Trabalho decente nas cadeias mundiais de abastecimento – O papel dos instrumentos e dos quadros nacionais Annie van Klaveren – Oficial Técnica, Unidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Advertisements

“As Empresas a Sustentabilidade”
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
A CONVENÇÃO ANTICORRUPÇÃO E SEU MECANISMO DE AVALIAÇÃO MÔNICA NICIDA GARCIA PRR 3ª Região 22/10/2008.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Organização Internacional do Trabalho O que é, como funciona
Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho
Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental através da Comunicação Social Communication on Progress COP 2008 Comunicação de Progresso 2008 Rádio.
ISO A NORMA INTERNACIONAL DE RESPONSABILIDADE E O MOVIMENTO SINDICAL
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Curso Direito à Memória e à Verdade
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Júlio de Jesus, Coordenador da Rede A Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos um projeto da APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Normas de Gestão na CARE
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
Website: ANFALPET - Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação Av.: Paulista, nº 1313 – 10º Andar –
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Foz do Iguaçu – 28/08/2008 Pacto Global. O que é o Pacto Global Iniciativa das Nações Unidas, propondo à comunidade empresarial, às agências da ONU e.
Ouvidoria Órgão de Participação Social
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Escritório Internacional do Trabalho Departamento de Empresas Multinacionais DECLARAÇÃO TRIPARTITE DE PRINCÍPIOS RELATIVOS ÀS EMPRESAS MULTINACIONAIS E.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão Mar/2011.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
REUNIÕES REGIONAIS.
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
Seminário Regional TRABALHO SEGURO NO AMBIENTE RURAL Experiência da Inspeção do Trabalho no Meio Rural Dorelland Ponte Lima Auditor-Fiscal do Trabalho.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho de 27 a 31 de julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
4º Inquérito Nacional de Responsabilidade Mútua na Prestação de Contas para o Fórum de Cooperação para o Desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL RESPONSABILIDADE SOCIAL IV Seminário Nacional de APLs de Base Mineral.
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico:
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
RESUMO SEMANA DE 23 A 27/05/ Objectivos do curso  A longo prazo  Reforçar as estruturas sindicais em especial em normas internacionais;
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
Sistematização dos Trabalhos da Primeira Semana Leitura das tarjetas em 05 minutos Responder as questões em 15 minutos.
A ACTIVIDADE NORMATIVA DA OIT Turim, setembro de 2010.
OIT o que é e o que faz Programa de Formação Sindical (ACTRAV)
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
SECRETARIAFORMAÇÃOSINDICALSECRETARIAFORMAÇÃOSINDICAL FORMACIÓN FACILITADORES - TUTORES EN TRABAJO DECENTE AL CUBO Buenos Aires 25/06 al 06/07/2012 O CURSO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CCHS – CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DISCIPLINA: DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO PROFESSORA: TATIANA CALANDRINO ALUNAS:
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Economia Informal, PME e Cadeias de Abastecimento Globais Guillermo Zuccotti Cadeias de Abastecimento Globais, Trabalho Decente e Estratégias Sindicais.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
Transcrição da apresentação:

Trabalho decente nas cadeias mundiais de abastecimento – O papel dos instrumentos e dos quadros nacionais Annie van Klaveren – Oficial Técnica, Unidade de empresas multinacionais

Empresas e trabalho decente Cumprir a legislação nacional  obrigações para todas as empresas multinacionais (locais, pequenas, grandes; nacionais e multinacionais) Respeitar os princípios das normas acordadas a nível internacional  instrumentos e quadros internacionais para orientar a conduta empresarial  empresas sustentáveis Coerência nas políticas destes instrumentos  orientação coerente para as empresas

Instrumentos da OIT de relevância para as empresas Declaração Tripartida de Princípios sobre as Empresas Multinacionais e a Política Social, 1977 (2000, 2006) Declaração da OIT relativa aos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, 1998

