Prof. Dr. Luiz Antonio Corrêa Doutor em Psicologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TIPOS DE CÉLULAS DIVISÕES
Advertisements

Corpo celular 4 . Axonio 2 . Membrana Neural 5 . Terminal pré-sináptico Dendritos.
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
FORMAÇÃO RETICULAR. DEFINIÇÃO Agregação difusa de neurônios de tamanhos e tipos diferentes, separados por uma rede de fibras nervosas ocupa a parte central.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
DROGAS SAIBA MAIS SOBRE Criação:
História das células a combustível
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
PUBERDADE Profa. Adriana Pires Neves UNIPAMPA REPROLAB – UFRGS.
OPIÁCEOS WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores.
“ Regulação nervosa e hormonal em animais “ 1. 2 REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
Implante coclear: Uma abordagem interdisciplinar
Trabalho apresentado por: João Varandas Esperança Wang Francisco Bruto Da Costa.
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
DEPRESSÃO A depressão pode ser difícil de distinguir da tristeza normal, particularmente no caso de luto ou doença física. Além disso, uma pessoa pode.
As aplicações do Genius X. No cenário atual do mundo dos negócios e da vida de um modo geral a tecnologia está substituindo muitas funções que antigamente.
+ Resultado CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO.
A mente, conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos “Posso fechar os meus olhos e, numa fracção de segundos, pensar em estrelas.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
O SISTEMA NERVOSO Profa. Marjory Torres.
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
Definição A tarefa de definir adição tem desafiado médicos, juízes, padres, adictos, suas famílias e as pessoas em geral, por toda a história. Existem.
A EDUCAÇÃO MUSICAL DO SÉCULO XX: OS MÉTODOS TRADICIONAIS Sergio Luiz Ferreira de Figueiredo Silvia Cristina Bregagnoli nº USP:
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Por que estudamos o sistema nervoso (SN)?
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PROGRAMA DE ENSINO À DISTÂNCIA PROGRAMA DE ENSINO À DISTÂNCIA.
® Legenda: 1.Núcleo 2.Corpo Celular 3.Dendrites 4.Axónio 5.Células de Schwann 6.Terminação do Axónio Em alguns seres vivos, o axónio é coberto por uma.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
Aspectos Cognitivos e a aprendizagem.. Aspectos Cognitivos. Cognição é o processo de aquisição do Conhecimento. De uma maneira mais simples, podemos dizer.
Variáveis que interferem no desempenho do atleta de alto rendimento Atenção e concentração; motivação; emoções, como ansiedade e tensão; coesão de grupo.
Prof. Dr. Ana Raquel Karkow Picofarmacologia Cesuca Marangell, L. B., Silver, J. M., Martinez, J. M., & Yudofsky, S. C. (2004). Psicofarmacologia. Porto.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
A ARTE DE REENCANTAR NOSSAS VIDAS! Para uma atuação eficiente e eficaz! Centro de Eventos São Geraldo – Crucilândia (MG)
O QUE É DEPENDÊNCIA QUÍMICA ? A MEDICINA DEFINE COMO SENDO QUALQUER SUBSTÂNCIA QUE É CAPAZ DE MODIFICAR A FUNÇÃO DOS ORGANISMOS VIVOS, RESULTANDO EM.
Biotransformações de drogas Apresentação: Dr. Aurelino Cândido Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Biológicas Departamento de Bioquímica.
RECICLAGEM DE VESÍCULAS SINÁPTICAS COM CONTEÚDO REDUZIDO
CAPACIDADES COORDENATIVAS
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
Resumo dos Aspectos Fundamentais da Fisiologia Cardíaca
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
SAÚDE E DOENÇA MENTAL.
Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel.
Neurofisiologia da Dor
Bases neurofisiológicas do comportamento Faculdade de Ciências Médicas 2005 – 1 Prof. Milton Marques de Sá.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
L2 O neurónio e a transmissão nervosa CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
Prof. Mestrando Douglas Ataniel Alves Xavier Disciplina: Neurofiologia
Potencial de Ação Junção neuro Contração Muscular
SISTEMA NERVOSO REVISÃO DA ANATOMIA E FISIOLOGIA
SISTEMA NERVOSO.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Luiz Antonio Corrêa Doutor em Psicologia A influência do afeto, do estímulo e da alimentação nas alterações neuroquímicas do cérebro Prof. Dr. Luiz Antonio Corrêa Doutor em Psicologia Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia - SBNPp Site: www.luizantoniocorrea.com.br E-mail: falecom@luizantoniocorrea.com.br Facebook: Luiz Antonio Correa

Facebook: SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOPEDAGOGIA A influência do afeto, do estímulo e da alimentação nas alterações neuroquímicas do cérebro Site: www.sbnpp.com.br Facebook: SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOPEDAGOGIA E-mail: sbnpp@sbnpp.com.br ou atendimento@sbnpp.com.br Fone: 47 91776329 – Patrícia Cardoso Fone: 47 91614483 - Bárbara

A influência do afeto, do estímulo e da alimentação nas alterações neuroquímicas do cérebro A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à educação, com interfaces da Psicologia e Pedagogia que tem como objeto formal de estudo a relação entre o cérebro e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e escolar.

A influência do afeto, do estímulo e da alimentação nas alterações neuroquímicas do cérebro

Aprendizagem na vida intrauterina Como a criança aprende A influência do afeto, do estímulo e da alimentação nas alterações neuroquímicas do cérebro Aprendizagem na vida intrauterina Como a criança aprende "Aprender é uma questão de concentração, organização e ritmo neurológico." Estímulo – conexões neurológicas Alimentação - mielinização

A influência do afeto, do estímulo e da alimentação nas alterações neuroquímicas do cérebro A bainha de mielina é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais eficiente dos impulsos nervosos.

A influência do afeto, do estímulo e da alimentação nas alterações neuroquímicas do cérebro É através da quantidade de glicose e do oxigênio no ciclo de Krebs, que essa energia será utilizada pelas vesículas para a liberação das substâncias neurotransmissoras. Diagrama de uma sinapse A - Axônio Pré-sináptico. B - Fenda Sináptica. C - Célula Pós-sináptica.

A influência do afeto, do estímulo e da alimentação nas alterações neuroquímicas do cérebro Neurotransmissores Acetilcolina: associada com atenção, aprendizagem e memória. Dopamina: atividade motora, recompensa do cérebro, atenção, comportamento, motivação, regula emoções agradáveis. Serotonina: emoção, humor e ansiedade. Está também envolvida na regulação do sono, vigília e de alimentação.

A influência do afeto, do estímulo e da alimentação nas alterações neuroquímicas do cérebro Ácido Gama-Aminobutírico (GABA): é um neurotransmissor inibidor que reduz a atividade neuronal. Glutamato: aprendizagem e a memória. Epinefrina ou Adrenalina: controla o foco mental e atenção. Norepinefrina ou Noradrenalina: regula o humor, emoção e atenção. Endorfina: ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.