INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Prof. Dr. Roberto Morais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
Instrumentos da Pesquisa em Educação
Sumário – Metodologia/21-06
PESQUISA 15:20.
CONCEITOS ELEMENTARES
Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística.
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
Instrumentos de Levantamento de Informações
Instrumentos da Pesquisa Qualitativa
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11
Métodos de Investigação
Definição e critérios de elaboração
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Aula 2- Elaboração de Questionários
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Questionário Sociolinguístico
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PROJETO DE PESQUISA PROPOSTA OBJETIVO PÚBLICO ALVO OU UNIVERSO
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
Práticas Investigativas
Resumo do curso Prof. Natalia Braguez.
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
ETAPA DA COLETA DE DADOS
Coletando informações
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil.
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
COMO ELABORAR QUESTIONÁRIOS
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Instrumentos de Levantamento de Informação
Unidade III Técnicas de Investigação
TEMA E PROBLEMA.
Função Planejamento GUI I
Professora Michelle Luz
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Técnicas de Coleta de Dados
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Prática Investigativa 2
METODOLOGIA COLETA DE DADOS.
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA
Instrumentos da Pesquisa Qualitativa
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
Passos para compreenção da Metodologia Científica de forma Prática
Capítulo 5 – Coleta e Processamento de Dados
Observação Direta Intensiva e Observação Direta Extensiva
Coleta de dados Entrada no Campo.
Entrevista.
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa Prof.ª Marilena Olga Koch
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Coleta de dados questionário.
Transcrição da apresentação:

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Prof. Dr. Roberto Morais

ENTREVISTA É um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. TIPOS DE ENTREVISTAS Estruturada: é aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido. Não estruturada: o entrevistado tem liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção que considere adequada. Painel: consiste na repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas, a fim de estudar a evolução das opiniões em períodos curtos.

MEDIDAS EXIGIDAS PARA A PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA Planejamento da entrevista Conhecimento prévio do entrevistado Oportunidade da entrevista Condições favoráveis Contato com líderes Conhecimento prévio do campo Preparação específica

PRINCIPAIS PROBLEMAS COM A TÉCNICA DA ENTREVISTA Falta de motivação do entrevistado. Inadequada compreensão do significado das perguntas. Fornecimento de respostas falsas. Inabilidade do entrevistado para responder. Influência exercida pelo aspecto pessoal do entrevistados com o entrevistado.

QUESTIONÁRIO É um instrumento de coleta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador. CUIDADOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO Conhecer o assunto Cuidado na seleção das questões Limitado em extensão e em finalidade Codificadas para facilitar a tabulação Indicação da entidade organizadora Acompanhado por instruções Boa apresentação estética

CONSTRUÇÃO DO QUESTIONÁRIO Consiste em traduzir os objetivos da pesquisa em perguntas claras e objetivas. TIPOS DE QUESTÕES a)Aberta: são as que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria e emitir opiniões. Entretanto, apresenta alguns inconvenientes:  Dificulta a resposta ao próprio informante, que deverá redigi-la.  O processo de tabulação.  O tratamento estatístico e a interpretação. A análise é difícil, complexa, cansativa e demorada.

b) Fechada: são aquelas em que o informante escolhe sua resposta entre duas opções. Este tipo de pergunta, embora restrinja a liberdade das respostas, facilita o trabalho do pesquisador e também a tabulação, pois as respostas são mais objetivas. c) Múltipla escolha: são perguntas fechadas mas que apresentam uma série de possíveis respostas, abrangendo várias facetas do mesmo assunto. A técnica da escolha múltipla é facilmente tabulável e proporciona uma exploração em profundidade quase tão boa quanto a de perguntas abertas. A combinação de respostas múltiplas com as respostas abertas possibilita mais informações sobre o assunto, sem prejudicar a tabulação.

PRÉ-TESTE DO QUESTIONÁRIO/ENTREVISTA A análise dos dados, após tabulação, evidenciará possíveis falhas existentes: Inconsistência ou complexidade das questões. Ambigüidades ou linguagem inacessível. Perguntas supérfluas ou que causem embaraço ao informante. Questões que obedeçam a uma determinada ordem. Se são muito numerosas.

Exemplo de questionário utilizando uma escala de Thurstone (Fonte: Adaptado de BRANDALISE, 2005). Escala Intervalar.

Exemplo de questionário utilizando uma escala de Likert (Fonte: Adaptado de BACKER, 1995). Escala Intervalar. As escalas podem ser planejadas com valores positivos, de 1 a 5 ou valores positivos e negativos, passando por zero, de +2 a -2, por exemplo.

1. Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino 2. Idade: _________ Anos completos. 3. Estado Civil: ( ) Solteiro(a) ( ) Casado(a) ( ) Separado(a) / Divorciado(a) ( ) Viúvo(a) ( ) Vivo com companheira ( ) Vivo com companheiro 4. Naturalidade: ( ) Brasileiro(a) ( ) Estrangeiro(a) naturalizado(a) Modelo de Questionário Fechado (Fonte: Adaptado de BACKER, 1995).

1. Você presta algum tipo de serviço assistencial, ajuda financeira ou trabalho voluntário? (múltipla escolha) ( ) Sim, a entidades filantrópicas (AACD, APAE, Associação Pestalozzi, ou outros) ( ) Sim, a instituições de caridade que cuidam de crianças com câncer, HIV ou com algum tipo de deficiência ( ) Sim, a creches, orfanatos e/ou asilos de idosos ( ) Sim, a iniciativas de comunidades e associações religiosas ( ) Sim, junto a iniciativas privadas (Ação Criança, Instituto Ayrton Senna, outros) ( ) Sim, junto a organizações não governamentais (UNICEF, Greenpeace, Amigos do Bem, Anistia Internacional, Médicos Sem Fronteiras, outros) ( ) Sim, a escolas ( ) Sim, a hospitais ( ) Sim, outros: ______________________________________ ( ) Não Modelo de Questionário – Múltipla Escolha

Critério 1 – Liderança 1. Qual pensa que seja a missão* da Organização onde trabalha? (*A razão de ser de uma organização.) 2. Conhece a visão* formulada para esta Organização? Em caso afirmativo, explicite-a em traços gerais e diga-nos como teve conhecimento dessa visão? (*Fotografia do futuro. O que a organização pretende fazer e alcançar a médio e longo prazo.) 3. Contribuiu de alguma forma para a construção da missão e visão desta Organização? Em caso afirmativo, de que forma? Modelo de Questionário/Entrevista

Softwares Gratuitos na Internet Quicksurvey.com Surveymonkey.com Survio.com Google.com