C OORDENAÇÃO G ERAL DE E DUCAÇÃO B ÁSICA A TUALIZAÇÃO DOS PPCS PARA 2016 Pedagoga Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGULAMENTO DA GRADUAÇÃO RES. 103/06 - CONSEPE
Advertisements

ENSINO MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Sistema de Cadastro de Alunos Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Centro de Informações Educacionais – Cie.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Curso Técnico em Meio Ambiente
Prefeitura municipal de Imperatriz
Organização Curricular
Orientação Técnica Escolas Particulares.
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
Atividades Complementares no âmbito do ENG
Aproveitamento de Estudos
Deliberação CEE nº 77/08 Currículo do Ensino Fundamental e Médio na LDB A Lei Federal 9394/1996 define:” os currículos do ensino fundamental e médio devem.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
SISTEMA DE CONTROLE DE CONVÊNIOS
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes2009 Unioeste Pró-Reitoria de Graduação Assessoria de Legislação Educacional.
ESTÁGIOS.
CELEM: uma realidade no ensino de espanhol
Prática como Componente Curricular
Universidade Federal de Itajubá
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: O ESTADO DA ARTE DOS.
PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
O papel do Estagio na Formação de Professores
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Lei de Diretrizes e Bases
2º Ciclo de Acompanhamento Formativo ESTÁGIO PROBATÓRIO.
Avaliação e Perspectivas dos Cursos de Graduação do IFPA.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
EDUCAÇÃO BÁSICA BASES LEGAIS
Transcrição da apresentação:

C OORDENAÇÃO G ERAL DE E DUCAÇÃO B ÁSICA A TUALIZAÇÃO DOS PPCS PARA 2016 Pedagoga Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira

C ONTEXTUALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E R EGULAMENTAÇÃO DOS PPCS Maio 2015, ao assumirmos a CGEB iniciamos de imediato uma ação de regulamentação de PPCS com as seguintes pendências: sem ato e atos com data expirada, sem disciplinas obrigatórias por lei (Filosofia, Sociologia), diferenças entre a matriz cadastrada no SCA e a matriz curricular executada na prática pedagógica, atualização de Nº de vagas nas portarias para novas ofertas.

Em 09 de setembro de 2015 foi encaminhado o MEMO Nº18/2015 com as orientações referentes a legislação e regulamentações internas para atualizações dos PPCS, este memorando determinou o prazo até dia 30/09 para envio dos PPCS com estas alterações.

R ECOMENDAÇÕES DO MEMO N º 18/2015 Instrução Normativa nº 01/2014-PROEN/IFPA, que instrui e normatiza a inclusão das disciplinas de Filosofia e Sociologia (Lei Nº de 2/06/2008) nos currículos dos cursos de educação profissional técnica de nível médio do Instituto Federal de Educação. Resolução nº 235/2014-CONSUP/IFPA, que estabelece os procedimentos a serem adotados para autorização de criação de cursos, aprovação, atualização ou aditamento de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). c) Resolução nº41/2015-CONSUP/IFPA, que aprova o Regulamento Didático Pedagógico do Ensino, do IFPA,

Resolução nº 01/2014-CNE/CEB, que atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Atendimento ao disposto do Regulamento Didático Pedagógico do Ensino sobre como definir a carga horária do componente curricular, que deve corresponder ao produto da relação da quantidade de horas-aula semanais multiplicada por, no mínimo, 20 (vinte) semanas letivas, por semestre (anexo 1)

A TUALIZAÇÕES DOS PPCS PARA 2016 Regulamento Didático Pedagógico de Ensino / Resolução Nº 041 de 21 de maio de Art.1º, Das Diretrizes Gerais explica “Este regulamento regerá os procedimentos didático-pedagógicos e administrativos das atividades acadêmicas referentes ao Ensino do IFPA...” Legislações

R EGULAMENTO D IDÁTICO P EDAGÓGICO DE E NSINO / R ESOLUÇÃO N º 041 DE 21 DE MAIO DE Nas Disposições Transitórias (pág.104), O Art. 382 estipula um prazo máximo de 06 meses a partir da data de aprovação deste regulamento para os cursos que não possuem Plano Pedagógico de Curso apresentarem os mesmos ao CONSUP, sob pena de suspensão de oferta de vagas nos processos seletivos subsequentes. No Art. 394 está estipulado que o prazo para os ingressantes a partir de 01 de janeiro de 2017 aplicar-se-á todos os dispositivos deste regulamento Art. 395 estabelece até 31 de maio de 2016 para atualização dos PPCS.

R EGULAMENTO D IDÁTICO PEDAGÓGICO DE E NSINO Capítulo II, o Art.112 que trata do Regime Didático, o (pág.34) explica que os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio ou de Nível Superior de Graduação deverão definir um dos três regimes: Semestral, Anual ou Modular. Capítulo IV, Art. 121, que trata do turno de funcionamento,(pág. 37) orienta como será organizada a jornada acadêmica diária em horas aula por turno: No turno diurno até 6 (seis )horas-aula presenciais por dia, no turno noturno até 5 (cinco) horas aula, no turno integral até 9 (nove) horas aula e para os cursos de caráter especial. Para os Cursos de Formação Inicial e Continuada, os que ocorrerem durante a semana terão 4 (quatro)horas aula presenciais por dia e os que acontecerem durante os finais de semana 8(oito) horas-aula, respeitando o intervalo entre os dois turnos de no mínimo uma hora.

R EGULAMENTO D IDÁTICO PEDAGÓGICO DE E NSINO Capítulo VII, Da avaliação da Aprendizagem, ART.276, a Média Final (MF) que aumentou de 6,0 para sete. Capítulo VII, o Art. 269 (pág. 72), ao se tratar de estudantes dos cursos de Formação Inicial e Continuada, a avaliação destes estudantes será mensurado por conceito “apto” ou “inapto”, explicando que será considerado “apto” o aluno que obtiver aproveitamento a partir de 70% nas atividades relativas a verificação da aprendizagem em cada componente curricular. E o estudante que obtiver aproveitamento abaixo de 70% ou comparecer a menos de 75% das atividades escolares será considerado “inapto”.

Resolução nº 01/2014-CNE/CEB, que atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Atendimento ao disposto do Regulamento Didático Pedagógico do Ensino sobre como definir a carga horária do componente curricular, que deve corresponder ao produto da relação da quantidade de horas-aula semanais multiplicada por, no mínimo, 20 (vinte) semanas letivas, por semestre (anexo 1)

L EGISLAÇÕES Lei Nº de 18 de agosto de 2008, alterou o Art.26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que passou a vigorar com a inclusão do parágrafo 6º, dando ao ensino da música caráter obrigatório como conteúdo na disciplina de Artes; estabeleceu três anos para os sistemas de ensino se adaptarem as exigências estabelecidas na legislação. Lei Nº de 10 de março de 2008, inclui a obrigatoriedade da temática, “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena “ nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, público e privado § 2º explica que serão ministrados conteúdos no âmbito de todo o currículo escolar, em especial (principalmente, de preferência ) nas áreas de Educ. Art., Literatura e História.

Lei Nº de 05 de agosto de 2005, estabeleceu a inclusão da Língua Espanhola no Ensino Médio, orientando que o ensino desta língua estrangeira é de oferta obrigatória para a escola e de matrícula facultativa para o aluno, estipulou um prazo de 5 anos para as adaptações previstas nesta lei. Lei Nº de 1º de outubro de 2003, Estatuto do Idoso, o art.22 recomenda que nos currículos dos diversos níveis de ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.

Lei Nº de 27 de abril de 1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, explica no Art. 9º que a educação ambiental deverá ser desenvolvida nos currículos das instituições de ensino públicas e privadas desde a educação básica até o ensino superior, não como disciplina específica, mas prática educativa integrada contínua e permanente.

Obrigada !