Sobre a textura. A noção de textura relaciona-se com o contacto visual e táctil com o que nos rodeia. A textura é a pele de um corpo, de um qualquer corpo:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A LINHA © antónio de campos, 2011.
Advertisements

A LUZ E A SOMBRA © antónio de campos, 2012.
Perspetiva Isométrica
Análise de Imagem (Martine Joly)
Clouds are not spheres, mountains are not cones, coastlines are not circles, and bark is not smooth, nor does lightning travel in a straight line. Benoit.
Clouds are not spheres, mountains are not cones, coastlines are not circles, and bark is not smooth, nor does lightning travel in a straight line. Benoit.
A representação da Paisagem Natural
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Módulo/padrão.
Orientação & Mobilidade
Introdução aos Princípios e elementos de design
Expressão Plástica Luz / Cor.
Radioactividade Natural
Módulo Padrão 2008/ 09 Prof. Sandra Sousa.
Alimentação Alimentação saudável.
Artes Gráficas.
Texturas naturais Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na.
Com base no programa de projecto - no segundo semestre - a introduzir ou refinar os parâmetros cor, luz e textura nas formas tridimensionais propostas,
O Nascimento da Nova Arquitectura
OBJETIVO DO CURSOOBJETIVO DO CURSO Utilizar a câmera digital como forma de registro, atividade comercial e artística, com atenção e criatividade, articulando.
Módulo-padrão.
O DESIGN © antónio de campos, 2011.
Metodologia Visual Tridimensional
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Referencias Curriculares Nacionais
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
A estrutura e a forma.
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
04 de Dezembro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
Módulo 4- Design Multimédia
Por que se desenha.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
8ª SÉRIE/9° ANO Prof. Juliana Sena
Elementos Visuais.
TEXTURAS Textura Texturas naturais Texturas artificiais.
ILUMINAÇÃO NOS EDIFÍCIOS
Elementos Visuais Forma Textura.
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
Normas para Desenho Técnico
Do Funcionalismo ao Modernismo
FORMAS NATURAIS/ARTIFICIAIS RELAÇÃO FORMA-FUNÇÃO ELEMENTOS DA FORMA
Água.
Introdução ao Design Gráfico
Introdução ao Design.
Artes Digitais. Arte digital é aquela produzida também em ambiente gráfico computacional. O objectivo de dar vida virtual as coisas e também mostrar que,
DESENHO DE OBSERVAÇÃO.
CENTRO DE ESTUDOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES LTDA
Normas para Desenho Técnico
Granito Basalto Obsidiana Rochas vulcânicasRochas plutónicas São as mais abundantes na Natureza e constituem cerca de 95% dos materiais que constituem.
A Ubuntu é uma rede colaborativa de
SIMETRIA.
CFQ 8ºano NATUREZA DA LUZ. CFQ 8ºano NATUREZA DA LUZ Teoria Corpuscular Proposta por Isaac Newton, que explicava a luz como sendo constituída por pequenas.
Meios de Expressão e Representação I Introdução ao Desenho Técnico
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Aspectos a ter em conta:
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA Expectativas Valorização pessoal e profissional; Colmatar lacunas na formação académica das docentes nas áreas.
Enquadramento. O enquadramento de uma imagem é um daqueles conceitos que não são exclusivos do Desenho, usamo-lo também para a fotografia e para o cinema.
A FORMA. É a configuração exterior de um objecto ou de um corpo. Tudo o que nos rodeia tem forma. A luz modela as formas, produzindo efeitos visuais variados.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Preservar a água! Trabalho Elaborado por: Rute Rocha nº25 9ºB
SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio): 1 - Extensão duma área limitada 2 - A parte externa dos corpos, face. 3 - Aparência, aspecto 4 -
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
A Textura Ao aspeto visual de qualquer superfície chama-se textura.
Transcrição da apresentação:

Sobre a textura

A noção de textura relaciona-se com o contacto visual e táctil com o que nos rodeia. A textura é a pele de um corpo, de um qualquer corpo: mais ou menos rugosa, mais ou menos sulcada, mais ou menos regular, mais ou menos rica em termos cromáticos. Quando queremos transpôr uma textura para a linguagem do desenho ela transforma-se na ideia da aparência da matéria.

Textura natural e textura artificial

Textura natural é a que observamos à nossa volta, e que pode ser encontrada na natureza. Textura artificial é a aquela que se obtém pela manipulação de certos materiais, organizada segundo uma proximidade à aparência natural, ou segundo um modo normalizado ou informal que não é apenas orientado pelo mimetismo.

Textura regular e textura irregular

A textura regular apresenta um padrão normalizado. É usada por artistas plásticos, em projectos gráficos por arquitectos e arquitectos paisagistas, e na produção industrial de objectos. As texturas irregulares não resultam de um padrão normalizado que se baseie em repetições ou simetrias formais. As texturas produzidas pela Natureza apresentam muitas vezes características irregulares: o tronco de uma árvore, os sulcos numa rocha, ou as protuberâncias de um búzio.

Textura enquanto elemento formador de superfície

Se escolhermos acentuar a textura, em relação por exemplo à linha, podemos dar ao elemento representado um carácter físico mais forte, mais denso.

Textura enquanto elemento caracterizador das formas

A textura é um elemento caracterizador das formas, podendo se sugerir de que matéria é constituída a forma representada ou idealizada.

Textura enquanto elemento de normalização padronizada

As texturas regulares produzidas pela natureza e as texturas regulares produzidas industrialmente são utilizadas pelos arquitectos paisagistas nos seus projectos (por exemplo no projecto de um jardim) quer melhorando o nível de funcionamento dos equipamentos, quer em termos estéticos.

Valor Expressivo

De todos os pontos enunciados anteriormente podemos deduzir que a textura tem um importante papel expressivo na representação ou construção de formas bi e tridimensionais. A qualidade visual de um registo gráfico ou da representação do projecto de um objecto utilitário pode ser reforçada pelo recurso à textura.