A METODOLOGIA PARTICIPATIVA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E NA GESTÃO DO TURISMO Elaine Maria das Neves. Orientador: Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Chamada Pública:

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Transcrição da apresentação:

A METODOLOGIA PARTICIPATIVA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E NA GESTÃO DO TURISMO Elaine Maria das Neves. Orientador: Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Chamada Pública: 002/ FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) Curso de Turismo UNISUL- Campus Norte da Ilha Introdução O projeto de pesquisa justifica a sua importância, no desenvolvimento do turismo com suporte na sustentabilidade econômica, social e ecológica. Encorajando o desenvolvimento do turismo de pequena escala, providenciando emprego as pessoas do local, fomentando a venda de produtos locais de fontes sustentáveis, orientando a todos a serem responsáveis. A realidade mostra que as atividades ligadas ao turismo, tiveram notável expansão no município de Florianópolis a partir do início dos anos oitenta impulsionando profundas mudanças sócio-espaciais no município. A verdade é que o turismo e o meio ambiente na Ilha de Santa Catarina, não se caracterizam por um relacionamento harmonioso. Isto trouxe ao longo dos anos impactos econômicos, sociais, culturais e sobre o meio ambiente natural que exigem intervenções de reordenamento territorial. (LADWIG, 2006). Se forem relatados os impactos e os acontecimentos que apresentam correspondência em maior ou menor grau com o desenvolvimento do turismo, na Ilha de Santa Catarina iremos perceber um número maior de elementos negativos do que positivos. Neste sentido o horizonte nos mostrou que deveríamos criar alternativas na forma de conceber a atividade turística, planejando-a adequadamente, com a prioridade de um turismo de qualidade em detrimento de um turismo de quantidade e, com respeito ao meio ambiente. A solução de uma nova concepção está no trabalho árduo, na pesquisa científica, no desenvolvimento de projetos. "Projetos", como este que está mostrando os resultados dentro de uma lógica cognitiva o que propicia a percepção das potencialidades e deficiências de todos os atores envolvidos na atividade turística. Objetivos a) Elaborar inventário, do patrimônio histórico-cultural, natural e paisagístico com o uso de trabalho participativo em grupo de visualização; b) Diagnosticar e analisar deficiências e potencialidades físicas e socioeconômicas na comunidade utilizando os principais atores comunitários; c) Aperfeiçoar a metodologia participativa de planejamento estratégico na gestão do turismo juntamente com novos instrumentos de armazenamento, processamento e análise de dados. Metodologia Os elementos do inventário que foram trabalhados no ambiente computacional são frutos de outros projetos de pesquisa e monografias realizadas pelos alunos do Curso de Turismo entre 2007 e As informações compiladas e tabuladas passaram por uma avaliação de importância no sentido de revelar as deficiências e potencialidades turísticas da comunidade. Os dados do inventário foram trabalhados no ambiente computacional com o software bCisive 2.0 na sua versão Trial. Este software é produzido e comercializado pela empresa Austhink Software, que trabalha no desenvolvimento de aplicativos que ajudam profissionais a visualizar e organizar suas idéias para uma tomada de decisão. A ferramenta propiciou neste estudo de caso gerar mapas cognitivos com a finalidade de organizar e visualizar os problemas de desenvolvimento do turismo no distrito de Santo Antônio de Lisboa, dentro de uma lógica de tomada de decisão que tinha como objetivo gerar resultados para atender o planejamento estratégico na gestão participativa do turismo. As informações relevantes que foram trabalhadas com propriedade de cognição pertencem ao patrimônio histórico, artístico e cultural pelo fato da área de estudo apresentar uma riqueza nesta categoria de atrativos. Resultados Os resultados que são os mapas cognitivos até agora elaborados são documentos que poderão dar suporte ao processo de planejamento e/ou reestruturação de um lugar turístico. Porque servem como diagnóstico das características que envolvem o que é positivo e negativo em cada um dos atrativos em questão propiciando a estruturação e resolução de problemas. Conclusões As potencialidades turísticas do distrito de Santo Antônio de Lisboa foram mostradas nos mapas cognitivos e se devem a riqueza de atrativos turísticos do patrimônio histórico-artístico e cultural presente no lugar. A realização desta pesquisa possibilitou conhecer as potencialidades e as deficiências que merecem atenção para que a atividade turística no Distrito não seja comprometida. A ferramenta computacional propiciou neste estudo de caso organizar e visualizar os problemas de desenvolvimento do turismo no distrito de Santo Antônio de Lisboa, dentro de uma lógica de tomada de decisão que tinha como objetivo gerar resultados para atender o planejamento estratégico numa filosofia de gestão participativa do turismo. As informações podem e precisam ser melhor trabalhadas no ambiente computacional, neste sentido há necessidade de uma maior familiarização com o software que possui interfaces que ainda são desconhecidas. A continuidade do projeto com enfoque, agora de extensão está assegurada nas oficinas de planejamento participativo e sustentável do turismo no distrito, que devem acontecer com os atores direta e indiretamente envolvidos com turismo. Bibliografia BROSE, M. Metodologia Participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Markus Brose (Org.). – Porto Alegre: Tomo Editorial, – 312 p. COSSETTE, P., AUDET, M. Mapping of an Idiosyncratic Schema. Journal of Management Studies v. 29, n. 3, pp COSTA, M. D. & KRUCKEN, L. Aplicações do mapeamento cognitivo para competitividade empresarial. In: KM Brasil Gestão do Conhecimento na Política Industrial Brasileira. São Paulo: 2004 JARDIM, S. B. Mapas cognitivos: um caminho para construir estratégias. Acesso 27/05/ Acesso 27/05/2009 LADWIG, N. I. O cadastro técnico multifinalitário e o sistema de informação geográfica para o planejamento e a gestão participativa e sustentada do turismo. Florianópolis, p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UFSC. JUNIOR, M. R. É. As histórias do conto popular e suas implicações no desenvolvimento do turismo local – caso do Distrito de Santo Antônio de Lisboa. Trabalho de Conclusão de Curso, UNISUL, KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Philip Kotler; Tradução Ailton Bomfim Brandão. 5ª ed. São Paulo: Atlas, MORAIS, C. C. Uma avaliação da hospitalidade Turística no Distrito de Santo Antônio e Lisboa. Trabalho de Conclusão de Curso, UNISUL, Apoio: UNISUL/FAPESC