TERCEIRO ANO C.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
África.
Advertisements

A descolonização da África
Apartheid: a legitimação da segregação racial
Descolonização da África e da Ásia
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
O papel transformador da esperança e do sonho
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
ÁFRICA DO SUL Da colonização ao apartheid.
Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Nelson Mandela.
bandeira da África do sul
NELSON MANDELA.
NELSON MANDELA.
África do Sul.
Nelson Mandela Heróis mundiais.
NELSON MANDELA
Nelson Mandela EBS da Povoação João Rocha nº9 Lucas Sousa nº10 8ºB
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Mandela A Historia do Mandela..
Luzia A vitória-régia ou victória-régia (Victoria amazonica) é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Trabalho elaborado por: - Ana Cecília nº1 Escola Básica e secundária do Porto Moniz Disciplina: E.M.R.C. Ano letivo 2012/2013.
Neocolonialismo.
Os Alicerces A Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948) anunciaram uma nova era de empenhamento internacional na promoção e na proteção dos direitos.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
África Aspectos Gerais e Conflitos Ensino Médio e Curso Prof. Eli Toledo.
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
África no Brasil Povos Africanos.
História do Brasil No tempo dos Coronéis
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA JENNIFER RYDER INÉS DE LIMA.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
História do Brasil – 5º ano
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Ditadura Militar ( ).
Farroupilha Roberto filho.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
Trabalho de História. Cartel Cartel é uma organização de comercialização em conjunto criado por empresas do mesmo ramo, que fixam o preço de venda e as.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
O OURO NO BRASIL.
Segunda Guerra Mundial
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
Trabalho de história nome:Leticia n°12 nome:Paulo n°15 nome:iasmim n° 07 nome:thais n°18 profª:joelma E.E. Braz sinigaglia.
A Revolução Francesa. No ano de 1789, uma revolução pôs fim à monarquia absoluta em França, dando lugar a uma nova ordem política, social e económica.
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
Rolihlahla Madiba Mandela Aos sete anos, Mandela tornou-se o primeiro membro da família a frequentar a escola, onde lhe foi dado o nome inglês "Nelson".
1930: REVOLUÇÕES E GOLPES Profª Karina Oliveira Bezerra.
Trabalho de Geografia-Apartheid
Nelson Mandela e o regime do Apartheid
Nelson Mandela.
Transcrição da apresentação:

TERCEIRO ANO C

O Apartheid Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos. Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948.

Durante o Regime No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem europeia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais. 

Entre as Leis do Apartheid podemos citar: - Proibição de casamentos entre brancos e negros - 1949. - Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-afriacanos (branco, negro ou mestiço) - 1950. - Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - 1950 - Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) - 1951 - Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) - 1953 - Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões - 1953

Nelson Mandela: líder sul-africano que lutou contra o apartheid Ainda estudante de Direito, Mandela começou sua luta contra o regime do apartheid. No ano de 1942, entrou efetivamente para a oposição, ingressando no Congresso Nacional Africano (movimento contra o apartheid). Em 1944, participou da fundação, junto com Oliver Tambo e Walter Sisulu, da Liga Jovem do CNA.

Nelson Mandela: líder sul-africano que lutou contra o apartheid Durante toda a década de 1950, Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid. Participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, em 1955, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista.

O Fim da luta pacífica Mandela sempre defendeu a luta pacífica contra o apartheid. Porém, sua opinião mudou em 21 de marco de 1960. Neste dia, policiais sul-africanos atiraram contra manifestante negros, matando 69 pessoas. Este dia, conhecido como “O Massacre de Sharpeville”, fez com que Mandela passasse a defender a luta armada contra o sistema.

A Trajetória de Mandela 1918 - 2013

1944 - Mandela se casa com Evelyn Mase com quem ficou até 1958

1958 - Ainda líder do partido negro CNA Nelson Mandela deixa sinagoga, que era usada como tribunal, em Pretória, na África do Sul 

1962 - Nelson Mandela visita Oliver Tambo e sua mulher, Adelaide em Londres, para explicar a decisão de adotar a luta armada

1990 - Mandela deixa a prisão caminhando, ao lado de Winnie Madikizela, sua mulher na época. Livre em 1990, aos 72 anos, ele havia passado os últimos 27 atrás das grades por se opor ao regime racista que dominava a África do Sul 

1993 - Nelson Mandela recebe Prêmio recebe o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o regime do apartheid

1994 - Eleito presidente da África do Sul naquele ano, Nelson Mandela e o ex-presidente de Klerk erguem os braços após inauguração de sindicato em Johannesburgo. Mandela venceu a primeira convocação de eleições democráticas multirraciais no país. A vitória pôs fim a três séculos e meio de dominação da minoria branca na África do Sul 

1999 - Nelson Mandela participa, ao lado de sua mulher, Graca Machel na abertura da última sessão do Parlamento antes de deixar o governo

2002 - Nelson Mandela encontra o então presidente brasileiro Fernando Henrique  no lançamento do Congresso Mundial de Parques, durante a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável 

2008 - Nelson Mandela participa de encontro com o então presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em Moçambique

2012 - Uma das últimas fotos registradas de Nelson Mandela mostra o ex-presidente da África do Sul descansando em sua residência, que fica na cidade de Qunu 

2013 - Em imagem obtida de vídeo de TV sul-africana o presidente da África do Sul, Jacob Zuma (esquerda), senta-se ao lado do ícone anti-apartheid Nelson Madela três semanas após ser liberado do hospital onde foi tratado de uma pneumonia. "Ele parece muito bem, está em boa forma

NELSON MANDELA O líder sul-africano Nelson Mandela foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias. Nascido em 18 de julho de 1918, na cidade de Transkei, Nelson Rolihlahla Mandela era filho único do casal Henry Mgadla Mandela e Noseki Fanny, que integrava uma antiga família de aristocratas da casa real de Thembu. Mesmo após ter suas posses e privilégios retirados pela ingerência da Coroa Britânica na região, a família viveu um período de tranqüilidade, até quando Henry Mgadla faleceu inesperadamente, em ano de 1927. Com essa reviravolta em sua vida familiar, a mãe de Mandela se viu obrigada a deixar seu unigênito sob os cuidados de um parente da família que tinha condições de zelar pela vida e a educação de Nelson Mandela.