CONSEGI 2010 – Software e Conhecimento Livre na Educação José Eduardo Bueno de Oliveira Diretor de Tecnologia da Informação Ministério da Educação Agosto/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
A Educação do Nosso Tempo
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
Programa Bolsa Família
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
MÓDULO X Como articular a gestão pedagógica
PLANO DE GESTÃO.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Ministério da Educação
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ministério da Educação
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Apresentação do Inep ABRUEM – 12/05/2011 Malvina Tuttman.
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
As avaliações e bases de dados do INEP
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
Avaliação de Resultados – 2013
Uma Escola do Tamanho do Brasil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.

Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Sistema Nacional de Formação
Escola Acessível – PDDE Estrutura
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
1° Encontro.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
SIOPE Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Ministério da Educação. A visão do MEC sobre o papel da liderança nos centros educativos Monica Gardelli Franco SEB- MEC.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Transcrição da apresentação:

CONSEGI 2010 – Software e Conhecimento Livre na Educação José Eduardo Bueno de Oliveira Diretor de Tecnologia da Informação Ministério da Educação Agosto/2010

Contexto do Ministério da Educação Ministério da Educação 6 Secretarias (2 Subsecretarias) 7 Entidades Vinculadas 58 Universidades Federais 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia 48 Hospitais Universitários Brasil 27 Secretarias Estaduais de Educação Secretarias Municipais de Educação Escolas Públicas Software e Conhecimento Livre na Educação

Contexto do Ministério da Educação Unidades Orçamentárias – Comparativo MEC x Poder Executivo 2010 MECDEMAIS ÓRGÃOS (26) 137 UOs148 UOs 48%52% Software e Conhecimento Livre na Educação

Contexto do Ministério da Educação Software e Conhecimento Livre na Educação

Contexto do Ministério da Educação - Orçamento Software e Conhecimento Livre na Educação

Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE Software e Conhecimento Livre na Educação

Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE Software e Conhecimento Livre na Educação

Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE Software e Conhecimento Livre na Educação

Mudança no Planejamento - Visão Sistêmica da Educação Mais de 40 iniciativas integradas Integração do Plano Estratégico do Ministério da Educação com o Planejamento de Tecnologia da Informação Redesenho de Processos Criação da Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI Criação do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação MEC – INEP – CAPES - FNDE Ações estratégicas Software e Conhecimento Livre na Educação

 MEC  E-PROINFO Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas - E-PROINFO Software e Conhecimento Livre na Educação

 Banda Larga nas Escolas  já implantadas;  6230 escolas atendidas - GSAC – Governo Eletrônico em Serviço de Atendimento ao Cidadão (Ministério Educação / Comunicação)  E-PROINFO  Áreas urbanas – escolas atendidas  Área rurais – escolas atendidas Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 E-PROINFO 1) O que é? O e-Proinfo é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem. Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 E-PROINFO 2) Integração com outros sistemas: Existe o projeto de integração entre o e-Proinfo, o Portal do Professor e o Portal do Aluno. 3) Histórico de criação - ano, vigência; - Segundo semestre de 2008: Início do desenvolvimento; - 09/2009 à 11/2009: Projeto piloto do curso Aluno Integrado (Programa cuja proposta prevê a Qualificação de Alunos da Rede Pública em Tecnologia Digital), com objetivo de validar o conteúdo e o ambiente. Quantidade de alunos; Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 E-PROINFO 3) Histórico de criação – Continuação - 06/2010 à 11/2010: Curso Aluno Integrado. Quantidade de alunos. - 07/2010 à 12/2010: Formação do UCA - Capacitação de professores para utilização do UCA na sala de aula. Quantidade de professores. 4) Metas de crescimento para 2011: - Disponibilizar o código fonte no Portal de Software Público; - Liberar a utilização para todas as Instituições Públicas de Ensino. 5) Número de acessos: - Média de acessos/dia. 6) Público alvo: - Professores e alunos da rede pública de ensino e gestores da educação. Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 E-PROINFO 5) Número de acessos: - Média de acessos/dia. 6) Público alvo: - Professores e alunos da rede pública de ensino e gestores da educação. Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 Domínio Público  N° de acesso, obras cadastradas  Acessos ao mês: Média de  Obras cadastradas por tipo de mídia:  Textos:  Imagens:  Sons:  Vídeos:  Total:  Média de alimentação atual mensal  Teses e dissertações:  Obras encaminhadas por autores: 50 Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 Domínio Público 1)O que é? Este portal constitui em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada. 2) Integração com outros sistemas; Atualmente o Domínio Público integra com o Sistema de Cadastro de Discentes. Na versão 2.0, que está em fase de desenvolvimento, prevê também a integração com o Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais e e- Proinfo. Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 Domínio Público 3) Histórico de criação - ano, vigência; - O sistema foi lançado em novembro de 2004, com um acervo inicial de 500 obras - No final de 2006 o Ministro da Educação, definiu que as teses e dissertações de alunos deveriam ficar disponíveis no Domínio Público. A partir daí a meta de alimentação de obras passou a ser de 3000 por mês - A versão 2.0 do projeto está em desenvolvimento. Nesta versão o acervo de obras literárias de grandes autores terá um tratamento especial, a fim de preservá-los e colocá-los em evidência. O novo portal será mais interativo e amigável, sua interface será rica e atraente, um espaço onde autores não conhecidos possam compartilhar suas obras e enriquecê-las com as opiniões e comentários da comunidade. Assim, um novo portal será lançado, onde os usuários se tornarão contribuintes. Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