Declarac ̧ ão Tripartida de Princípios sobre as Empresas Multinacionais e a Política Social Único instrumento da OIT com recomendações para empresas, governos e interlocutores sociais em cinco âmbitos: política geral, emprego, formação, condições de trabalho e de vida e relações laborais Único instrumento tripartido global vinculado à dimensão laboral da conduta empresarial Encorajar a contribuição positiva das EMN e mitigar e resolver os efeitos negativos Enraizado no diálogo, a incluir o diálogo social Equilibra os papéis e responsabilidades de governos, EMN e organizações de empregadores e de trabalhadores, dos países de origem e de destino

Declaração EMN Política geral: Política geral: Obedecer a legislação nacional, respeitar as normas internacionais do trabalho, contribuir para as prioridades de desenvolvimento e a consecução dos PDFT Obedecer a legislação nacional, respeitar as normas internacionais do trabalho, contribuir para as prioridades de desenvolvimento e a consecução dos PDFT Emprego: Emprego: Promoção, segurança, igualdade de oportunidades e de tratamento Promoção, segurança, igualdade de oportunidades e de tratamento Formação: Formação: formação profissional e desenvolvimento de competências formação profissional e desenvolvimento de competências Condições de trabalho e de vida: Condições de trabalho e de vida: Salários e benefícios, idade mínima, saúde e segurança Salários e benefícios, idade mínima, saúde e segurança Relações laborais: Relações laborais: Respeito da liberdade sindical e do direito à negociação coletiva, consultas, queixas, disputas trabalhistas Respeito da liberdade sindical e do direito à negociação coletiva, consultas, queixas, disputas trabalhistas

Declaração EMN em ação Helpdesk da OIT para empresas sobre as normas internacionais do trabalho – Compreende um sítio web e um serviço de assistência: Compreende um sítio web e um serviço de assistência: Proporciona informações sobre como as empresas podem promover o respeito pelas normas internacionais do trabalho nas suas operações comerciais Proporciona informações sobre como as empresas podem promover o respeito pelas normas internacionais do trabalho nas suas operações comerciais Disponível para managers, trabalhadores, pesquisadores, etc. Disponível para managers, trabalhadores, pesquisadores, etc.

Screenshot homepage HD

“Empresas e trabalho decente” Módulo de aprendizagem auto- guiada em linha Proporciona uma introdução à Declaração EMN e a forma como as suas recomendações podem ser aplicadas Contém quatro estudos de casos interativos Fornece um resumo de outros instrumentos internacionais afins e as diferenças e complementaridades entre eles

Declaração EMN em ação Formação de capacidades dos mandantes tripartidos e conscientização com as EMN A escala nacional – ambiente regulatório e de políticas propício; alinhamento das políticas corporativas com os objetivos de políticas públicas – trabalho decente Diálogo a diversos níveis (nacional, setoral, local de trabalho) Discussões tripartidas durante as reuniões regionais da OIT

Relatório “Empresas Multinacionais, Desenvolvimento e Trabalho Decente” sobre a promoção e aplicação da Declaração EMN nas Américas (2014) Relatório “Empresas Multinacionais, Desenvolvimento e Trabalho Decente” sobre a promoção e aplicação da Declaração EMN nas Américas (2014) Realizado com base em questionários enviados aos mandantes tripartidos da região Realizado com base em questionários enviados aos mandantes tripartidos da região Discutido na 18ª Reunião Regional das Américas Discutido na 18ª Reunião Regional das Américas Respostas recebidasNú mero Governos9 Organizações de EMP15 Organizações de TRAB38 TOTAL62

Áreas de maior relevância:

Outros instrumentos: OIT Princípios e direitos fundamentais no trabalho Respeito da liberdade sindical e do direito de negociação colectiva Erradicar o trabalho forçado Erradicar o trabalho infantil Luta contra a discriminação Compromete todos os Estados membros da OIT (independentemente de ratificação da convenção) a promoverem e cumprirem estes direitos e princípios fundamentais no trabalho  dever moral de respeitar Incorporados na Declaração EMN  exorta as partes a contribuírem para a realização dos PDFT

