ADESÃO AO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO UMA QUESTÃO CULTURAL OU SÓCIOECONÔMICA Autor: Luiz Claudio Victor Rodrigues Unidade: M-DAE Gerência: M-GCT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Estado e o BNDES no apoio à
Advertisements

Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
“Medidores Individuais de Água para Edifícios Antigos”
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 003/2011-ADASA Reajuste Tarifário Anual dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário prestados pela CAESB.
Praça João Lisboa NP – Norma de Serviços Técnicos GERP Junho / 2011.
Conferência das Cidades Mato Grosso
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
O SANEAMENTO BÁSICO EM UBERLÂNDIA NO CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO DO BRASIL DE 1967 A 2013   Júber Donizete Gonçalves.
Londrina (PR) – Maringá(PR) Ano 2014 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 2)
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento Cadastro de Ligações e Pesquisa de Ligações Clandestinas CADASTRO DE LIGAÇÕES E PESQUISA DE LIGAÇÕES.
CIDADES + INTELIGENTES
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Atendimento a lotes situados em loteamentos
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
O aviso prévio Direito do Trabalho.
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
- População Atendida Nº Economias de Água Nº Economias de Esgoto Nº Municípios Atendidos Água325 - Nº Municípios Atendidos.
INTRODUÇÃO Conceito de meio ambiente: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Praça João Lisboa POP Abertura da OS de Miscelânea de Denúncia de Fraude de Energia - MS 206 Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho.
Prof. Rosana Augusto1 O Cliente e a Empresa Síntese.
PERMANENCIA DA CONEXÃO À REDE EM DOMICÍLIOS RURAIS RECÉM ELETRIFICADOS: UMA ANÁLISE DE DOMICÍLIOS NO ESTADO DA BAHIA/BRASIL 31 de Maio de 2013.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: Geraldo Antônio Moreira de Oliveira.
O Reserva Rotta Ely está localizado no Cristal, um bairro com grande variedade de comércio e serviços, inclunido o Barra Shopping. Esta.
A Cidade e o Urbano no Brasil: Teoria e método
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Iúna
Atendimento ao cliente e o código de defesa do consumidor
Secretaria da Infraestrutura Programa de Esgotamento Sanitário de Alagoas 2015/2018.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM EXPANSÃO E REPOSIÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO Brasília, 19 de agosto de 2015 Vitor Carvalho Queiroz Guilherme Abreu.
Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Autor: Eng.ª MÁRCIA TREVISAN VIGORITO XIX Exposição de Experiências.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Principais Realizações da Nova Gestão Engº Walter Gasi Diretor Presidente.
Agenda Cidadã 05/ Institucional e Valores Energisa 02 Tratativas técnicas e serviços 03 Planejamento do faturamento 04 Planejamento financeiro.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Elaboração de Estudos e Projetos com Ênfase em Analise Operacional em Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) Chrysthian Santiago de Araujo; Dieyner Souza;
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
ANÁLISE DAS DEFICIÊNCIAS NO ABASTECIMENTO PÚBLICO E NAS INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO Luiz Antonio de Oliveira Junior.
Regulação de Utilidades Públicas | Avaliação & Gestão de Ativos | Auditoria & Riscos O DESAFIO DA REGULAÇÃO ECONÔMICA: AS EMPRESAS ESTADUAIS DEVEM SER.
Fonte: IBGE Elaboração MP PIB (% aa) 94,1% executados até dez/ ,1% 21% executados até dez/ % R$ bilhões PAC 1 – PAC 2 –
Hidrometração Individualizada
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
APLICAÇÃO DO MODELO DE TARIFA BÁSICA OPERACIONAL – TBO ESTUDO DE CASO DO SAMAE DE JARAGUÁ DO SUL.
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
“A Cosntituição das Empresas Administradoras de ZPE sob Controle Privado: Aspectos Legais.
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO SEPARADOR ABSOLUTO
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Projetos e Obras de Esgotamento Sanitário MUNICÍPIOS INTEGRANTES DO NÚCLEO DE DEFESA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS (NBTS) 29/04/2011 Júlio César Rocha Mota.
Fiscalização da aplicação de Planos de Racionamento Estudo de Caso: Medina - MG 1.
Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Elisa Leonel Superintendente de Relações com Consumidores.
Campo Grande - Cidade Morena. 12ª REUNIÃO DO 01 e 02 de Junho de 2016.
CISAM – MO Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Meio Oeste de Santa Catarina WORSHOP - REGULAMENTO PRESTAÇÃO DO SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO.
Impostos municipais: IPTU, ISS, ITBI
CORSAN Bacia do Rio do Sinos Seminário sobre Esgoto e Resíduos Sólidos 1 - A visão Econômica do Investimento em Esgoto 2 - “CASES” Pró-Guaíba : Cachoeirinha/Gravataí.
Transcrição da apresentação:

