERACIONAL MDS Nº 01/2012 Pagamento de salários ou complementação a funcionários públicos; INSTRUÇÃO OPERACIONAL MDS Nº 01/2012 Rescisão de contrato de trabalho.

EDUCAÇÃO MEC Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

REPASSE DE RECURSOS FINANCEIROS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Planeja e cadastra no SIMEC. Subação: Seminário de Formação Intersetorial. ESTADO Emitem parecer. 2013: 10 aprovadas. 2014: análise prevista para 2º semestre. MEC/FNDE Recebeu: 2012: , : Aprovada MG PAR - Plano de Ações Articuladas Recurso anual

Programa BPC na Escola Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Identificar e eliminar as barreiras de acesso e participação na escola. Pareamento Nota Técnica nº 51/ 2013/ MEC. Meta: 378 mil matrículas.

Programa BPC na Escola Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

Programa Transporte Escolar Acessível Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Critério Municípios com maior nº de beneficiários fora da escola Meta ônibus para municípios MG Municípios:127Veículos: 184 Acesso: simec.mec.gov.br Relação completa dos municípios:

Programa Sala de Recursos Multifuncionais Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Critério Matrícula Espaços físico para o AEE Professor Meta novas salas kits de atualização MG Kits de atualização: 2012: total Estadual Municipal : total Estadual Municipal MG Kits novos: 2011: total -962 Estadual Municipal : total Estadual Municipal Acesso:

Programa Escola Acessível Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Critério Escolas com SRM e com matrícula de estudantes com deficiência. Meta mil escolas MG 2013: 431 escolas Acesso: simec.mec.gov.br Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas/ ABNT NBR 9050/ 2004

Programa Educação Bilíngue Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Metas 27 cursos de Letras/Libras UFSC, UFES, UFU, UFGD, UFG, UFC, UFPE, UFCG, UFRB, UFRN, UFRA, UFRS, UFPR, UFSCar, UFRJ, UFMT, UFS, UFAL, UFPI, UFMA, UFT, UFAM, UNIR, UNIFAP, UFRR, UFAC, e UNB. Metas 12 cursos de Pedagogia/ INES (10 polos com 30 vagas/cada) UEPA/UFAM/UFBA/UFC/UF PE/ UNICAMP/ UFRGS/UFPR/IFET- GO/UFGD + 60 vagas para o INES/RJ MG Previsto Curso Letras-Libras Bacharelado Presencial 2º semestre

Programa Incluir Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Objetivo Implementar Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais. Meta 100 % das universidades. Eixos Infraestrutura Acessibilidade ao currículo Acessibilidade nos projetos de extensão Pesquisa MG UFMG R$ ,70 Acesso: simec.mec.gov.br

Programa Renaform Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Objetivo Apoiar as ações de formação continuada de profissionais do magistério da educação básica. Instituições Instituições de Educação Superior (IES); Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). Mais informações: Portaria MEC nº 1.328, de 23 de setembro de 2011 (Atenção: esta Portaria revoga a Portaria MEC nº 1.129/2009).

Vídeoaulas / Hotsite Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Vídeoaulas: - 6 vídeos com 2 blocos cada; - TV escola, MEC e MDS; - Sites: MEC, MDS, MS e SDH; - Youtube: BPC com Libras. Hotsite: - Sistema de relatórios parametrizados; - Consulta pública; - Novo layout acessível; - Diversos materiais e links.

SAÚDE MS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

Portas de Entrada: Acolhimento universal Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência: EDUCAÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL: CRAS,CREAS E CENTRO DIA, RESIDENCIA INCLUSIVA ASSISTÊNCIA SOCIAL: CRAS,CREAS E CENTRO DIA, RESIDENCIA INCLUSIVA PROGRAMA BPC NA ESCOLA Ações Intersetoriais: Melhoria concreta das condições de vida ATENÇÃO BÁSICA ATENÇÃO ODONTOLÓGICA ATENÇÃO BÁSICA ATENÇÃO ODONTOLÓGICA REDE DE URGÊNCIA - UPA, SAMU, PRONTO SOCORRO REDE DE URGÊNCIA - UPA, SAMU, PRONTO SOCORRO OUTROS EQUIPAMENTOS SOCIAIS – ESCOLAS, CRAS, CREAS E CENTRO DIA CER E OUTROS SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO DO SUS CER E OUTROS SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO DO SUS HOSPITAL GERAL E ESPECIALIZADO TECNOLOGIA ASSISTIVA TRANSPORTE Residência Escola Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Saúde no BPC na Escola Identificar barreiras de acesso à escola decorrentes de condições de saúde, a partir dos dados fornecidos pelo programa BPC na escola, e realizar ações intersetoriais e de atenção à saúde por meio de uma Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. ESPORTE E LAZER

