Capítulo 24 - As disputas europeias e suas repercussões no Brasil Invasões francesas e holandesas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A presença estrangeira no Período Colonial
Advertisements

DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
COLÔNIA METRÓPOLE PROFESSOR IASBECK produtos manufaturados e escravos
O INFERNO PORTUGUÊS.
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS INVASÕES HOLANDESAS E A INS.
A presença estrangeira no Período Colonial
3.1- Colônias no contexto mercantilista
A União Ibérica e A Invasão Holandesa.
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
A UNIÃO IBÉRICA E AS INVASÕES HOLANDESAS
Aula 4 – União Ibérica ( ) História do Brasil Aula 4 – União Ibérica ( )
O NEGRO NO ENGENHO ۩ A solução para se chegar a um custo baixo de produção foi a utilização do trabalho escravo. Os portugueses já exploravam o mercado.
A Presença Estrangeira no Período Colonial.
Brasil Holandês.
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
As Invasões Holandesas no Brasil:
COLONIZAÇÃO DO BRASIL Segundo relatos históricos, a colonização do Brasil iniciou quando os portugueses, liderados por Pedro Álvares Cabral, aportaram.
UNIÃO IBÉRICA.
HISTÓRIA DO CRISTIANISMO I
UNIÃO IBÉRICA ( ) Colégio da Polícia Militar – Unidade Centro
Portugal e Brasil no século XVII
Séculos XVI a XVII Resumos para estudo Prof. Miquéias N. da Conceição
Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17 Avaliação Mensal Datas: 7º A/B/C/D
As Invasões Holandesas
INVASÕES HOLANDESAS ANTECEDENTES Financiamento Distribuição
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
Colonização Portuguesa na América
O Período pré-colonial
Invasões Estrangeiras e a Interiorização no Brasil
 O que hoje conhecemos como Países Baixos (Bélgica e Holanda) formavam, no final da Idade Média, duas regiões socioeconômicas distintas : Países Baixos.
BRASIL COLONIA II PROF: ADRIANO CAJU.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
União Ibérica e Brasil Holandês
A Economia Colonial. A Economia Colonial Proibição de manufaturas na colônia Mercantilismo Pacto Colonial Proibição de manufaturas na colônia Monopólio.
O SEGUNDO REINADO( ) CAP. 25. CONTEXTO EUROPEU Alinhamento cultural e ideológico em relação à Inglaterra –Europa envolvida pela Segunda Revolução.
PROGRAMA I ETAPA 8º ANO Capítulo 1 – O mundo moderno e a modernidade
Território era chamado de Santa Cruz; Exploração do Pau-Brasil da Mata Atlântica; O Brasil foi atacado pelos holandeses, ingleses e franceses. Imagem.
Carina Ribeiro Oliveira Talissa Teixeira Coelho.  No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO. A SITUAÇÃO ECONÓMICA CAUSAS DA CRISE ECONÓMICA Abandono das activi- dades produtivas e hábitos de luxo Naufrágios e ataques.
O ANTIGO REGIME EM PORTUGAL L’ANCIEN RÉGIME AU PORTUGAL.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII) O Bandeirantismo Aulas 52 a 54.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
Os reforços dos controles metropolitanos no século XVII Amaury Gremaud FESB I.
Ordens religiosas.
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
O OURO NO BRASIL.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
A União Ibérica. Retorno ao Norte de África A crise do império oriental, na segunda metade do séc. XVI, levou muitos portugueses a defenderem o regresso.
Motivos da ocupação de maiores porções de territórios:
A Revolução Francesa. No ano de 1789, uma revolução pôs fim à monarquia absoluta em França, dando lugar a uma nova ordem política, social e económica.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
INVASÕES NO PERÍODO COLONIAL
A HISTÓRIA DO BRASIL Brasil Colônia Ameaças externas.
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
Brasil holandês.
História – Gillianne Nunes
A crise do Império Português
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Transcrição da apresentação:

Capítulo 24 - As disputas europeias e suas repercussões no Brasil Invasões francesas e holandesas

Nos séculos XVI e XVIII - Inglaterra, França, Holanda, Espanha, Portugal disputavam as colônias existentes. França - duas tentativas de ocupar o Brasil: –1ª No Rio de Janeiro ( ) - Fundação França Antártica (motivo huguenotes fugindo de perseguições religiosas). –2ª No Maranhão ( ) - França Equinocial. Foram expulsos nas duas tentativas. Invasões francesas

Franceses no Brasil

Causas das invasões holandesas UNIÃO IBÉRICA E INVASÕES HOLANDESAS União Ibérica (1580 – 1640) –Período em que PORTUGAL e ESPANHA foram governados pelo mesmo rei. PORTUGAL foi dominada pela ESPANHA. –D. Sebastião (POR) morre em 1578 sem deixar sucessores. –D. Henrique, seu tio já idoso assume o trono e falece em 1580, também sem sucessores. –Felipe II, rei da ESPANHA invade o país e impõe governo conjunto. –Possessões portuguesas passam a ser da ESPANHA.

A UNIÃO IBÉRICA

Causas das invasões holandesas INDEPENDÊNCIA HOLANDESA (1581) - a Holanda pertencia a Espanha e depois de sua emancipação, estava tornando-se mais poderosa que a Espanha. EMBARGO AÇUCAREIRO - Os holandeses não podiam comercializar o açúcar brasileiro. CRIAÇÃO DA CIA DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS (1621) - visavam apoderar-se das grandes fontes produtoras de cana.

1ª Invasão holandesa ( ) Local: Bahia (Salvador) local mais conhecido pelos holandeses no Brasil. Com apoio da Espanha e Portugal - Matias de Albuquerque, utilizando a tática de guerrilha conseguem a rendição e expulsão os holandeses Holanda aprisionou uma frota espanhola, obtendo muito lucro (patrocínio para a segunda invasão holandesa).

2ª Invasão Holandesa ( ) Local: Pernambuco (centro açucareiro e com menos defesa por ser uma capitania particular). Fase da conquista rápida ( ). Traição do mestiço – Domingos Calabar. Fase da acomodação ( ) o que facilitou foi os senhores de engenho ficarem à favor dos holandeses (receberiam apoio para a reconstrução de seus engenhos). Houve o aumento na produção de açúcar / conquistaram zonas fornecedoras de escravos em Angola e Guiné (atrapalhando o tráfico negreiro).

Os holandeses no Brasil

Maurício de Nassau – governante holandês responsável pelo controle de PE e estabelecer um clima amistoso com os brasileiros. –Modernização e urbanização. –Embelezamento de cidades (com a vinda de artistas holandeses). –Recife tornou-se capital do Brasil holandês (pontes, calçamento de ruas, praças, construção do palácio do governo, observatório astronômico, teatro, zoológico, jardim botânico) e fez uma nova cidade ao lado de Recife “MAURÍCIA” (tudo para desfrute da elite). –Financiamento para donos de engenho. –Liberdade de culto. –Demitido em 1644 pela CIA. das Índias Ocidentais.

Nassau antes e depois

Motivos da expulsão Duque de Bragança é proclamado rei em Portugal (D. João IV) - Fim da União Ibérica. Jogo duplo português - reconhecia o domínio holandês por dez anos, porém, estimulava a Insurreição Maranhense (1642) e a Pernambucana (1645). Cobrança dos empréstimos concedidos aos senhores de engenho. Derrota holandesa em 1652 para Inglaterra (Oliver Cromwell - Atos de Navegação).

Principal motivo da expulsão holandesa

Consequências da expulsão dos holandeses (1654) Crise açucareira (Holanda - produz açúcar nas Antilhas - mais barato e de melhor qualidade)