Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Letramento: um tema em três gêneros
Programa de Ética e Cidadania
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Enquanto isto na roça....
LETRAMENTO.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Linguagem, alfabetização e letramento
Programa Ler e Escrever
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
A produção do fracasso escolar
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
A compreensão na leitura
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Orientação Técnico-Pedagógica
Profa. Reane Franco Goulart
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
Os conceitos de alfabetização
LETRAMENTO E O FORTALECIMENTO DAS VIRTUDES CRUZ ALTA 2014
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Alfabetização e Letramento
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
MEDIAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
SANTA MARIA, JUNHO/2012.
Ano 2 Unidade 1.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROFª Leila de Souza Ganem
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
PROFª. Leila de Souza Ganem
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Uma proposta de discussão
Didática da Alfabetização
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Abrir o Apetite Poético
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
A pré história da linguagem escrita
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Aula de 8/03 aprendizagem da escrita - abordagem construtivista
ALFABETIZAÇÃO.
O que é alfabetização?.
Transcrição da apresentação:

Alfabetização e /ou letramento?

O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do letramento no Brasil, do illettrisme, na França, da literacia, em Portugal, para nomear fenômenos distintos daquele denominado alfabetização (...) “

O que é letramento? O pressuposto dessa discussão nos outros países foi a constatação de que embora a população estivesse toda sendo alfabetizada, crescia o iletrismo, ou seja, a falta de uso adequado da linguagem escrita em contextos sociais de trabalho, lazer, etc.

O letramento no Brasil No Brasil, onde parte da população não consegue sequer atingir com êxito a alfabetização, o conceito de letramento acabou se misturando com o de alfabetização, gerando confusões e problemas. Como resultado desse processo, o ensino sistemático das relações entre fonemas e letras, passou a ser visto como algo secundário.

Questão para refletir: O que seria a “desinvenção” da alfabetização? Desinvenção seria a perda da especificidade da alfabetização: deixar de ensinar de modo sistemático as relações entre fonemas e letras

Questão para refletir: O que seria a “Re-invenção” da alfabetização? Por que é necessário? Por que é perigoso? Retomada da especificidade da alfabetização – necessário Volta mecânica aos métodos tradicionais - perigoso

Questões problematizadoras 1.Quais as principais diferenças entre alfabetização e letramento? 2.Como se poderia alfabetizar e promover o letramento ao mesmo tempo?

Alfabetização e Letramento ALFABETIZAÇÃO A Linguagem Escrita é objeto de estudo sistemático Focada nas relações grafema- fonema Requer o domínio dos processos de codificação e decodificação É um processo finito, que ocorre basicamente na escola LETRAMENTO A Linguagem Escrita é um instrumento em contextos sociais Focado na leitura e produção de textos Requer o domínio do uso social da escrita É um processo permanente que ocorre ao longo da vida e em todas as instâncias da prática social

Alfabetização E letramento UNIDADE DIALÉTICA: A inserção autônoma nas práticas de letramento acontece se o indivíduo está alfabetizado. Do mesmo modo, a alfabetização somente se realiza de fato a partir do momento em que o aprendiz se torna capaz de ler e escrever textos em situações reais da prática social.

Como o letramento tem se inserido na prática da alfabetização Os métodos tradicionais e as cartilhas enfatizavam a alfabetização (o letramento era visto como uma etapa posterior), porém de modo mecânico As propostas construtivistas enfatizam o letramento e consideram a alfabetização como um processo de construção de hipóteses sobre a escrita que ocorre ao longo da escolarização

Atividade tradicional : Muitos foram (e ainda são) alfabetizados assim mas se tornam letrados por esforço próprio, apoio familiar, necessidades da vida social, etc... Assegurar a alfabetização, ainda que mecânica, permite o caminho para o letramento. A recíproca não é verdadeira. Por isso não se pode condenar essas práticas e materiais.

Atividade construtivista

Partir de um texto, mas destacar uma palavra para o estudo das relações entre fonemas e letras TEXTOFRASEPALAVRASÍLABALETRASFONEMAS LETRASFONEMAS

Explicar as relações entre fonemas e letras e assegurar sua memorização Recorrer a processos de decomposição (separação em sílabas, letras e fonemas) e recomposição (formação de palavras e frases) com fonemas, letras e sílabas. Usar recursos mnemotécnicos (famílias silábicas, musiquinhas, associação com imagens, etc.)

Organizar uma sequência de palavras-chaves (geradoras) Cada palavra-chave permite apresentar e trabalhar com um conjunto determinado de relações entre fonemas e letras, além de problemas reais da prática social. Com uma sequência de palavras (de 18 a 22) de grande relevância e significado para os alunos é possível cobrir as principais regras do sistema alfabético-ortográfico, permitindo um acompanhamento e avaliação do processo.