O PT, o Estado e as políticas públicas para a igualdade de gênero Vera lúcia bertoline (65) 9281 6848.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Ambiental na Gestão Ambiental Pública
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
A Gestão Social pode ser vista como...
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PLANO DE GESTÃO.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Cidadania e Controle Social do Terceiro Setor
Políticas Públicas.
Caderno de Textos: Subsídios para debates
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Cícero paulino dos santos costa
Ministério da Cultura.
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Sociologia – Prof. Gildo Júnior
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Política e Sistema Nacional de Participação Social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ouvidoria Órgão de Participação Social
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
Políticas Públicas - conceitos básicos
Lei de Parcerias - Lei nº /14
Encontro Estadual de Formação
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Max Weber e as ações sociais
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Formação política e cidadania: os conselhos municipais como referência.
Comunicação e Gestão Participativa no SUS Aurea Pitta GTCOM - Abrasco.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Profa. Eleonora Schettini M. Cunha / UFMG. Atualidade e relevância do tema  Democracia - altas expectativas quanto aos resultados políticos e sociais.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
CÁRITAS BRASILEIRA MISSÃO TESTEMUNHAR E ANUNCIAR O EVANGELHO DE JESUS CRISTO, DEFENDENDO E PROMOVENDO A VIDA E PARTICIPANDO DA CONSTRUÇÃO SOLIDÁRIA DE.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
O PAPEL DAS ASSOCIAÇÕES EM UMA DEMOCRACIA MODERNA 11 de MARÇO de 2016 Antônio Marcos Umbelino Lôbo.
CONTEXTO PROBLEMAS Necessidade de uma urgente e profunda reestruturação sindical frente aos novos objetivos do Mov. Sindical da A.L. 1. Ampliar a representatividade.
twitter.com/funasa.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

O PT, o Estado e as políticas públicas para a igualdade de gênero Vera lúcia bertoline (65)

O que é Política? Termo “política” definido (Grécia antiga) a partir da atividade social desenvolvida pelos homens da pólis → “cidade-Estado”. A política grega = coletivo da pólis, discurso, cidadania, soberania, lei. A política (grega) → é uma atividade ética com função pedagógica, de transformação dos homens em cidadãos: a Paidéia → busca do bem comum. A atividade do soberano é definida pelos cidadãos, os políticos. A política é incorporada como prática cotidiana dos cidadãos.

O que é Política? Maquiavel ( ) “muda” o sentido da política, fundamentando-a nas realidades sociais: Separa Estado de Governo: Governo é o agente da atividade política de um Estado. Para “ser governo” é necessário subordinar à lógica própria da atividade do Estado. Separa a Política da Ética: trata a Política como instrumento → obtenção e manutenção do poder (todos os meios possíveis – os fins justificam os meios).

O que é Política? “Considero seja melhor ser impetuoso do que dotado de cautela, porque a fortuna é mulher e consequentemente se torna necessário, querendo dominá-la, bater-lhe e contrariá-la; e ela mais se deixa vencer por estes do que por aqueles que procedem friamente. A sorte, porém, como mulher, sempre é amiga dos jovens, porque são menos cautelosos, mais afoitos e com maior audácia a dominam.” (Maquiavel, 1976:142)

O que é Política? ▪Conjunto de procedimentos formais e informais → e xpressam relações de poder → d estinam a resolução pacifica dos conflitos quanto a bens públicos; ▪ A política é sempre o modo pelo qual se chega a decidir algo que não é particular, mas que diz respeito a toda uma coletividade, algo que é público.

ATIVIDADE E PROTAGONISTAS DA POLÍTICA Pessoas ou grupos ↔ com interesses sociais e capacidade de transformá-los em objetivos políticos (atores sociais); Ator social → possui capacidade de intervenção social → sua ação é criativa, não segue leis, é singular, único, é produtor e produto do sistema social; tem possibilidade de interferir no jogo político; tem organização estável.

O que é Política Pública? Não é o mesmo que Decisão Política; Requer diversas ações estrategicamente selecionadas para implementar as decisões tomadas. São medidas adotadas pelo Estado, a partir de ampla discussão e participação da sociedade, sobre as questões públicas mais afetas a população; A expressão “política pública” normalmente designa as normas societalmente obrigatórias, emanadas do governo legítimo de uma sociedade, a qual considera que apenas o governo é capaz de legalmente atribuir valores [...] a política pública não é pública apenas porque se origina de órgãos legislativos ou outros setores governamentais, mas porque afeta o público - cidadãos e cidadãs diretamente interessados/as no foco específico da respectiva política. (Vaison apud Souza,1997) ; A determinação de uma política pública não se restringe ao seu formulador: entidade privada ou governamental, mas ao alcance que esta política possa ter, ou seja, de influenciar o público, uma vez que tal política afeta, mesmo involuntariamente, membros da sociedade que não tiveram voz ativa na sua formulação.

Princípios Norteadores: Protagonismo das/os Excluídas/os; Garantia das dimensões de raça/etnia, gênero, geracional, orientações sexuais, ambiental, espiritualidade libertadora; Qualificada organização e participação popular; Fortalecimento da sociedade civil - empoderamento popular; Ampliação e aprofundamento da cidadania – conquista, garantia e ampliação de direitos; Construção de uma sociedade democrática, solidária, justa, plural e sustentável.

Estratégias Formação técnica e política, para a cidadania; Produção de conhecimentos e metodologias emancipadoras; Comunicação para a mobilização social; Formulação, Deliberação, Controle de PP (execução, monitoramento e avaliação), incluído o ciclo orçamentário; Participação em Espaços de Articulação: Fóruns, Conselhos, Redes, Nacionais e Internacionais.

O que é ter a Perspectiva de Políticas Públicas? É compreender a pessoa, cidadã brasileira como portadora de DIREITOS; É compreender que é dever do Estado prover/atender os direitos dos/as cidadãos/ãs; É definir orçamento para as ações previstas, afinal : Sem Orçamento não há Políticas Públicas!