Outros instrumentos: outras instituições Diretrizes da OCDE: Dez capítulos 1. Conceitos e princípios – Governo a empresas 2. Princípios gerais – cidadania corporativa 3. Divulgação de informação – pontual, regular, fiável e relevante 4. Direitos humanos – Quadro das Nações Unidas para as Empresas e os Direitos Humanos: “Proteger, respeitar e remediar” 5. Emprego e relações de trabalho – Declaração EMN 6. Meio ambiente – divulgação de informação sobre a saúde e segurança 7. Luta contra a corrupção, os pedidos de suborno e outras formas de extorsão 8. Interesses dos consumidores – segurança, qualidade, informação, privacidade 9. Ciência e tecnologia – promover a transferência de tecnologia e de conhecimentos 10. Concorrência 11. Questões tributárias – cumprimento local e pagamento atempado

Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas: As empresas deveriam... 1 Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos proclamados a nível internacional 2 Garantir que as suas próprias operações não envolvam vulnerações dos direitos humanos 3 Defender a liberdade sindical e reconhecer efetivamente o direito à negociação colectiva 4 Defender a erradicação do trabalho forçado ou obrigatório 5 Defender a erradicação efetiva do trabalho infantil 6 Defender a eliminação da discriminação com respeito ao emprego e à educação 7 Apoiar uma abordagem de precaução ante os desafios ambientais 8 Levar a cabo iniciativas para promover uma maior responsabilidade ambiental 9 Encorajar o desenvolvimento e difusão de tecnologias que respeitem o meio ambiente 10 Trabalhar contra todas as formas de corrupção, extorsão e suborno

Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos Três pilares: “Dever estatal de proteger; responsabilidade empresarial de respeitar; acesso a reparação para as vítimas” Abordagem de “devida cautela” para garantir que não haverá nenhum impacto negativo, abrangendo os contratos comerciais (cadeias de valor) Planos de ação nacionais para a sua aplicação

ISO Norma sobre responsabilidade social Norma voluntária internacional sobre a RSE elaborada pela ISO Oferece orientação; não é uma certificação Cobre sete âmbitos fundamentais da responsabilidade social, incluindo as práticas laborais Em âmbitos fundamentais sobre práticas laborais: Declaração da OIT de 1998; Declaração EMN; e Outras convenções da OIT.

Coerência política – Declaração EMN e outros instrumentos de RSE Declaração EMN da OIT, 1977, 2000, 2006 OIT 1998 Declaração sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho 4 Princípios do Trabalho Directrizes da OCDE para as MNE, 1976, 2000, 2011 Capítulo sobre emprego e relações laborais Capítulo sobre direitos humanos ISO Responsabilidade Social 2010 Capítulo sobre trabalho Capítulo sobre direitos humanos 2 Princípios de direitos humanos Quadro para as Empresas e os Direitos Humanos das Nações Unidas (2008) e Princípios Orientadores (2011)

Mecanismos de seguimento Declaração EMN: adotada tripartidamente e promoção do diálogo global (tripartido a escala nacional; entre empresa e sindicato; entre país de origem e de destino) Directrizes da OCDE para as MNE: os governos dos países da OCDE e aderentes – Pontos de Contato Nacionais (PCN) e instâncias específicas – orientação sobre “devida cautela” como parte duma conduta empresarial responsável

Mecanismos de seguimento Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre as Empresas e os Direitos Humanos: Conselho de Direitos Humanos – Grupo de Trabalho, Fórum Anual – Planos de Ação Nacionais – Pesquisa sobre remédios nacionais para as vítimas Pacto global: Comunicação sobre avances – Redes locais do Pacto Global

Muito obrigada pela sua atenção Contato: Annie van Klaveren