Redes de Co-citação Wagner de Souza Rolim CIn – UFPE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Publicação de Artigos em Periódicos Marcelo Zaiat Laboratório de Processos Biológicos Grupo de Pesquisa em Processos Anaeróbios.
Advertisements

e gerenciamento da cadeia de abastecimento
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Informações a transmitir na divulgação do novo sistema Objectivos da implementação do SGAD; Consequências dos resultados da avaliação. Importância para.
CONCEITOS IMPORTANTES
MEMBROS: Josicélia Dumet Fernandes - UFBA e Coordenadora da Comissão anterior 2007/2009 Marta Lenise do Prado - UFSC e memória da Comissão anterior.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
Estrutura Organizacional
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
Modelo de Apresentação Oral de Artigos do IX CONAC & CONES – 2015 Nome do Autor A Formação (Graduando, Graduado em...) – Instituição a qual pertence –
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Universidade Federal de Itajubá SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
Introdução a Pesquisa Científica
Análise do consumo de fast food por adolescentes e suas influências, Escola Móbile, São Paulo Ana Luiza Makul; Beatriz Soares; Bruno Garrubbo; Pedro Duarte.
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
Método dos Elos – adequação de layout de processos
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
APLICAÇÃO DA REDE DE CAUSA E EFEITO PARA AVALIAÇÃO DA SALUBRIDADE NA CIDADE ESTRUTURAL - DF Guilherme da Silva Pereira Camila Rebello Amui Luana Silva.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
Heurística para maximização de contágio em redes Aluno: Marcos Vinicios Baragatti Orientador: Rafael de Santiago.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
USP – FEA Gestão de Operações Sustentáveis (EAD5961) – 1º/2016 Discussão do Artigo - BOONS, F. et al. Sustainable innovation, business models and economic.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Espaço Colaborativo ePORTUGUÊSe Rosane Taruhn BIREME/OPAS/OMS.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Uma proposta de pesquisa, produção e distribuição na internet.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Orçamento Empresarial Contabilidade para Contabilidade para Gestão de Negócios.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
INFLUÊNCIA SOBRE OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS LAURA FERNANDES DA SILVA RACKEL FABIANA GABRICH CAMPOS TAMIRIS ALBUQUERQUE MOREIRA Atividade Interdisciplinar.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Aula 8: Pesquisa-ação.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/ Inventário.
Crescimento VARIAÇÃO: Genética Ambiente Sexo Idade/Tempo NORMAL?
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Redes de Co-citação Wagner de Souza Rolim CIn – UFPE

Roteiro Motivação O que é co-citação? Representação e Visualização Ferramentas Aplicações Redes Sociais e Intelectuais em ADI Conclusões Referências

Motivação Encontrar referências sobre temas em: – Pesquisa científica – Web

Co-citação “Co-citação mede o grau de ligação de dois ou mais artigos, pelo número de documentos onde esses artigos são citados, simultaneamente” (MARSHAKOVA apud Vânia L. S. Guedes, 1981) Medida de similaridade usada para estabelecer similaridade de conteúdo entre dois ou mais itens.

Co-citação

AcíclicaCíclica

Representação e Visualização Paper #

Ferramentas Prefuse

Ferramentas CiteSpace II

Ferramentas Pajek

Aplicações

Estudo de caso: Redes sociais e intelectuais em ADI Como as redes sociais e intelectuais da área podem condicionar a construção do conhecimento? Análise de redes de co-autoria e co-citação.

Metodologia Artigos publicados na área de Administração da Informação, nos anais do EnANPAD entre 1997 e artigos, 358 pesquisadores com produção de artigo na área, e 9287 referências, correspondentes à citação de 6652 autores diferentes. Análise dividida em dois períodos: e

Análise da estrutura social Período 1 ( ) Período 2 ( ) Artigos Autores Média de Laços por autor2,382,14 Número de componentes3289 Tamanho do componente principal27 (24,1%)37 (16,3%) Tamanho do 2º maior componente12 (10,7%)28 (12,3%) Tamanho do 3º maior componente12 (10,7%)8 (3,5%) Autores isolados18 (16,1%)15 (6,6%) Densidade0,02%0,01% Distância média2,172,5 Distância máxima (diâmetro)66 Centralização8,47%2,78% Coeficiente de agrupamento0,8060,799

Análise da estrutura social Crescimento da área: quantidade de artigos publicados e número de pesquisadores praticamente dobrou. Redução da cooperação: relacionamentos de co-autoria (média de laços) diminuíram. Aumento do número de componentes em maior escala do que número de pesquisadores, causando fragmentação.

Análise da estrutura social Redes de co-autoria

Análise da estrutura social Maior agregação de autores no componente principal. Queda do número de autores isolados: construção de redes de autoria mais sólidas. Formação de grupos menores de colaboração: descentralização da produção científica.

Análise da estrutura intelectual No período 1, foram removidos os autores: – Não citados ao menos 3 vezes; – Não co-citados com pelo menos outros 2 autores em pelo menos 3 ocasiões. No período 2, foram removidos os autores: – Não citados ou co-citados pelo menos 4 vezes. Também se excluíram as relações de similaridade entre citações menores que 0,3.

Análise da estrutura intelectual Redes de co-citação

Análise da estrutura intelectual Identificação de clusters, indicando as áreas de conhecimento. Mudança de temáticas instrumentais e específicas (período 1) para outras de cunho mais estratégico e abrangente (período 2). Tema central em ADI deixa de ser a informatização (período 1) e passa a ser alinhamento da TI com os negócios e estratégias da empresa (período 2). Autores nas bordas da rede no período 1 deram origem a novas áreas temáticas. Os autores nas bordas do período 2 poderiam ser porta-vozes de novas temáticas?

Influência da estrutura social na estrutura intelectual Mecanismos sociais influenciam os padrões de citações dos autores. Se um indivíduo tem relações de co-autoria com outros, ele provavelmente adotará um quadro de referencial teórico compartilhado. No período 1, não havia preferência de citação das citações compartilhadas pelos integrantes de um componente. No período 2, há maior concentração das citações entre pesquisadores de um mesmo componente.

Conclusões Garantir uma boa co-citação na Web melhora o ranking de uma página. Várias ferramentas permitem a visualização e manipulação das redes. Redes sociais entre pesquisadores influenciam na co-citação de material teórico comum à rede.

DÚVIDAS?

Referências understanding-how-it-effects-your-seo/ The structure and function of complex networks – M. E. J. Newman On Visualization of Cocitation Networks – T. T. Chen, L. C. Hsieh Redes Sociais e Intelectuais em ADI: Uma Análise Cientométrica do Período – A. R. Graeml, M. A. Macadar, E. R. Guarido Filho, L. Rossoni