DIREITOS HUMANOS SDH Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

VIVER SEM LIMITE Ao lançar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, por meio do Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011, o Governo Federal ressalta o compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com deficiência, ratificada em nosso país com equivalência de emenda constitucional. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

Atualmente, 45,6 milhões de pessoas declaram possuir algum tipo de deficiência (IBGE, 2010) A proposta do Viver sem Limite é que a convenção aconteça na vida das pessoas, por meio da articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade. Elaborado com a participação de 17 ministérios e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE, que trouxe contribuições da sociedade civil, o plano envolve todos os entes federados e prevê um investimento de R$7,6 bilhões até Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR

Funcionamento Operacional 9 etapas: 1- Habilitação e adesão das prefeituras; 2- Negociação dos cursos; 3- Mobilização dos beneficiários; 4- Pré - matrícula; 5- Matrícula; 6- Aula Inaugural; 7- Acompanhamento dos beneficiários; 8- Articulação das políticas públicas de trabalho e emprego; 9- Atividade de formatura.

Pronatec – Viver sem Limite Meta prioritária para 2014!!! Expandir as matrículas das pessoas com deficiência nos cursos do PRONATEC e democratizar a educação profissional e tecnológica no País.

Objetivos PRONATEC o Fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica; o Ampliar e diversificar a oferta de educação profissional e tecnológica gratuita no país; o Integrar programas, projetos e ações de formação profissional e tecnológica; e o Democratizar as formas de acesso à educação profissional e tecnológica para públicos diversos. EIXO: Acesso a Educação – Pronatec – Viver sem Limite

Modelo de Funcionamento MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SETEC : Coordena e avalia a oferta de cursos. FNDE: Repassa os recursos financeiros e coordena o processo de prestação de contas. OFERTANTES OFERTANTES: Ofertam os cursos a partir da pactuação de vagas com os demandantes. DEMANDANTES DEMANDANTES : Identificam as demandas, mobilizam os potenciais beneficiários, realizam o processo de seleção e de pré-matrícula. Supervisores de demanda

Entidades Participantes Demandantes Secretarias Estaduais e Distrital de Educação Ministérios Ofertantes Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Redes Estaduais de Educação; Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S) SENAI, SENAC, SENAR, SENAT; Rede privada de ensino superior que ofereça cursos técnicos, na forma da lei; Rede privada de Ensino Técnico devidamente autorizada pelos Conselhos Estaduais de Educação; 1.MC 2.MD 3.MDA 4.MDIC 5.MDS 6.MINC 7.MI 8.MJ 9.MPA 10.MPS 11.MTE 12.MTUR 13.SDH/PR 14.SNJ/PR 15.SEPPIR/PR

Bolsa-Formação

PÚBLICO PRIORITÁRIO Estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da EJA; Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, extrativistas e pescadores; Beneficiários dos programas federais de transferência de renda; Pessoas com deficiência (art.24/2006. Convenção da ONU); Beneficiários do seguro-desemprego; Povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; Públicos prioritários dos programas do governo federal que se associem à Bolsa-Formação.

BOLSA-FORMAÇÃO – CURSOS Subsequente ao ensino médio Concomitante ao ensino médio Articulado à educação de jovens e adultos Articulado à aprendizagem profissional Cursos TÉCNICOS subsequente e concomitante (mínimo 800 horas) Articulado à EJA (2.400 horas) Atende a escolaridades diversas Articulado à aprendizagem profissional Articulado à educação de jovens e adultos Cursos FIC No mínimo 160 horas Aprendizagem (400 ou 480 horas) Articulado à EJA (no mínimo 200 horas)

Bolsa-Formação - TURMAS  EXCLUSIVA - turma que atenderá à modalidade de demanda exclusiva. Será visualizada somente pela unidade demandante que articulou a oferta dessa turma. Ex: turma que atenderá adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, em Unidade Socioeducativa;  PREFERENCIAL – criada para atender determinada unidade demandante, previamente acordada entre demandante e ofertante. A visualização será restrita à unidade demandante para a qual foi criada, pelo período de dois dias para realização de pré-matrícula. Após esse período, a turma torna-se compartilhada e ficará visível para os demais demandantes.  COMPARTILHADA - a turma é visualizada por todas as unidades demandantes que pactuaram vagas para aquele curso, no mesmo município da unidade ofertante, e pelas unidades demandantes das modalidades prioritárias.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS/SDH SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA/SNPD PRONATEC VIVER SEM LIMITE

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR Telefones: (61) / Telefones: (61) / Telefones: (61) / Telefones: (61) MS MEC SDH MDS ENTRE EM CONTATO: