P rofa. D ra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP DATA : 29/04/2016 - 6ª feira - Horário:08:30 LOCAL: AUDITÓRIO MARIO AMATO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
Mudanças Físicas.
PSICOLOGIA.
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
O que se passa? O adolescente e a passagem para o Ensino Médio
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
ROTEIRO Conceito de sexo como energia criadora cuja utilização se enraíza no espírito; Educação sexual adequada, para o crescimento do espírito; Como educar.
O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas,
Quem sou eu? Será que me conheço?
QUEM SOU EU?.
REFAZ A AGENDA !.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Resultados POC – PRODEL
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Amor e Sexualidade.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
Diretrizes de um programa de prevenção
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
 Estimular o nascimento da consciência adulta, libertando as dores inconscientes e reunificando as partes rejeitadas em nós.
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
ADOLESCÊNCIA.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Brasil, sexualidade e demografia:Onde estamos?
tempo de mudança e crescimento
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
A IDENTIDADE.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Unidade 2 TRANSMISSÃO DA VIDA
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Desafios da adolescência
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

P rofa. D ra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP DATA : 29/04/ ª feira - Horário:08:30 LOCAL: AUDITÓRIO MARIO AMATO (TELÃO) RUA TABAPUÃ, MEZANINO - ITAIM BIBI-SÃO PAULO CIEE 52º ENCONTRO COM EDUCADORES

Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP “A escola que conheço e que vivo A escola que sonho, que idealizo. A escola em que invisto A escola de que gosto, e de que não gosto A escola que é um sonho, às vezes, pesadelo A escola que aprendo e me desestabiliza A escola dos amigos, e talvez dos inimigos A escola dos amores, e talvez dos desamores A escola que eu tenho A escola que me estimula a crescer A escola que me possibilitará arranjar trabalho A escola que fará com que eu tenha sucesso A escola que me traz felicidade A felicidade do conhecimento, da inclusão social, A escola que me acolhe A escola de que me despeço...” Gabriel Brisolla & Guilherme Cavini 3º ano – Ensino Médio 2016 Escola

Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP Faço e gosto TRÊS MOMENTOS Adolescência Ensino Superior Debate CURTIGRAMA Não Faço e gosto Faço e não gosto Não faço e não gosto

Conquista da autonomia Época vida conturbada Carregada tensões – contestação normas /valores Escolhas/desafios Transição da infância para a idade adulta Orgânico/mudanças físicas e fisiológicas Caminho para a maturidade/estabelecer opções Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP

MUDANÇAS - conhecimento - população - tecnologia - comunicação - aspirações humanas VARIAÇÃO DE HUMOR/AÇÕES enfrentamentos stress VARIÁVEIS: família / contexto social, econômico, cultural... RELACIONAMENTO ENTRE PESSOAS Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP

Nascimento – pessoa no Mundo Maturação biológica/psicológica ao longo da vida conflitos Dependência dos adultos ?! Ações aprendizagens individuais contexto coletivo Mudanças Puberdade – corpo Feminino – 10 a 11 anos Masculino – 12 a 16 anos Como lidar? Consciência do corpo – amor próprio - autoestima Novos sentimentos Novos pensamentos O que eu quero mudar? O que eu preciso mudar! Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP

- Com o próprio corpo – mudança orgânica - Peso? Altura? Acnes? - Impulsos sexuais - Importância – pais - grupos de iguais - vestimenta - aparência PREOCUPAÇÃO Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP

AMBIVALÊNCIA – sexualidade – exposição - repressão x permissão ato sexual - relacionamento entre irmãos ADOLESCÊNCIA PROLONGADA – diminuição da dependência adulto (família) IMPORTÂNCIA – celular (relacionamentos) - voz – quebra distancia - linguagem – exemplo: *suave? (tudo bem?) *demorou ? (confirmação?) *colar aqui? (quer vir aqui?) PENSAMENTO ABSTRATO – articular ideias - representação escrita – desenhos Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP

CONFLITOS SOCIAIS - idade para dirigir? para beber? para trabalhar? CONVENÇÕES SOCIAIS - viver o presente imediato - escola – normas - barbear? - cabelo? roupa? - aparência? MANTER A LUDICIDADE Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP Pressão Social

Escolha Profissão - história de vida - habilidades - tomada de decisão - dificuldades dos pais – projeta solução no filho (a) - conflito – inconsciente família O ADULTO – TEM INVEJA DO ADOLESCENTE? Escolha percurso de formação Escolha laços de afetividade Fenômeno - carro – significado simbólico!! - bicicleta?? Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP

CULTURA - valores - costumes CONFLITO ENTRE GERAÇÕES ponto para a mudança cultural novas ações Não julgar SIM entender adolescente - lutar a favor de seu crescimento - liberdade para ser ele mesmo MUDAMOS OU PODEMOS MUDAR A SOCIEDADE Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP

Define quem a pessoa é / seus valores/ crenças Concepção de si mesmo: Quem sou eu? Visão estereotipada – adolescente - irresponsável - despreocupado – futuro - vive só presente Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP

Ensino Fundamental (EF) – 6 anos – 14 anos Ensino Médio (EM) – 15 anos – 17 anos Ensino Superior (ES) – 17 anos Indissociabilidade – ensino/ pesquisa/extensão Ambiente multicultural Transformações - Rápidas - Se envolvem movimentos – estudantis – questionamentos - Querem ter direitos próprios Profissionalização - avaliação passado e presente projeção do futuro - inserção no mundo de trabalho – satisfação pessoal Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP

Alternativas ocupacionais criativas inovadoras Acesso/permanências ES *Garantias do trabalho * Perspectivas positivas * Dificuldades para alcançar metas?! Sentimentos em relação do futuro: dados de pesquisa * Responsabilidade e igualdade de gênero * Adaptação as novas situações de vida * Preocupação rumos – situação brasileira * Preservação amizades na escola * Confiança / otimismo Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP

Diálogo - crítico saberes - modos de conhecer O que as Universidades podem fazer pelo Brasil? *Direito dos cidadãos - bem público - desenvolvimento social harmônico *Processo Formação de qualidade - internacionalização Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP

Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP “A escola que conheço e que vivo A escola que sonho, que idealizo. A escola em que invisto A escola de que gosto, e de que não gosto A escola que é um sonho, às vezes, pesadelo A escola que aprendo e me desestabiliza A escola dos amigos, e talvez dos inimigos A escola dos amores, e talvez dos desamores A escola que eu tenho A escola que me estimula a crescer A escola que me possibilitará arranjar trabalho A escola que fará com que eu tenha sucesso A escola que me traz felicidade A felicidade do conhecimento, da inclusão social, A escola que me acolhe A escola de que me despeço...” Gabriel Brisolla & Guilherme Cavini 3º ano – Ensino Médio 2016 Escola

Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs Diretora da Faculdade de Educação - PUC/SP ABERASTURY, A. Knobel M. La adolescencia normal: un enfoque psiconalitico. Mexico, Buenos Aires, Barcelona, 2005 ARAÚJO, Claudio Marina Tavares. Infância e adolescência: aspectos sócio históricos e culturais. Universidade Federal de Pernambuco – 2010 ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 206 BRASIL, Lei nº de 13 de julho de 1990 – ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. FERREIRA, Faria – Silvares. A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório – estudos de psicológico, (1) NOFFS, Neide de A- Psicopedagogo na Rede de Ensino: a trajetória institucional de seus atores-autores, S.P. 2ºed. Elevação – 2008

Profa. Dra. Neide de Aquino Noffs