Implantação do Código Florestal Cadastro Ambiental Rural (CAR) Marco O. Morato Analista da Gerência Técnica e Econômica OCB Brasília, 13 de fevereiro de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL
Advertisements

DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.
Julho de 2009 Diretrizes Socioambientais e Instrumentos de Apoio Financeiro para a Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina.
Reunião de Gestores da Embrapa
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Secretaria do meio ambiente e Recursos Hídricos
Novo Código Florestal Votação – Câmara dos Deputados Propostas de Alterações para apresentação a Câmara dos Deputados Janeiro/2012.
2009.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
As consequências positivas do novo Código Florestal em relação à sustentabilidade ambiental e a segurança jurídica Deputado Federal Duarte Nogueira.
Banco do Brasil e o Agronegócio
4º Seminário Nacional de Gestão Pública Salvador 27 maio 2009 “Programa - Bases para o Desenvolvimento Municipal” Brasília / 2010 Programa Bases para o.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Marco Legal Compensação: Cotas de Reserva Ambiental e Servidão Florestal no estado do Pará, de acordo com o novo Código Florestal.
GERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE
Projeto Cidadania.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Avaliação econômica da floresta nativa em propriedades rurais, em face do novo Código Florestal Marcelo Leoni Schmid
O Código Florestal e a Propriedade Rural
Meio Ambiente ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE
Novo Código Florestal Lucélia Denise P. Avi Analista de Meio Ambiente
Síntese - Principais Pontos Seminário Técnico - CAR Brasília-DF - 22 e 23/09/11.
ADILTON DOMINGOS SACHETTI 19 de agosto de Programa Mato-Grossense de Regularização Ambiental Rural MT-LEGAL.
”Regulamentação” das “Exceções” em APP
Aspectos relevantes do Código Florestal (CAR - APP – RL)
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
ÁREAS CONSOLIDADAS EM RL Prof. Rafaelo Balbinot UFSM –FW 2012.
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
CÓDIGO FLORESTAL. Substitutivo ao PL 1.876/1999 Código Florestal (criado em 1965) 13 anos de discussão; mais de 60 modificações; Entre 1965 e 2009 foram.
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ
Regularização Fundiária No Município de Nazário Em 2013 deu-se início aos procedimentos da realização de leis e de execução da regularização fundiária.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
USO INDUSTRIAL DE IMÓVEIS Experiências e tendências Andre GeraldesLeandro Viecili.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Redação final do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 30, de 2011 (nº 1.876, de 1999, na Casa de origem). NOVO CÓDIGO FLORESTAL 1.
RECIVIL Módulo 3 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
BRUNO HENRIQUE BEILFUSS
ATER MARCO LEGAL.
O que é o CAR? É um registro público eletrônico de âmbito nacional com as informações das propriedades rurais, onde o produtor informa em uma imagem de.
O que é? 1° versão é de , foi promulgado um novo Código, o qual está em vigor até hoje Estabelece a Reserva legal Estabelece as Áreas de Preservação.
1.Escolha da Instituição Financeira Os recursos do Programa A B C podem ser solicitados por produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas.
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Ricardo Aguilar Galeno Data: 20/10/09.
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
ÁREAS CONSOLIDADAS EM App`s Prof. Rafaelo Balbinot UFSM –FW 2012.
Informações complementares sobre o preenchimento do CAR.
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
Discente: Clara Grazielly;
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
Parlamento Jovem 2010 Estudo de casos RESÍDUOS SÓLIDOS Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - GGCT / ALMG - março de 2010.
Programa Mais Ambiente: impactos nos processos administrativos e nas ações civis públicas Decreto Federal 7.029/2009 Seminário Grupo Amazônia Legal – Belém/PA.
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
4º Seminário de Meio Ambiente - CREA e OAB/SC Florianópolis/SC, 11 de maio de 2016 Insegurança Jurídica no Processo de Licenciamento Ambiental.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
Henrique Varejão de Andrade Procurador-Chefe Nacional PFE/IBAMA Setembro de 2014 “Grade Permanente de Direito Ambiental” Módulo Cadastro Ambiental Rural.
Programa Terra Legal Novembro de 2011 Sistema de Proteção da Amazônia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Ministério do Desenvolvimento.
CÓDIGO FLORESTAL Lei n /2012 Aspectos relacionados à Agricultura Familiar Brasília, 25/9/2014 Procuradoria Federal Especializada junto ao INCRA.
Iniciativa de Observação, Verificação e Aprendizagem do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e da Regularização Ambiental.
Aula 11 A proteção florestal. Proteção florestal e Constituição Art 225: 1º: Para assegurar a efetividade desse direito (ao meio ambiente ecologicamente.
Audiência Pública - Senado Federal Registro e licenciamento anual de máquinas agrícolas Paulo César Dias Júnior Ramo Agropecuário do Sistema OCB.
Implicações do PL 1876/99 nas áreas de Reserva Legal
AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, PISCICULTURA E EXTRATIVISMO NO AMAZONAS.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Transcrição da apresentação:

Implantação do Código Florestal Cadastro Ambiental Rural (CAR) Marco O. Morato Analista da Gerência Técnica e Econômica OCB Brasília, 13 de fevereiro de 2014

Cooperativismo Agropecuário É o atual número de cooperativas do Ramo Agropecuário Produtores rurais, agropastoris e de pesca associados à cooperativas agropecuárias, filiadas ao Sistema OCB É o total de empregos diretos gerados pelas cooperativas em Participação na produção agropecuária nacional. Fontes: OCB, Organizações Estaduais, IBGE e Conab. 48% Da capacidade estática de armazenamento de grãos nacional 21%

Fonte: IBGE Elaborado por Getec OCB. Cooperativismo Agropecuário Estratificação dos estabelecimentos associados à cooperativas Dos cooperados são pequenos produtores rurais, ou seja possuem com menos de 4 módulos fiscais 84%

Fonte: IBGE Elaborado por Getec OCB. 74%57%35%48%44%43%18%48% Trigo SojaArrozCafé Algodão Milho Feijão Total Participação dos associados de cooperativas na produção brasileira Produção associada: 48,9 milhões de t Produção Brasil: 102,8 milhões de t Cooperativismo Agropecuário

O cooperativismo é responsável pela inclusão dos agricultores no mercado Inclusão Prestação de serviços e acesso à tecnologia para os produtores Agregação de valor e atuação eficiente na cadeia produtiva Economias de escala nos processos de compra e venda Acesso a mercados Benefícios do Cooperativismo Agropecuário

Benefícios da Nova lei Desoneração da regularização ambiental das propriedades, através da metodologia do cadastro ambiental rural; Flexibilização a recomposição reserva legal e áreas de preservação para pequenas propriedades rurais, mas propiciando proteção aos remanescentes florestais existentes na propriedade; Manutenção dos instrumentos de preservação Reserva legal e Apps; Lei /2012

Sistema OCB Atenta aos desafios do cooperativismo, quanto à nova legislação florestal brasileira, o Sistema OCB desenvolve ações com entidades parceiras, que visam a disseminar o conceito estabelecido no Código. Também busca informar ao público cooperativista sobre os novos instrumentos presentes na legislação; Acompanha e participa da construção legal do tema nos Estados, com atenção especial ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) ─ que definirá as estratégias a serem utilizadas por cada estado brasileiro no atendimento ao novo Código Florestal. Foco

Sistema OCB - Acordo de Cooperação entre o Sistema OCB e o Ministério do Meio Ambiente, na produção de oficinas, cartilhas e ferramenta de apoios; - Participação no Grupo de Acompanhamento de Implantação do Código Florestal. - Acompanhamento legal junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e de legislações como: decretos, leis estaduais e Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin); -Gestão da Informação e Construção do Conhecimento, com implementação de fóruns de discussões, videoconferência, artigos e ofícios; Ações

Fato motivador -Feito o CAR o produtor estará cumprindo a lei e terá segurança jurídica para o produtor continuar a produzir; - Os produtores não tiverem passivos em relação a nova leis são considerados regularizados após o cadastramento; -Os produtores que possuírem passivo ambiental, mas realizarem o CAR, estarão aptos a receber credito rural, e se for o caso, terão as multas dos passivos gerados antes de 22 de julho de 2008 suspensas; - menor custo para a regularização da propriedade rural, principalmente em relação a comprovação da reserva legal; Lei /2012

