Faturar ou Informar: eis a questão Novo Dilema do Século 21.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA SAÚDE - MS
Advertisements

I SEMINÁRIO CATARINENSE PARA IMPLEMENTAÇÃO DA DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE O PAPEL DAS GERÊNCIAS REGIONAIS DE SAÚDE COM OS PRESTADORES.
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE
Oficina para apresentação do SISRCA
SISTEMA DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO - SISRCA
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Programa de Reestruturação
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores
Processamento SIA/SUS
Política Estadual de Cirurgias Eletivas
FATURAMENTO AIH.
REFORMA DO SISTEMA HOSPITALAR BRASILEIRO
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DERAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CGSI.
CONTRATAÇÃO X CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Contratualização Contrato de Gestão Convênio OSS
8 AUDIHOSP A saúde no Brasil: caminhando rumo ao sistema único de informação. ENTENDENDO O FLUXO DO FATURAMENTO, PROCESSAMENTO E PAGAMENTO DO SISTEMA DE.
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
Campinas (SP) 14 a 16 de Maio de contratualizaçãocontratualização Avaliação e Aperfeiçoamento da Operacionalização.
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Avaliação e Aperfeiçoamento da Operacionalização
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
PROGRAMAÇÃO AMBULATORIAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Ministério da Saúde CGSI/DRAC/SAS FÓRUM de DISCUSSÃO
A busca da auto-sustentabilidade em Pesquisa Clínica - Experiência do HCPA Indara Carmanim Saccilotto.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
BALCÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
SOLICITAÇÃO DE CRÉDITO RETROATIVO
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
Sistema de Regulação, Controle e Avaliação - SISRCA
Lei / conquistas e desafios
Sistema de Regulação, Controle e Avaliação - SISRCA
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
Reunião Ordinária outubro/2013. Principais Problemas Listados Sistema apresentando inconsistências na tabela diferenciada e na aba pactuações; Filas de.
PORTARIAS PNHOSP E IGH Política Nacional de Atenção Hospitalar e Incentivo de Qualificação da Gestão Hospitalar.
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Sistema de Informações Hospitalares
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE REGIÕES DE SA Ú DE – OUTUBRO/2007.
ORIENTAÇÕES PARA O FATURAMENTO COM A TABELA DIFERENCIADA DA CIRURGIA ELETIVA 2012 SALVADOR-BA DEZEMBRO/2013.
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
GESTÃO DE RISCOS FINANCEIROS
SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO SOCIAL DA CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
CURSO: FATURAMENTO SUS PARA AUDITORES EM SAÚDE
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
CONTRATUALIZAÇÃO PORTARIA N. 2035/2013.
Financiamento e uso do medicamento trombolítico Tenecteplase no âmbito do (SAMU 192) Setembro
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Estratégias Implantação do Barramento Implantação do Cartão Nacional de Saúde Higienização das Bases Registro Eletrônico de Saúde - RES.
Subcomissão Especial destinada a analisar e diagnosticar a situação em que se encontram as Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na área da.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
-Lei , de 27 de novembro de 2009; -Lei , de 15 de outubro de Legislação estudada.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação: Controle, Avaliação e Auditoria Programação,
O sistema SISCEBAS tem como foco o fortalecimento na gestão do processo de certificação das Entidades Beneficentes para a devida transparência. Decreto.
Transcrição da apresentação:

Faturar ou Informar: eis a questão Novo Dilema do Século 21

Significado de: Informar 1. v.t. Dar informação a. / Dar parecer: informar um processo. / Instruir, ensinar. / Dar aviso, comunicação, notícia. / 2. Deixar alguém ciente de (fatos, notícias, acontecimentos); Faturar 1. Fazer, em fatura, a relação de (mercadorias vendidas com os respectivos preços). 2. Acrescentar (mercadoria) em fatura. [td. : Faturou até mesmo as miudezas.]

Implicação da Decisão CNES DCEBAS Faturamento Contratualização Negociação interna Negociação externa Pactuação entre gestores

CNES

Implicação da Decisão CNES DCEBAS Faturamento Contratualização Negociação interna Negociação externa Pactuação entre gestores

CNES x CIHA x Dcebas

Implicação da Decisão CNES DCEBAS Faturamento Contratualização Negociação interna Negociação externa Pactuação entre gestores

Faturando ou Informando: Opção 2 Opção 1

MUDANÇAS NAS REGRAS DO SUS: VOCÊ ACOMPANHA?  SISRCA  Internet  Saúde  Datasus  FNS  SISMAC  Manual de SIH  SIGTAP  Transmissão do:  CNES  SIHD  SIA  CIHA

Implicação da Decisão CNES DCEBAS Faturamento Contratualização Negociação interna Negociação externa Pactuação entre gestores

Contratualização Recontratualização Portaria GM 2035/13

Critérios para Adesão Ser Filantrópico Ser Filantrópico Possuir 30 ou mais leitos ativos cadastrados no CNES Possuir 30 ou mais leitos ativos cadastrados no CNES Possuir o CEBAS ou já ter protocolado pedidos de certificação originária ou renovação Possuir o CEBAS ou já ter protocolado pedidos de certificação originária ou renovação

Critérios para Adesão Para hospitais que possuírem de 30 a 50 leitos, requisito adicional Para hospitais que possuírem de 30 a 50 leitos, requisito adicional – Ter 25 leitos ou mais disponíveis ao SUS – Taxa de ocupação de no mínimo 30%, no período definido como série histórica.

Não fazem jus ao IAC Hospitais com mais de 30% de leitos de Psiquiatria; Hospitais com mais de 30% de leitos de Psiquiatria; Hospitais Públicos gerenciados ou administrados por entidades privadas; Hospitais Públicos gerenciados ou administrados por entidades privadas; Hospitais Públicos administrados por OS; Hospitais Públicos administrados por OS; Eventual indeferimento do CEBAS Eventual indeferimento do CEBAS

Calculo do IAC Corresponde a um percentual do valor contratado para a Média Complexidade Ambulatorial e Hospitalar: Corresponde a um percentual do valor contratado para a Média Complexidade Ambulatorial e Hospitalar: – Hospital Filantrópico – 50% – Hospital Filantrópico de Ensino – 60% Valor a ser contratado poderá considerar a produção apresentada na série histórica compreendida entre junho/12 e maio/13 Valor a ser contratado poderá considerar a produção apresentada na série histórica compreendida entre junho/12 e maio/13

FLUXOS, DOCUMENTAÇÃO E PRAZOS PARA ADESÃO ÀS NOVAS REGRAS DO IAC

Planilha de 08/11/ MS

Garantia de Pagamento PT GM 2617, de 01/11/2013 PT GM 2617, de 01/11/2013 – Estabelece o prazo de até o 5º dia útil, após o MS creditar na conta bancária do Fundo Estadual/Distrito Federal/Municipal de Saúde, para que gestores efetuem pagamento dos incentivos financeiros aos estabelecimentos de saúde.

Parafraseando o Belchior Você sente e vê e eu não posso deixar de alertar, meu amigo. Uma nova e grande mudança em breve, vai acontecer. O que a algum tempo era jovem, novo, hoje é antigo. SIH SIA CIHA SIGTAP FPO CNES CEBAS ETC Não adianta se esconder Novo Sistemas de Informações Nova forma de financiamento Nova contratualização Nova certificação Etc. Precisamos todos, REJUVENESCER

Obrigada