SIMEC - A base de todo esse relacionamento do Ministério Acessos: usuários distintos por dia usuários distintos por mês Usuários: usuários cadastrados Instituições: Secretaria Municipais 27 Secretarias Estaduais Todas as unidades do MEC O SIMEC é composto por 27 módulos Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 MEC  SIMEC Sistema Integrado de Planejamento Orçamento e Finanças do Ministério da Educação: 28 módulos e 70 mil usuários ; 30 órgãos celebraram Termo de Cessão com o MEC.  Relacionamento Estados e Municípios  Módulo PAR Plano de Metas (5.837 usuários);  Módulo Brasil Profissionalizado (358 usuários);  Módulo Ensino Médio Inovador (250 usuários);  Módulo PAR Indígena (179 usuários);  Relacionamento Rede Federal  Módulo Reuni (473 usuários);  Módulo Reuhf - Hospitais Universitários Federais(150 usuários); Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

Ações Técnicas e de Gestão  MEC  SIMEC Sistema Integrado de Planejamento Orçamento e Finanças do Ministério da Educação  Relacionamento Escolas  Módulo PDE Escola ( escolas) - módulo em desenvolvimento;  Módulo PSE – Programa Saúde na Escola;  Monitoramento Orçamentário e Financeiro  Módulo de Monitoramento do PPA (1.487 usuários);  Módulo de Programação Orçamentária (578 usuários);  Módulo de Elaboração e Revisão do PPA (202 usuários);  Módulo Orçamentário e Financeiro (311 usuários);  Módulo de Emendas (1700 usuários); Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 MEC  SIMEC Sistema Integrado de Planejamento Orçamento e Finanças do Ministério da Educação  Gestão Administrativa e de TI  Módulo Gerenciamento de Projetos (375 usuários) ;  Módulo de Demandas (2355 usuários );  Módulos Eventos, Contratos e Compras (650 usuários);  Módulo Gestão de Pessoas (1711 usuários);  Módulo Gestão de Tarefas (136 usuários);  Módulo IES – MEC/BNDES (98 usuários); Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 MEC  SIMEC Sistema Integrado de Planejamento Orçamento e Finanças do Ministério da Educação  Gerenciamento de Informações Estratégicas  Módulo SIG – Informações para Presidência (274 usuários);  Monitoramento Estratégico  Módulo PDE (869 usuários)‏  Módulo de Monitoramento de Obras (3069 usuários);  Módulo Painel de Indicadores ( 515 usuários);  Módulo Consultoria Jurídica ( 147 usuários); Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 MEC  Prouni (Certificação Digital / 1439 instituições certificadas);  Sistema de Acompanhamento da Condicionalidade de Educação do Programa Bolsa Família;  SISTEC – Sistema de Informações e Supervisão da Educação Profissional e Tecnológica;  E-MEC: 3049 instituições cadastradas, 208 processos de credenciamento, 1074 processos de recredenciamento, 1786 processos de autorização, 2838 processos de reconhecimento, 3883 processos de renovação de reconhecimento); Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 MEC  FIES– 1300 IES participantes, com previsão de financiamento de 300 mil alunos em 2010;  SISREL – Sistema de Gerenciamento de Relatórios Dinâmicos, utilizado por mais de 20 sistemas internos do MEC, CAPES, INEP e FNDE;  SISU - 51 Universidades Federais participantes, 800 mil alunos do ENEM participantes do ultimo processo seletivo.  SSD – Sistema de Segurança Digital;  AGHU – Sistema de Gestão de Hospitais Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 INEP  EDUCASENSO:  EDUCASENSO: coleta de dados da educação básica, com aproximadamente 53 milhões de estudantes, 2 milhões de docentes, mais de 222 mil escolas;  CENSO SUPERIOR:  CENSO SUPERIOR: coleta de dados da educação superior, com aproximadamente 6 milhões de estudantes, 30 mil cursos, 340 mil docentes e instituições de ensino superior;  ENEM:  ENEM: exame nacional do ensino médio com mais de 18 milhões de acessos ao site, mais de 4 milhões de inscrições e 285 mil acessos simultâneos (dados de 2009); Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 INEP  ENADE :  ENADE : exame nacional de desempenho de estudantes do ensino superior com mais de 700 mil acessos ao site e 1, 1 milhão de estudantes (dados de 2009);  ENCCEJA:  ENCCEJA: exame nacional para certificação de competência de jovens e adultos com mais de 2 milhões de acessos ao site;  CELPE-BRAS:  CELPE-BRAS: Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros aplicado em diversos países;  PROVA BRASIL:  PROVA BRASIL: Avaliação do Rendimento Escolar, aplicado à mais de 50 milhões de estudantes. Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 CAPES  Universidade Aberta do Brasil UAB – SisUAB – Gestão de Pólos da UAB. 91 instituições de Ensino Superior, 848 cursos, 688 pólos de ensino à distância e bolsistas;  Sistema de Acompanhamento de Concessões – Gestão de Bolsas no Brasil e Exterior. 