Carolina Raany Eduardo Felipe.  A palavra orquestra tem origem grega, e significa "lugar para dançar“ (era o espaço entre palco e público, ocupado pelo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANOLOGIA.
Advertisements

A ORQUESTRA.
1.
A ORQUESTRA.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
A antiga “Várzea do Carmo” hoje é conhecida como “Baixada do Glicério”
Principais aspectos legais em produção cultural. PRODUÇÃO DE OBRA LITERÁRIA Contrato de edição: concessão de direito exclusivo de publicação da obra literária,
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. Cidadania Empresarial O.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
“MEG” Modelo de Excelência da Gestão: Uma visão sistêmica organizacional XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a 29 de maio de 2015.
P ROGRAMAÇÃO R EGIONAL. A televisão é o segundo item mais importante na casa do brasileiro(*): Fogão98,6% Televisão96,9% Geladeira95,8% Rádio83,4% Computador42,9%
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Proposta do ANDES-SN. ANTECEDENTES PUCRCE E CONSTITUIÇÃO 88.
Para entender o que é política pública Produção cultural
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E OBRAS DICAS DE ACESSIBILIDADE.
Manifestações Culturais em Santa Rosa de Viterbo: Foco na Escola de Música Plácido Bertocco.
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
Uma orquestra é um grupo de instrumentistas que tocam uma obra, sendo muitas vezes dirigidos por um maestro. Há vários tipos de orquestra, distinguindo-se.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
musica classica
Primeira Idade da Música Paleolítico e Neolítico.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – PNDH 3 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS CÂMARA DOS DEPUTADOS 04 DE FEVEREIRO.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Folha de Pagamento 29/10/2010.
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Regimes Próprios de Previdência Social Desafios Cuiabá - MT.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Veículos de comunicação
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
INSTITUCIONAL Treinamento de Formação Básica Fev-14INSTITUCIONAL Fev-14.
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
Serviço de Inspeção Municipal Municípios que instituíram por Lei o SIM.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
PLANETÁRIO O ÚNICO PLANETÁRIO ITINERANTE A FAZER PARTE DO “GUIA DOS CENTROS DE MUSEUS DE CIÊNCIAS DO BRASIL”
N ORMAS E P ROCEDIMENTOS C ONFERENCIAS VOCÊ TEM QUE ESTAR IDENTIFICADO CORRETAMENTE NA SALA! AGENTES ATIVOS : A – Seu Nome – Nome do Patrocinador CONVIDADOS.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
A ORQUESTRA PERCUSÃO METAIS MADEIRAS CORDAS MAESTRO.
Transcrição da apresentação:

Carolina Raany Eduardo Felipe

 A palavra orquestra tem origem grega, e significa "lugar para dançar“ (era o espaço entre palco e público, ocupado pelo coro, pelas danças e pelos instrumentistas).  Hoje designa um corpo de instrumentistas reunidos com o intuito de executar uma obra musical.  Berço: Europa

 Maestro (função)  Spalla (função)  Chefe de Naipe de cada família: Cada secção tem um solista (ou principal ) que será o protagonista dos solos e da liderança do grupo.  Cordas vêm na frente (harpa violino, viola, violoncelo e contrabaixo);  Sopros de madeira (flauta, flautim, clarinete, oboé, fagote, corno inglês, clarone, saxofone e contrafagote)  Sopros de metal (trompete, trompa, trombone e tuba);  Percussão atrás: tímpano, caixa, prato, pandeiro, triângulo, bumbo, vibrafone, carrilhão, castanhola, dentre outros;  Teclados: o órgão é considerado um instrumento independente da orquestra; o cravo é usado apenas nas orquestras barrocas e o piano, apenas como instrumento solo, assim como o violão.

 Configuração diferentes configurações ao longo dos séculos. A orquestra padrão segue um conjunto de diretrizes. Hoje possui pequenas variações e os músicos são dispostos em semicírculo.  Depende: da música, do espaço, da acústica, preferências do condutor, que pode mover instrumentos baseados na preferência pessoal e /ou a qualidade do som  Geralmente: Violinos são colocados à esquerda do condutor; violas, violoncelo e baixos são colocados àdireita. A secção de sopros é muitas vezes colocado no meio (clarinetes, fagotes, flautas e oboés ). Os metais (trompas, tubas, trompetes, trombones) são colocados atrás das madeiras. A percussão é colocada atrás dos demais instrumentistas

 Diferença: maneira como se constitui jurídica e administrativamente  A palavra sinfônica indica um repertório composto por sinfonias e serve pra representar grupos musicais mantidos pelo poder público  Orquestras Filarmônicas são financiadas por empresas ou grupos de pessoas, amantes ou amadores da música (privada).

 Como ingressar em uma orquestra?  É preciso uma formação Acadêmica?

