Tendências da evolução organizacional. Tendências da evolução organizacional: Primeira a)Piore e Sabel: “transição da produção em massa para a produção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

As Empresas Criadoras de Conhecimento
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Qualidade Total.
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Ambiente tecnológico e Estratégias de inovação
Estrutura Organizacional
Marketing no Século XXI
REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL, TERCEIRIZAÇÃO E REDES DE SUBCONTRATAÇÃO
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Sandra Tabuti Sandra Sauer Samuel Malta Nilson Medeiros
Do Fordismo a Administração Flexível - Toyotista
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
AULA 3: EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO
AULA 3: EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
MÉTODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
Qualidade em Serviços.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Indústria Do artesanato ao robô.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
As mudanças macro-econômicas e os temas emergentes em gestão
. Organização: “é uma coletividade com uma fronteira relativamente identificável, uma ordem normativa, escalas de autoridade, sistemas de comunicações.
Universidade de Brasília
Prof. Jeferson C. de Souza
Estruturas e Configurações
Fundamentos da estrutura organizacional
Os estudos até 1960, em sua maioria, tratavam as organizações como sistemas fechados e seus funcionários eram classificados como homens econômicos (Teoria.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Prof. JOÃO LUIZ DE SOUZA LIMA
Estratégia Organizacional
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Administração de Recursos Humanos II
INTRODUÇÃO AOS S.I.M. Sistemas Integrados de Manufatura
Contabilidade Gerencial
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
Gestão e Organização Horizontal
Produção Enxuta – Sistema Lean
DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PRODUTOS
Profª Gislaine Rossetti Madureira Ferreira
TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
Gestão da Tecnologia da Informação
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Modelo de produção Fordista
Lexus Picota Balanço Social Curso Técnico ADM.
Planejamento e Estratégia
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Gestão da Qualidade.
Empreendedorismo. O empreendedor Papel importante na dinamização do mercado. No exterior: recebem fomento à sua capacidade de inovação e superação. No.
TAYLORISMO FORDISMO AUTOR E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Objetivos do Capítulo Identificar as várias maneiras pelas quais as tecnologias de informação afetam o trabalho dos gerentes nas empresas de e-business.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Ligação Ciência-Riqueza Não é uma ligação direta Cientistas práticos com pouca aplicabilidade de suas descobertas Excetua -se Química A Ciência Industrial.
Administração da Produção Trabalho realizado para o curso Técnico em Administração que sintetiza a Administração da Produção baseando-se no sistema Toyotismo.
Capítulo 4.
Aulas de Empreendedorismo Prof.: Marcio Coutinho de Souza Curso de Direito Vila Velha 2008.
A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO URBANO –INDUSTRIAL MUNDIAL G5.
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
EAD 763 – Estratégia de Operações Gestão da Rede de Suprimentos 23/03/15.
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
FORDISMO, ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL E TOYOTISMO
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

Tendências da evolução organizacional

Tendências da evolução organizacional: Primeira a)Piore e Sabel: “transição da produção em massa para a produção flexível: Fordismo para pós fordismo=

Tendências da evolução organizacional Tendências da evolução organizacional a1. Produção em massa – processo mecanizado de produção padronizada –linhas de montagem – controle de grande mercado –

Tendências da evolução organizacional empresa caracterizada pela integração vertical, divisão social do trabalho (Chaplin) e técnica institucional de trabalho (Taylor)

Tendências da evolução organizacional As novas tecnologias permitem a transformação das linhas de montagem – típicas das grandes empresas / em unidade de produção de fácil programação que podem atender as variações de mercado (flexibilidade do produto) e das transformações tecnológicas(flexibilidade do processo)

Tendências da evolução organizacional Segunda Crise da grande empresa e a flexibilidade das pequenas e médias empresas – agentes de inovação e fonte para criação de novos empregos.

Tendências da evolução organizacional Teses controversas: Bennet Harrison: as grandes empresas mantém primacia quanto ao volume de produção, tecnologia e empregabilidade (as pequenas sofreram fusões, se tornaram grandes ou passaram a ser controladas pelas grandes)

Tendências da evolução organizacional **Schiatarella, Friedman, Michael Teitz = resultados de estudos – revelam otimismo em relação ao papel econômico das pequenas empresas = exemplificado pela expansão, geração de emprego, lucro, garantia de competitividade

Tendências da evolução organizacional *Síntese: as empresas de pequeno e médio porte estão adaptadas ao sistema produtivo flexível da economia informacional – ainda que sob o controle das grandes empresas – mas que ao mesmo tempo que mantém a primacia

Tendências da evolução organizacional enfrenta a crise do modelo corporativo tradicional(integração vertical e gerenciamento funcional hierárquico)

Tendências da evolução organizacional Terceira Novos métodos de gerenciamento : o toyotismo como oposição ao fordismo – emerge como formula de sucesso adaptada a economia global e ao sistema produtivo flexível.

Tendências da evolução organizacional Elementos deste modelo(empresas japonesas) – 1.1.Sistema de fornecimento kan ban(Just time): estoques eliminados ou reduzidos 1.2.Controle de qualidade total: tendência a nível zero de defeitos e utilização de recursos

Tendências da evolução organizacional 1.3. Envolvimento dos trabalhadores: CCQ – círculos controle de qualidade –.maior autonomia, iniciativa descentralizada, envolvimento do chão de fábrica, recompensa por desempenho, hierarquia administrativa horizontal. Trabalho em equipe, colaboração.

Tendências da evolução organizacional 1.4.*destaca-se: o que diferencia uma empresa em que a estrutura de divisões e departamentos é verticalmente integrada do modelo apresentado é desintegração vertical em uma rede de empresas.

Tendências da evolução organizacional 1.5. * Ambos os métodos buscam otimizar a produção a diferença entre eles está no sistema organizacional das relações que se estabelece entre gerentes e trabalhadores.

Tendências da evolução organizacional 1.6.* empresa criadora de conhecimentos – tem por base a interação organizacional – entre os conhecimentos explícitos e os conhecimentos tácitos na fonte de inovação.

Tendências da evolução organizacional 1.7.As fontes de inovação crescem e multiplicam-se quando as organizações conseguem estabelecer pontes para transformar: Conhecimento tácitos em explícitos; explícitos em tácitos, tácitos em tácitos e explícitos em explícitos.

Tendências da evolução organizacional “Em um sistema econômico em que a inovação é importantíssima, a habilidade organizacional em aumentar as fontes de todas as formas de conhecimento torna-se a base da empresa inovadora” p.217

Tendências da evolução organizacional Comunicação “on line”, armazenamento computadorizado – precedeu o desenvolvimento das tecnologias da informação