Ciclo de Debates Comércio Exterior e Logística Porto de Salvador / Panorama e Perspectivas AMCHAM Brasil/Salvador ASSOCIAÇÃO DE USUÁRIOS DOS PORTOS DA BAHIA Marconi Andraos Oliveira
ASSOCIAÇÃO DE USUÁRIOS DOS PORTOS DA BAHIA - USUPORT Identidade Reúne os clientes consumidores dos serviços portuários, os donos de cargas, importadores e exportadores. Desenvolve um trabalho de cidadania, focado no interesse coletivo e difuso. Valores Ética Cooperação Determinação Transparência Independência Visão Ser reconhecida como a entidade associativa mais representativa e acreditada, na permanente busca de competitividade, segurança e excelência em logística na Bahia. Missão Representar os associados donos de cargas, usuários dos portos da Bahia e de suas vias de acesso, promovendo a competitividade sustentável da logística no transporte de cargas.
RELATÓRIO DE COMPETITIVIDADE GLOBAL World Economic Forum Index (Brazil)Rank/142 Global Competitiveness53º - Basic requirements83º - - Infrastructure64º Quality of overall (transport) infrastructure 104º Quality of railroad infrastructure91º Quality of roads118º Quality of air transport infrastructure122º Quality of port infrastructure130º
Comércio Exterior da Bahia no Brasil Participação (%), base em dólar Fonte: Secex/Mdic
“Custo Bahia” / Porto de Salvador Estimativa de custos adicionais para carga conteinerizada Relativo ao Comércio Exterior em 2011 Custos adicionais portuáriosValores Em R$10 6 Transferência portos outros Estados130 Tarifas excessivas sem regulação37 Espera para atracação de naviosN/D TOTAL167 Fontes: Secex, Codeba, FGV, IBGE, portos de Itajaí, Paranaguá e Pecém
O COMÉRCIO EXTERNO DA BAHIA A mudança de 2005 para % 24% 12% 11% 21% 19% 14% 19% 15% Fonte: Secex/Mdic 2011 Faltam conexões 53% 43%
Movimentação de contêiner no Brasil Ranking dos principais Estados Em unidades ºSP1.247SP1.478SP1.604SP1.655SP1.745SP1.474SP ºSC508SC550SC564SC585SC559SC480SC573 3ºRS351RS405RJ420RJ437RJ485RJ383RS394 4ºRJ345RJ364RS368RS365RS370RS377PR315 5ºPR225PR246PR291PR341PR341PR359RJ303 6ºES146ES168ES192ES204AM203PE162AM232 7ºBA122BA132BA142PE158PE201ES153PE217 8ºPE88PE109PE116BA144ES198BA150ES180 9ºAM64AM47AM97CE126BA163AM147BA150 10ºCE59CE46CE94AM75CE132CE121CE144 Fonte: Antaq – Anuário Estatístico Portuário 2010
Fonte: Datamar
As perdas devidas à insuficiência da oferta de terminais de contêiner em Salvador Cargas embarcadas e desembarcadas em portos de outros Estados; Cargas desembarcadas e nacionalizadas em outros Estados; Linhas marítimas regulares que deixaram Salvador; Armadores que fecharam suas filiais ou escritórios em Salvador; Cadeia de serviços diminuída: transportadores rodoviários, armazéns, despachantes etc. Impostos dos governos federal, estadual e municipal; Enfim, empregos e riquezas transferidas para outros Estados.
Administração do Porto de Salvador Fatos: Partilha da gestão entre partidos políticos; Sete presidentes em 9 anos (2003 a 2012); Ambiente facilitado para a captura; Suspensão dos projetos de expansão, os arrendamentos. Consequências: perda de competitividade; imensos prejuízos para a economia baiana. Sem foco no cliente
Principais questões do Porto de Salvador 1) Recorrente falta de infraestrutura para navios porta-contêiner = necessidade de ampliar desde 2005; Em 2006, mercado para 3 berços; Em 2008, mercado para 4 berços; Em 2012, mercado para 4 berços. Faltam mais linhas regulares de navegação para todos os destinos, inclusive a cabotagem (a competição no transporte marítimo não existe por falta de terminais) – mínimo de 22 linhas de longo curso e 6 de cabotagem; 2) Conduta Monopolística = Preços de serviços exagerados e não regulados. THC > US$300; Fornecimento de energia para contêiner reefer R$200/dia.
Resumo da Situação do Porto de Salvador 6º ENCONTRO DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES “Brasil: Sem Medo de Crescer” 12 Quantidad e insuficient e Regulaçã o débil Barreiras de entrada Sistema logístico travado EFEITOS Preços altos Produtividade baixa Serviços limitados Concorrência limitada Competitividade baixa de produto EFEITOS Ineficácia Competitividade baixa do país Barreira ao desenvolvimento Manutenção pobreza e miséria Círculo vicioso
Condutas do Monopólio THC preço acima do contrato Preço adicional de segurança ISPS Code Cobrança de armazenagem compulsória Preço adicional de hora extra Preço adicional da THC2 Venda casada de serviços Redução prazo de franquia de 10 p/ 7 dias embarque Estrutura de Mercado - Terminal de Contêiner Experiência dos Usuários com o monopólio
Estrutura de Mercado ATRAÇÃO DE LINHAS E EFICIÊNCIA DO SERVIÇO Escolha deMONOPÓLIO ouCONCORRÊNCIA Atração de linhas de navegação (1) MenorMaior Atração de cargas MenorMaior Cadeia de serviços/negócios MenorMaior Possibilidade de diversificação (2) AusentePresente Qualidade do serviço MenorMaior Investimentos no porto MenorMaior Dependência do gestor público MaiorMenor Inovação MenorMaior Especialização AusentePresente Escala de operação MaiorMenor Alinhamento com o objetivo do usuário MenorMaior Avaliação para a decisão estratégica do Usuário: competitividade
DESENVOLVIMENTO REGIONAL Escolha deMONOPÓLIO ou CONCORRÊN CIA Mercado de TrabalhoMenorMaior Mercado de Bens e ServiçosMenorMaior Nível de Riqueza/RendaMenorMaior Inserção internacionalMenorMaior Investimentos RegionaisMenorMaior Atração de novos investimentosMenorMaior Nível de Arrecadação de TributosMenorMaior Alinhamento com o objetivo macroeconômico MenorMaior Estrutura de Mercado Avaliação para a decisão estratégica da Bahia: objetivo macroeconômico
Planejamento para investimentos no Porto de Salvador TERMINAL TOTAL Demanda atual Investimento Público Investimento Privado Investimento Público Investimento Privado R$ 10 6 PORTO DE SALVADOR 750 Tecon II50%250 Quebra-mar100 Passageiros400
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Marconi Andraos Oliveira Presidente Paulo Roberto Batista Villa Diretor Executivo Camila Gedeon Administradora Aldina Ventin Assessora de comunicação Anderson Teixeira Estagiário de economia Avenida da França, 164 s/ Salvador BA Telefax (71) ASSOCIAÇÃO DE USUÁRIOS DOS PORTOS DA BAHIA - USUPORT Visite nosso website: Março/ Muito obrigado!