 Entre 1920 e 1937: bandas militares, banda da Prefeitura, que atuavam em coretos; conjuntos musicais da emissora de rádio, orquestras das sociedades sinfônicas e as jazz bands, assíduas nos cassinos, baes e restaurantes (p.43)  O mais antigo programa de um concerto sinfônico de Ribeirão Preto data de  Sociedade de Concertos Sinfônicos de Ribeirão Preto (1923), Sociedade Cultura Artística de Ribeirão Preto (1929), Sociedade Musical de Ribeirão Preto (1938)

 Orquestra Sinfônica de Recife: fundada em 1930  Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: fundada em 1909  Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto: fundada em 1938 e mantida pela Sociedade Musical de Ribeirão Preto.  Orquestra Sinfônica Brasileira: fundada em 1940 no RJ.

 Terceira Orquestra brasileira a funcionar ininterruptamente;  O nome é OSRP é usado desde 1929 (Orchestra Symphonica de Ribeirão Preto, mantida pela Sociedade Cultura Artística de Ribeirão Preto);  Será a orquestra brasileira mais antiga a funcionar de modo ineterrupto, se for comprovadp sua participação na inauguração do Teatro Pedro II, em 1930  1938: ano de fundação da Sociedade Musical de Ribeirão Preto, posteriormente chamada de Sociedade Lítero Musical e hoje é chamada de Associação Musical de Ribeirão Preto.  A chegada da rádio em Ribeirão Preto, em 1924(P.R.A.-7) colaborou com a formação de diversos grupos musicais (programação musical intensa)e para a formação da OSRP.  OSRP: 86 anos  Associação: 77 anos

 Era formada por presidência, diretoria e músicos voluntários.  Características de filarmônica, porém o nome “Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto” permaneceu por tradição.  Recursos financeiros (poucos): mensalidades de sócios, posterior subvenção da Prefeitura.  Crises: crises financeiras, administrativas, deficiência de instrumentos, falta de músicos, de sede própria, descrenças, entre outras.  Projetos Sociais: Juventude Tem Concerto; Escola de Canto Coral; Cordas da Cultura, Instituição Aparecido Savegnado e Tocando a Vida (escolas de instrumentistas), Série Ciranda Sinfônica (difusão da música erudita-parques, praças, ecolas); Programa de estágio (aos estudantes de música).

 1992: chegadas dos músicos búlgaros  1995: Roberto Minckzuk. Houve aumento do número de músicos (segunda vinda de músicos europeus-búlgaros, moldavos, russos). Reestruturação dos naipes e do repertório.  2000: Norton Morozowicz. Local de ensaio pequeno, não regularização de alguns músicos estrangeiros no Brasil.  2002: Cláudio Cruz. Continuidade à porofissionalização (investimento no arquivo e nos instrumentos, músicos com casaca). Crise: salários atrasados e ameaça de não tocar no Concerto de Aniversário, pelos músicos.  2006: regularização com a carteira de trabalho  2001: Lei Rouanet para captação de recursos  2008: a Associação Musical lança a revista “Movimento Vivace”, na qual traz reoprtagens, artigos, entrevistas, visando um marketing maior e aproximação do público com a orquestra.  Outras estatégias de Marketing: Parceria com a TV Thathy em 2009, criação de um site institucional, gravação de 4 CD’s

 Repertório com variados estilos: erudito, populares, natalinos, temáticos (trilha sonora de filmes). Concertos por diversas cidades da região e outros estados brasileiros;  Atividades regulares: Concertos Internacionais e Juventude Tem Concerto (didático) no Teatro Pedro II, com diversos solistas; Concertos Sociais (escolas, hospitais, praças, asilos); Concertos de Natal, concertos com parcerias com patrocinadores.  Funcionários além dos músicos: gestão, produção, arquivista musical, inspetor de orquestra, montadores, administração, financeiro, seviços gerais

 Estatuto da Associação: presidente e diretores. Não há participação dos músicos nas decisões (repertório por exemplo)  Gestão(como é e qual o modelo ideal):  Marketing(importância e como é feito hoje):  Crise (dificuldades enfrentadas pelos músicos):

 O perfil da OSRP se transformou gradativamente, ou seja, o amadorismo deu espaço ao profissionalismo.  A captação de recursos sempre foi uma das mais importantes e fundamentais tarefas das diretorias da Sociedade Musical ao longo dos anos. A captação é feita por leis de incentivo à cultura, na qual empresas destinam parte do imposto de renda a projetos culturais. Várias empresas aliaram suas marcas à OSRP através do benefício fiscal, proporcionando o crescimento da OSRP (quantidade de músico e qualidade artística). Porém, a vida financeira da OSRP sempre teve altos e baixos (em 2013, o custo mensal da OSRP foi de 370 mil reais).