I ENCONTRO DE FORLECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES E II ENCONTRO ESTADUAL DE REVITALIZAÇÃO DAS ENTIDADES DEMOCRÁTICAS OFICINA: ARTICULAÇÃO Swamy Soares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
São Tomé e Príncipe, 03 e 06 de dezembro de 2012
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Xique-Xique – BA, 05 e 06 de maio de 2007 RELATÓRIO OFICINA INTERDISCIPLINAR A CASA & A RUA – A família e a Escola no Município de Xique Xique – BA. Universidade.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
PROJETO AS ESCOLAS AJUDANDO A CUIDAR DE PALMEIRA DAS MISSÕES "EDUCAÇÃO CHICO MENDES"
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
PLANEJAMENTO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Governo do Estado de Alagoas
Minuta de resolução para CIB
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
Plano de Reordenamento e seus desafios. DATAS IMPORTANTES 2006: Publicação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária – referência política,
Objetivo “Construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação.
Governo do Estado de Alagoas
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Encontro Estadual de Formação
Fórum Nacional de Educação
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
AVALIAR e PLANEJAR.
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
Comissão de EJA de Alagoas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AP01 – Apresentação do PNE e PME
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Atuação dos agentes de Controle Social
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
MURAL EMPIRICO x MURAL CIENTÍFICO.
( DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DAS UNIDADES ESCOLARES)
ENCONTRO DE COORDENADORES CE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR DATA: 28/12/2015 OBJETIVOS: APRESENTAR A EQUIPE DE GESTORES ELEITA DESCONSTRUIR PRÉ-CONCEITOS APRESENTAR.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
I Fórum do Plano Decenal Municipal de Educação de Brumadinho GESTÃO DEMOCRÁTICA.
Principios da Organização conforme a LDB/1996
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares E Projeto Estadual de Revitalização das Entidades Democráticas: Tecendo a gestão democrática.
Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares E Projeto Estadual de Revitalização das Entidades Democráticas: Estratégias para a efetivação.
Trabalho de Grupo: Debate e elaboração da Pauta de Compromissos do Encontro ACOMPANHAMENTO José Roberto Jr Ana Merabe de Souza.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
FEVEREIRO/2012 ENCONTRO COM MOVIMENTOS SOCIAIS. HISTORICO O Fórum das Instituições de Acolhimento Institucional de Belo Horizonte (Fórum de Abrigos) tem.
Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Associação de Pais e Professores
Escola estadual Vicente de fontes.
Transcrição da apresentação:

I ENCONTRO DE FORLECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES E II ENCONTRO ESTADUAL DE REVITALIZAÇÃO DAS ENTIDADES DEMOCRÁTICAS OFICINA: ARTICULAÇÃO Swamy Soares Judite Mattos

ESTRUTURA DA OFICINA 1. Apresentação – Sobre o grupo articulador 2. Divisão em grupos (trabalho com o instrumental) 3. Apresentação dos grupos 4. Socialização final

1. GRUPO ARTICULADOR “Semeando” idéias Bahia – Alagoas Mata de São João

1. GRUPO ARTICULADOR O que é o grupo articulador? O Grupo Articulador nasce com o objetivo de criar e movimentar o Conselho Escolar. Ele vai existir na medida em que existam pessoas dispostas a assumir a responsabilidade de criar o Conselho. Portanto, são as pessoas de carne, osso, coração que se encontram nas unidades de ensino e na comunidade local que constituirão o Grupo Articulador do Conselho Escolar (CADERNO 12) “O MEC adverte...”

1. GRUPO ARTICULADOR O Grupo Articulador pode ser criado antes do Conselho Escolar? Como criar o Grupo Articulador no meu município do diretoria de ensino? Com quem posso contar? Quem são os atores? Quem está disposto? O Grupo Articulador precisa ser institucionalizado? Como desenvolver ações conjuntas com o Estado e outro municípios? O que é o Grupo Articulador de SC?

Ação (O que fazer?) Procedimento – Detalhamento para implementação da ação (como fazer?) ResponsáveisPeríodo- Data TEMÁTICA: AÇÕES DE ARTICULAÇÃO PRIMEIRO INSTRUMENTAL – Ações para a construção do GRUPO ARTICULADOR

TEMÁTICA: AÇÕES DE ARTICULAÇÃO SEGUNDO INSTRUMENTAL – Possíveis ações do GRUPO ARTICULADOR (planejamento referente às ações de articulação) Ação (O que fazer?) Procedimento – Detalhamento para implementação da ação (Como fazer?) ResponsáveisPeríodo- Data