40 programas da CAPES, Pagamento Mensal de bolsistas no país e no exterior (41 países) ;  Novo Portal de Periódicos da CAPES – Acesso à Produção Científica Internacional. 21 mil títulos disponíveis, Acessado por 308 instituições federais e particulares;  Sistema de Coleta de Dados da Pós-Graduação – Avaliação do Ensino Superior Programas, 330 Instituições de Ensino Superior, 4104 Cursos de Mestardo e Doutorado; Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 CAPES  Sistema de Ficha de Avaliação – Gestão dos Resultados da Avaliação Programas em 284 Instituições de Ensino ;  GEOCAPES – Georreferenciamento de Indicadores das ações da CAPES. 9 indicadores, 6 anos de estatísticas nas 27 unidades da federação;  Sistema de Indicadores de Resultados – Automatização dos Cálculos da Avaliação. Em Implantação para a Avaliação Trienal de Julho;  SICAPES – Sistema de Gestão de Bolsas, Auxílios e Convênios. Em Desenvolvimento  Migração Tecnológica de Sistemas Legados. 40 Sistemas Legados Desenvolvidos em Tecnologias Defasadas Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 FNDE  Sistema de Assistente de Programas e Projetos Educacionais - SAPE - Em 2009, foram firmados em todo o Brasil aproximadamente novos convênios que totalizaram R$ ,85.  Sistema de Informação do Programa Formação pela Escola – SIFE - Em 2009 o programa formou 800 turmas, envolvendo cursistas em 389 Municípios.O orçamento do programa para 2010 é de R$ 5,6 milhões.  Sistema de Material Didático – SIMAD - Em 2008, foram gastos R$ na compra de livros para o ensino fundamental (programa PNLA) que beneficiaram alunos. Em 2009, foram gastos R$ na compra de livros para o ensino fundamental (programa PNLD) que beneficiaram alunos e R$ na compra de livros para o ensino médio (programa PNLEM) que beneficiaram alunos. Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 FNDE  Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM – Quantidade de educandos beneficiados:  Caminho da Escola - Em 2009 foram adquiridos veículos, beneficiando alunos.  Sistema de Gestão de Alimentação Escolar - SIGAE - Orçamento previsto em 2010 de R$ 3 bilhões, para beneficiar cerca de 47 milhões de estudantes da educação básica e de jovens e adultos..  Programa Dinheiro Direto da Escola –PDDE - Em 2009 o FNDE transferiu R$ 1,1 bilhão em benefício de 134,1 mil escolas com 43,9 milhões de alunos. O orçamento previsto para 2010 é de R$ 1,4 bilhão. Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 FNDE  Sistema de Gestão de Bolsas – SGB : bolsistas/ bolsas pagas desde  Sistema Brasil Alfabetizado – SBA: meta de alfabetizandos em 2008 ( zona urbana/ zona rural).  Sistema de Auditoria Interna - INTEGRA – Atualmente 1245 demandas e 20 relatórios de auditoria sendo gerados.  Levantamento da Situação Escolar – LSE - Serão levantadas aproximadamente escolas dos 5548 municípios e já foram executadas aproximadamente escolas. Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

 FNDE  Sistema Integrado de Gestão e Acompanhamento de Prestação de Contas - SIGAP - em fase de desenvolvimento e com a perspectiva de atender aproximadamente prestações de contas de Convênios e prestações de contas de Repasses nos exercícios desde  Sistema de Controle Financeiro e Orçamentário – SIGEF - Em 2009 foram repassados R$ ,31.  Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação- SIOPE - no exercício de 2008, 27 estados e Municípios transmitiram os dados. Quanto ao exercício de 2009, até o presente momento, Municípios já transmitiram as informações, o que corresponde a 87,6% dos Municípios informantes. Ações Técnicas e de Gestão Desenvolvimento de Sistemas Software e Conhecimento Livre na Educação

Ações Técnicas e de Gestão  ENAP - Concurso de Inovação na Gestão Pública  13° Concurso  1° lugar- SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação-  3° lugar- Programa Caminho da Escola  14° Concurso  1° lugar- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)  2° lugar- Acompanhamento da freqüência escolar de crianças e adolescentes em vulnerabilidade  7° lugar- Sistema e-MEC: reinvenção processual da educação superior Prêmios Software e Conhecimento Livre na Educação

Ações Técnicas e de Gestão  VII PRÊMIO E-GOV  1° lugar - Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação- Simec  CONIP 2010  1 ° lugar - Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação- Simec Prêmios Software e Conhecimento Livre na Educação