SINDAG – SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Advertisements

Produção de Leite – Brasil e Mundo Márcio Portocarrero Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Audiência Pública – 18/05/2010 – 14:30.
O Agro Brasileiro no Mundo
Proposta de regulamento Brasília, 2 de setembro de 2015
BALANÇA COMERCIAL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Formación Sindical sobre Empleo, Salarios y Piso básico de Protección Social 4 a 9 de Noviembre de 2010 México - Cancún.
Perspectivas do Trem de Alta Velocidade Bernardo Figueiredo Julho/2013.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
CONCEITOS Atividade exportadora de bens imateriais – atrativos naturais e culturais – por meio da oferta de serviços a consumidores estrangeiros, que.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Comissão de Assuntos Econômicos – CAE Senado Federal Brasília, 18 de junho de 2013 O Mapa Estratégico da Indústria
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
“Brasil e seu potencial no abastecimento mundial de Proteína Animal” São Paulo - SP – 11/06/2012.
AUDIÊNCIA PÚBLICA No Senado Federal Apresentação das Auditorias do TCU nos Instrumentos de Mitigação de Riscos da Atividade Agropecuária - Resultados Brasília,
A Adesão ao FMI e as “Décadas Perdidas”  Fernanda Pacheco de Souza  Greice Petri Machado.
REINTEGRA Audiência Pública Câmara de Deputados 19 de Novembro de 2013.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO BRASÍLIA, 10 DE SETEMBRO.
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
1 PANORAMA DO SETOR LÁCTEO BRASILEIRO Rodrigo Sant’Anna Alvim Presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA Brasília, 04 de abril de 2013.
1 Eduardo Loyo Junho de 2004 Perspectivas para a Economia Brasileira.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
TERCEIRO PAINEL IMPACTOS DA ESCASSEZ DE MOTORISTAS NOS CUSTOS.
6 de Maio de 2013 Ciclo de Debates: “Energia e Desenvolvimento do Brasil” Senado Federal Brasília Mauricio T. Tolmasquim Presidente BALANÇO DE OFERTA E.
1 Apresentação dos Resultados 2T14 São Paulo, 31 de Julho 2014.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional.
Avaliação da exposição aos agrotóxicos e uso de equipamento de proteção individual (EPI) em servidores da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp –
Caixa Econômica Federal Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias – VIFUG Superintendência Nacional Fundo de Garantia – SUFUG FGTS Fundo de Garantia.
Audiência Pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, em 25 de março de 2015 Disponibilidade e liberação de recursos do Programa.
Trabalha pelo desenvolvimento do setor de cruzeiros no Brasil. Associação sem fins lucrativos, criada em 2006, com o objetivo de auxiliar na regulamentação,
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
ABR- Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus.
IEA - USP 9 de novembro de 2006 Roberto Rodrigues AGROENERGIA: Cana e Alimentos.
Resultados 1º trimestre Relações com o Mercado Lucro Líquido Lucro Líquido de R$ 1,723 bilhão, sendo R$ 650 milhões em Seguros, Previdência e Capitalização.
O QUE FOI ABORDADO CENÁRIOS DE CRESCIMENTO DE OFERTA E DEMANDA, PELO PRODUTOR, SINDICATO DA DISTRIBUIÇÃO E ANP. SUGESTÕES TEMÁTICA DINÂMICA. RECOMENDA-SE.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Audiência Pública – 12 de março de 2015 Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado - CRA Debater.
Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações.
9º Ciclo de Palestras e Debates Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, Senado Federal Contribuições para o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação.
1 Luiz Augusto de Oliveira Candiota Novembro/2003 A viabilização do crescimento econômico e o papel do Mercado de Capitais.
A Recente Política Industrial Brasileira Mauricio Canêdo Pinheiro Pesquisador do IBRE/FGV Seminário Desempenho Exportador e Políticas Públicas Rio de Janeiro.
Secretaria de Aviação Civil Ministério da Defesa Secretaria de Aviação Civil Departamento de Política de Aviação Civil Brasília 17 de novembro de 2009.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE.
Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
04 de setembro de 2013 Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Segurança Operacional e o crescimento da Aviação Civil Brasileira Audiência.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
Serviço de Inspeção Municipal Municípios que instituíram por Lei o SIM.
BANCO DO BRASIL O FINANCIAMENTO DA INFRA-ESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL NOVOS PARADIGMAS Ana Flavia Lima.
ASBIPS - SIPS ASGAV – SIPARGS SINDILAT – RS SICADERGS Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 16 de junho de Informações.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
IMPACTO DOS MEGA EVENTOS NA Industria hoteleira brasileira JUNHO 2013.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle.
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
SETOR EXTERNO Prof.: Ricardo Clemente. Fundamentos do Comércio Internacional O que leva os países a comercializarem entre si ? LEI DAS VANTAGENS COMPARATIVAS.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI Nº /12 Paulo Alexandre Mendes Assessoria de Gestão Estratégica Gabinete do Ministro 22/5/2014.
AVIAÇÃO AGRÍCOLA NO COMBATE A VETORES. QUEM SOMOS - SINDAG o 25 anos em 2016; o Atuação em todo o território nacional; o 125 empresas associadas; o Total.
Desempenho da Indústria Catarinense. Produção Industrial Fonte: IBGE % Desempenho por UF - Jan-Ago 2009 / Jan-Ago 2008.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
BRASIL: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS Luiz Fernando Furlan Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Gestão Negócios Internacionais Profa. Valdnéa A Paula Santos
2012.
Janeiro / 2012.
COALIZÃO INDÚSTRIA Audiência do Excelentíssimo Senhor
Transcrição da apresentação:

SINDAG – SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA

ATIVIDADES DA AVIAÇÃO AGRICOLA  Pulverização Aérea na agricultura  Combate a Incêndios Florestais  Combate a Vetores  Adubaçao em florestas  Semeadura de pastagens  Povoamento de aguas

ORGÃOS REGULADORES E FISCALIZADORES  Ministério da Agricultura – MAPA  ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil

LEGISLAÇÃO  Decreto Lei 917 de 07 de setembro de 1969  Decreto , de 22 de dezembro de 1981  Lei do Aeronauta Lei 7.183/84  Codigo Brasileiro de Aeronautica Lei Nº  Intrução Normativa Nº 02, de 03 de Janeiro de 2008  Nota técnica MAPA 01/2011  RBAC 137 Operações Aeroagricolas

LEGISLAÇÃO ESPECIFICA DO MAPA  Aeronaves agricolas especificas para a atividade  Pilotos agricolas habilitados  Parametros climaticos de aplicação  Limites de distancia de proteção a povoamento e manciais  Relatório operacional  Receituario agronomico  Produtos Aprovados pela Anvisa e Ibama  Produtos Registrados no MAPA Pulverização Aérea  Equipamentos de proteção individual - EPI  Relatorio mensal das atividades da empresa  Patio de descontaminação das aeronaves

LEGISLAÇÃO DA ANAC  RBAC 137  Documentação das aeronaves  Documentação dos pilotos  Relatorios Mensal de horas de voo  Manual de Segurança de vôo  Certificado de Operador Aeroagricola

 Estados Unidos  Canadá  Austrália  Espanha  Portugal  Argentina Utilização da Aviação agricola no Mundo

Fonte Anac maio/2011.

Total de 231 Empresas Registradas Fonte Anac Julho/2013.

FROTA DE AERONAVES AGRICOLAS NO BRASIL Incluindo Operadores Privados Fonte Anac maio/2011.

Pessoas Envolvidas  Pilotos  456 Agronomos  Técnicos agricolas  Auxiliares  Pessoas diretamente

* * Milhões de Hectares  * * Pulverização aérea 24%

* Milhões de Hectares

DADOS OPERACIONAIS  Horas voadas/ano  Milhoes de Litros de combustivel  Milhões em Faturamento  Milhões Impostos

DIFICULDADES DO SETOR  Exesso de Legislação  Alta carga Tributaria 25% sobre o faturamento  Custo Elevado dos Combustiveis 32% do faturamento  Falta de pilotos agricolas  Falta linhas de créditos para financiamentos de aeronaves  Tentativas de Proibições da Atividade

BUROCRACIA  Exesso de Burocracia da Anac  Falta de Politica Estrutural da Aviação Civil  Lentidão nos processos de Registros de Empresas, aeronaves, pilotos  Dificuldade de comunicação com os Orgãos

CARGA TRIBUTÁRIA  Impostos :  Até 25% do faturamento  Outros paises em média 8%  Necessidade de Redução da carga tributária

COMBUSTIVEIS  Incentivos para Combustiveis :  Querozene R$ 4,80 (EUA R$ 1,58)  Gazolina R$ 4,20 (EUA R$ 1,89).  Exclusão da CIDE – Contribuição de Intervenção no Dominio Econômico.

FORMAÇÃO DE PILOTOS  Formação de Pilotos :  Falta de pilotos agricolas no mercado  Custo do Curso é muito alto para os jovens.  Criar Programas de financiamentos para pilotos para aviação Civil.

FINANCIAMENTOS DE AERONAVES  Financiamentos de aeronaves:  Dificuldade de acesso ao financiamento  Linhas de Creditos somente para Operadores Privados  Linha de credito BNDS anual.  65% frota são aeronaves com mais de 15 anos  Liberar financiamentos através do BNDS.

TENTATIVAS DE PROIBIÇÃO  Projetos de Proibição da Aviação Agricola:  PL 740/2003 Dep. Dr. Rosinha/PR  PLS 681/2011 Sen. Ana Rita/ES  PL 3614/2012 Dep. Padre Jõao/MG  PL 3615/2012 Dep. Padre Jõao/MG  Comunicado Ibama 19/07/2012.

PREJUIZOS COM RESTRIÇÃO  Quebra na produção agricola em 34%  Prejuizo Financeiro de 24 bilhões em  Falta de alimentos no Mundo  Quebra na cadeia economica, serviços, empregos, aumento no custo dos alimentos.  Redução das exportações  Queda da balança comercial  Aumento da Inflação

23 Drivers da demanda mundial Fontes: ONU (dez/2010) e FMI (abr/2011). Elaboração: Fiesp-Deagro Crescimento da População (bilhões) Rural Urbana Urbanização (bilhões)

24 PIB (2009) Emprego (2007) Exportação (2010) Brasil – a importância do agronegócio 23,1% R$ 735 bi 37% 37,9% US$ 76,4 bi Demais setores Fontes: CEPEA/USP, CNA, MAPA e MDIC. Elaboração: Fiesp-Deagro

Nelson A Paim Presidente (51)