ADESÃO AO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO UMA QUESTÃO CULTURAL OU SÓCIOECONÔMICA Autor: Luiz Claudio Victor Rodrigues Unidade: M-DAE Gerência: M-GCT – Dalton Ramaldes

Introdução Macro Processo Disponibilizar SES Sensibilizar líderes comunitários e população Quantificar e identificar clientes Vistoriar Entregar carta ao cliente com prazo de 60 dias para adesão Imóvel ligado ? Comunicar o cliente e implantar a tarifa de esgoto Realizar nova vistoria. SIM NÃO Comunicar o cliente e encaminhar ao órgão ambiental Comunicar o Ministério Público Estadual se ligação não foi realizada Notificar o cliente por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Problema Enfrentado

ARSI Resolução 008/2010 Art. 26: Toda construção permanente urbana em uso, situada em via pública beneficiada com redes públicas de abastecimento de água e/ou de esgotamento sanitário deverá interligar-se à rede pública, de acordo com o disposto no artigo 45 da Lei Federal n /2007 e artigo 54 da Lei Estadual n /2008, respeitadas as exigências técnicas do prestador de serviços. Art. 80: A determinação do volume de esgoto incidirá somente sobre os imóveis ligados às redes públicas de esgotamento sanitário e terá como base o volume de água consumido, real ou estimado.

Problema Enfrentado No Código de Defesa do Consumidor ao cobrar por um serviço não efetivamente prestado, a CESAN é enquadrada como infratora do § único do art. 42: O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Oportunidade percebida PREVISÃO PARA O PROCESSO DE LIGAÇÃO DE ESGOTO Total Existentes Águas Limpas I-GEP Guarapari PMV - Grande Vitória PMV - Terra Mais Igual Total

Oportunidade percebida Elevar o índice de atendimento na RM para 60% em 2011 Efetivar 108 mil ligações após conclusão das obras Obter retorno do investimento aplicado Ampliar e regularizar as concessões de serviços de água e esgoto Buscar novas fontes de financiamento para universalização Firmar-se como prestadora de serviços de esgoto Conscientizar cliente em relação aos benefícios do serviço Ser reconhecida como empresa socioambiental

Solução adotada Pesquisar o motivo da resistência à interligação ao SES Pesquisa COOPTTEC – CESAN – Bairros da Grande Vitória.

Solução adotada Intensificou as vistorias em Bairros de Classes Sociais e infraestrutura distintas PolígonoMunicípioMatrículas vistoriadas Bacia 4 Vitória 1979 BicangaSerra367 Campo Belo ICariacica285 CocalVila Velha117 Jardim BotânicoCariacica1662 ManguinhosSerra528 Marcílio de NoronhaViana200 Parque GramadoCariacica177 Rio MarinhoVila Velha1078 TOTAL6393

Solução adotada Pesquisar ao processo em outras concessionárias BAHIA / EMBASA - LEI Nº DE 1998 e Dec. Est. n° 7765/2000 Notifica o cliente informando rede coletora está à disposição para ligação no prazo de 90 dias. A partir do prazo, cliente passa a pagar a tarifa de esgoto. DF / CAESB –Dec. Nº DE 1999 e Lei Distrital n° 41/89 Proíbe a isenção do pagamento dos serviços de água e esgoto e obriga os clientes a realizar a ligação às redes recém- construídas. Se não houver resposta em 30 dias, a próxima conta de água será acrescida da tarifa de esgoto.

Resultados Ações focadas em grandes clientes Economias implantadas – jan a mai/2011 – unid. Incremento faturamento – x 25,95 = R$ ,10

Resultados Comparativo da adesão, imóveis abaixo do nível da Rua e das inconformidades nos bairros da Ilha do boi e do Frade, Campo Belo, Manguinhos e Bicanga

Resultados AçãoResponsávelPrazo Legislação - Resolução ARSIP-CAJ/D-MA30/09 Contratação emergencial empresa vistoriaM-GCT/M-DAE30/10 Projeto Mobilização ComunitáriaR-GRC/R-DRC30/08 Contratação empresa crescimento vegetativo M-GCT/M-DAE/M- DSE 30/12 Garantir Ação Fiscal das PrefeiturasD-MA/R-DRC30/08 Efetivar parceria com Ministério PúblicoD-MA- Projeto Ligação / Tarifa SocialR-GRC/R-DRC30/08 Inspeção Técnica das Obras Águas LimpasM-GCT30/12 Concluir estudo das propostas de consultoria M-DAE/R-DRC29/07

Conclusões A adesão ao SES é uma questão mais cultural do que socioeconômica Independente a classe social a que os clientes pertencem, existe resistência a interligação SES executados pela prefeituras apresentam elevado número de inconformidades Existe um número elevado de imóveis abaixo do nível da rede de esgoto existentes

D Ú V I D A S ?

OBRIGADO Eng o Luiz Claudio Victor Rodrigues Tel.: