Serviço de Inspeção Municipal. Fonte: IBGE – O número de animais abatidos nos últimos anos aumentou 74%, em quanto no brasil o crescimento foi de 43%.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rita de Cássia T. S. Ribeiro
Advertisements

IV Encuentro Internacional de Redes EUROsociAL “Protección social, informalidad y trabajo decente” A contribuição das Administrações Tributarias à formalização.
“As Experiências dos Consórcios Públicos”
CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO.
ATRIBUIÇÕES DA GS/SDR REF. VIGILÂNCIA SANITÁRIA OBS. AÇÕES P/ PORTE I, II e III.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
O PAPEL DO GOVERNO MUNICIPAL PARA ASSEGURAR O ATENDIMENTO
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Criação do Programa de Atenção Oftalmológica do Estado da Bahia para os alfabetizandos do Programa TOPA – Todos pela Alfabetização a ser regulamentado.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Ministério do
Painel: Aspectos destacados
Serviço Público Federal Compromisso com o Brasil
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
Atividade 1º Passo.
POLÍTICA ESTADUAL PARA O
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
Diretoria de Pesquisas COPIS Básicas Municipais Pesquisa de Informações.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
6º Seminário Estadual de Agricultura de Santa Catarina SISTEMA ÚNICO DE ATENÇÃO À SANIDADE AGROPECUÁRIA- SUASA Michel Tavares Quinteiro Milcent Assis Fiscal.
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS - CNM X MARCHA A BRASILIA DE DEFESA DOS MUNICÍPIOS Principais aspectos.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
Empreendedor Individual e Empresário Individual
NÍVEIS DE COMPETÊNCIAS DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA 1º ENAVISS ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE SALVADOR-2009.
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
CONVÊNIOS José Domingos Coelho Carlos Roberto da Silveira
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
MunicipalizaçãoDescentralização Único – Diverso DemocraciaAutonomiaParticipação O Processo de Descentralização e Municipalização no Brasil.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
II SEMINÁRIO INTERNO: Prestação de Contas de Transferências de Recursos Municipais.
Auxiliar administrativo e departamento pessoal
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Quais os objetivos a serem traçados a partir deste Fórum Regional?
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
PROGRAMA DESENVOLVER SERRA CATARINENSE
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
CNM – Finanças/Jurídico PLP 45/ CNM – Movimento Municipalista  Representação de Municípios do Brasil  Maior entidade municipalista.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Regulamentação da REDESIMPLES José Levi Mello do Amaral Júnior 1.
A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO Luiz Antonio de Oliveira Junior.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
NORMAS GERAIS DO CONTROLE INTERNO PROJETO DE LEI NACIONAL DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO.
AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)
14º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR José Roberto de Moraes Campinas – SP NOVEMBRO/2014.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Serviço de Inspeção Municipal Municípios que instituíram por Lei o SIM.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Vilmar Barros Miranda Auditor.
Transcrição da apresentação:

Serviço de Inspeção Municipal

Fonte: IBGE – O número de animais abatidos nos últimos anos aumentou 74%, em quanto no brasil o crescimento foi de 43%.

Serviço de Inspeção Municipal Fonte: IBGE – O número de animais abatidos nos últimos anos aumentou 56%, em quanto no brasil o crescimento foi de 42%.

Serviço de Inspeção Municipal Fonte: IBGE – O número de animais abatidos nos últimos anos aumentou 14%, em quanto no brasil o crescimento foi de 4%.

Pesquisa 2015 A CNM realizou pesquisa com Municípios que possuem o Serviço de Inspeção Municipal: 84% conhecem o Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária – SUASA, e destes 76% desejam aderir. Os Municípios objeto desta pesquisa informaram que a principal dificuldade para adesão ao SUASA é a falta de recursos financeiros para adequação dos estabelecimentos à legislação federal, em seguida foi destacado o excesso de burocracia. A CNM destaca que para os SIM a maior dificuldade enfrentada para o exercício da inspeção é o combate ao comercio de produtos clandestinos, trabalho que fica na maioria das vezes restrito aos governos locais e demonstra as especificidades e o acumulo de funções exercidas. E em segundo, foi apontado a falta de recursos financeiros dos Municípios. Além de não cobrarem taxas pra prestação do serviço de inspeção, 25% dos Municípios cedem pessoal do quadro da Prefeitura para o Serviço de Inspeção Estadual, entre veterinários, técnicos e apoio administrativo.

Serviço de Inspeção Municipal Segundo dados da CNM, em 2012, 32% dos Municípios instituíram em Lei o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, entretanto de 2006 até hoje apenas 13 Municípios e 3 Consórcios aderiram ao SUASA. E esse contexto não apresenta perspectiva melhoria através da descentralização dos procedimentos de adesão dos Municípios (Decreto 8.445/2015) – quando apenas 7 (sete) Estados estão aderidos ao SUASA. A IN 16/2015/MAPA isentou os estabelecimentos de pequeno porte das taxas de registro, inspeção e fiscalização sanitária desestimulando os Municípios de aderirem ao SUASA, os quais dependem dessas taxa para realizar a prestação deste serviço público. Essa definição foi tomada sem qualquer avaliação do impacto financeiro aos Municípios ou aos estabelecimentos agroindustriais.

Serviço de Inspeção Municipal A CNM considera de grande importância o Serviço de Inspeção Municipal para o desenvolvimento econômico local quando devidamente instituído, mas que no atual contexto demanda apoio financeiro e técnico para o seu desenvolvimento. Os consórcios Intermunicipais são uma alternativa para reduzir os gastos com o serviço, onde uma única estrutura de técnicos, veículo, sede e outros custos, mas o MAPA apresenta restrições aos veterinário contratados pelo consórcio. Para isso a CNM apresentou, no dia 07/07/2015, texto de emenda ao PL 334/2015, ao relator o Deputado Roberto Balestra (PP/GO) visando o fortalecimento do SIM e reconhecimento do serviços prestado quando formalmente instituído, além de manter o papel da União de orientar os Serviços.