Texto imagético Prof. Karina Alem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Advertisements

Profa. Adriana Diaféria
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
Qualidade na aprendizagem com promoção profissional
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
SISTEMA DE PRONTUARIO SOCIAL INTEGRADO (SPSI)
AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.
SLIDES COM TIRINHAS ATENÇÃO AO RESPONDER!!!
Uso e normas da língua Linguagem
Cartum Texto humorístico que usa a linguagem não-verbal, combinada ou não com a verbal. Normalmente retrata situações universais e atemporais, satirizando.
HISTÓRIA Prof. Antonio Ive
BIOMETRIA.
Crônica Um gênero do cotidiano.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Cap Linguagem das histórias em quadrinhos.
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
Charge Cartum Caricatura
Jornal como Recurso Didático
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
Cap. 21. Polissemia Professora Ana Paula.
Relatório de Proposta de Projeto
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Informações implícitas
Importância da Leitura
PROJETO LER É SABER: O HUMOR NOS GÊNEROS DO FASCÍCULO II
Estratégias de leitura
Texto Dissertativo Argumentativo
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Linguagem publicitária
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Cap. 14. Inferências III: Charges e cartuns
CHARGE.
Saiba como interpretar imagens no Enem
. CARICATURA . CHARGE . CARTUM . TIRINHA/HISTÓRIA EM QUADRINHO (hq)  . PARÓDIA Qual é a diferença?
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Tecnologias da Informação e Comunicação
Escrita e Práticas Comunicativas
Leitura e interpretação de texto
Teoria e Prática de Leitura Daniel Bom Queiroz Turma A-2015
Avaliação de Língua Portuguesa
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
PROGRESSÕES E CONCLUSÕES NO ENEM
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
A COMPUTAÇÃO ALTERA OS COSTUMES Grupo: Mario Corrêa Rosana Aurélio.
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
A construção do sentido
Professor Jardson Brito
“Um país se faz de homens e livros”
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Evolução Histórica Pré-História
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
Finalidades da pesquisa científica
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Tópicos/habilidades obrigatórios. O Aluno não pode deixar de aprender.
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

Texto imagético Prof. Karina Alem

Parceria entre imagem e palavra Jornais e revistas normalmente trazem sátiras a determinado comportamento social ou fato político,elaboradas sob a forma de gêneros textuais que, em geral, aliam texto escrito e imagem.

Ao realizar a leitura de ambos os gêneros, é necessário analisar criticamente a charge ou a tira, observando os elementos linguísticos responsáveis pelo efeito de humor e/ou crítica. A charge, em especial , porque, muitas vezes, critica um fato político e acaba tornando-se agente de formação da opinião pública. Como contém poucas palavras, a força da argumentação reside, em sua maioria , na imagem.

Interpretação- Texto I

O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda a) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador. b) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões. c) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”. d) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança. e) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.

Resposta Comentário C-O humor da tirinha se deve sobretudo à confusão da personagem com dois diferentes sentidos de indicador: (1) um dos dedos da mão e (2) índice estatístico.

Texto II

Interpretação O argumento presente na charge consiste em uma metáfora relativa à teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnológico. Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnológico pode ocasionar a) o surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnológico. b) a mudança do homem em razão dos novos inventos que destroem sua realidade. c) a problemática social de grande exclusão digital a partir da interferência da máquina. d) a invenção de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social. e) o retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criação de ferramentas como lança, máquina e computador.  

Resposta Resp. A A charge reproduz a evolução do homem, desde os primatas até os dias atuais, e a associação de sua existência a instrumentos que facilitaram a vida humana, sendo um deles o computador, o “novo modelo tecnológico” do qual a humanidade se tornou dependente.

Questão 3. O homem evoluiu. Independentemente de teoria, essa evolução ocorreu de várias formas. No que concerne à evolução digital, o homem percorreu longo trajeto da pedra lascada ao mundo virtual. Tal fato culminou em um problema físico habitual, ilustrado na imagem, que propicia uma piora na qualidade de vida do usuário, uma vez que a) a evolução ocorreu e com ela evoluíram as dores de cabeça, o estresse e a falta de atenção à família. b) a vida sem o computador tornou-se quase inviável, mas se tem diminuído problemas de visão cansada. c) a utilização demasiada do computador tem proporcionado o surgimento de cientistas que apresentam lesão por esforço repetitivo. d) o homem criou o computador, que evoluiu, e hoje opera várias ações antes feitas pelas pessoas, tornando-as sedentárias ou obesas. e) o uso contínuo do computador de forma inadequada tem ocasionado má postura corporal.

Resposta E O desenho da charge possibilita observar a postura física do homem no percurso de sua evolução, eviden - ciando-se um retrocesso do homem contemporâneo à postura semelhante à do primata.

Ao ler charges, portanto, analise atentamente: *as personagens: quantos são e quem representam na vida real; *expressões, gestos, maneira como estão vestidos, postura das personagens; *características físicas e ações das personagens que se evidenciam; *ambiente em que estão inseridos; *relação entre o texto e a imagem (elementos verbais e não verbais)

Exercício A partir da leitura da imagem a seguir, elabore um texto argumentativo sobre a temática abordada.

Etapas de produção Identificação dos elementos do texto verbal e não verbal Levantamento de tese Elaboração de estratégias argumentativas: quem/onde/quando/como/por que/consequências