CAR -É um instrumento simples que configura em um passo para a regularização ambiental da propriedade rural. -O CAR veio a substituir processos burocráticos e onerosos exigidos anteriormente, como a necessidade de averbação da reserva legal em cartório de imóveis e consequente necessidade de georreferenciamento das propriedades. - O cadastro consiste no levantamento de informações do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e remanescentes de vegetação nativa, através de um mapa digital a ser disponibilizado ao produtor rural. Conceito

Acordo de Cooperação Objetivo Oferecer acesso às cooperativas e seus cooperados informações necessárias para promover a regularização ambiental das propriedades e realizar o Cadastro Ambiental Rural; Público Alvo Beneficiários Produtos Cooperados/empregados de cooperativas do Sistema OCB; Unidades estaduais, suas cooperativas e cooperados do ramo agropecuário do sistema OCB. 1 ) Cartilha 2) Oficinas de preparação para o cadastramento rural (4 em 2013 e 7 em 2014) 3) Materiais didáticos, de apoio e disseminação da nova lei ambiental; 1 ) Cartilha 2) Oficinas de preparação para o cadastramento rural (4 em 2013 e 7 em 2014) 3) Materiais didáticos, de apoio e disseminação da nova lei ambiental;

Desafios da Regulamentação Urgência da publicação dos normativos necessários a instauração do Cadastro Ambiental Rural e demais dispositivos previstos na nova legislação que trarão a segurança jurídica ao campo brasileiro. Para os quais contamos com o empenho do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Crucial

Desafios da Regulamentação -Art. 42. É o Governo Federal autorizado a implantar programa para conversão da multa prevista no art. 50 do Decreto no 6.514, de 22 de julho de 2008, destinado aos imóveis rurais, referente a autuações vinculadas a desmatamentos promovidos sem autorização ou licença, em data anterior a 22 de julho de A atenção à este artigo tem por objetivo garantir incentivos à regularização de propriedades rurais que desmataram áreas sem a devida licença, porém não interferiram em nenhum instrumento como reversa legal, área de uso restrito ou área de preservação permanente. Principais pontos

Desafios da Regulamentação --Art. 61-B. Aos proprietários e possuidores dos imóveis rurais que, em 22 de julho de 2008, detinham até 4 (quatro) módulos fiscais... é garantido que a exigência de recomposição,...somadas todas as Áreas de Preservação Permanente do imóvel, não ultrapassará: I - 10% (dez por cento) da área total..., para imóveis rurais com área de até 2 (dois) módulos fiscais; II - 20% (vinte por cento) da área total..., para imóveis rurais com área superior a 2 (dois) e de até 4 (quatro) módulos fiscais. A atenção à este artigo tem por objetivo garantir que as propriedades que detenham até 4 módulos fiscais recebam o correto tratamento em relação à consolidação de áreas de preservação permanente, garantindo-lhes o direito de recompor até os limites estabelecidos. Principais pontos

Desafios da Regulamentação -Art. 67. Nos imóveis rurais que detinham, em 22 de julho de 2008, área de até 4 (quatro) módulos fiscais e que possuam remanescente de vegetação nativa em percentuais inferiores ao previsto no art. 12, a Reserva Legal será constituída com a área ocupada com a vegetação nativa existente em 22 de julho de 2008, vedadas novas conversões para uso alternativo do solo. A atenção à este artigo tem por objetivo garantir que as propriedades que detenham até 4 módulos fiscais e não possuam nenhum remanescente florestal em função de suas características ou da supressão permitida à época, não tenham que recompor área com finalidade de constituir Reserva Legal. Principais pontos

Desafios da Regulamentação -Art. 68. Os proprietários ou possuidores de imóveis rurais que realizaram supressão de vegetação nativa respeitando os percentuais de Reserva Legal previstos pela legislação em vigor à época em que ocorreu a supressão são dispensados de promover a recomposição, compensação ou regeneração para os percentuais exigidos nesta Lei. A atenção à este artigo tem por objetivo conferir às propriedades que atenderam a legislação vigente na época de abertura de suas áreas possuam o direito manter a utilização das mesmas. Principais pontos

Mais informações: Obrigado!