O Vídeo na Sala de Aula José Manuel Moran Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995 (com bibliografia atualizada)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
A EDUCAÇÃO FÍSICA, A EDUCAÇÃO E O ESPORTE: AS PERSPECTIVAS POLÍTICAS EM BUSCA DA CIDADANIA ALEXANDRE SCHERER.
“Internet - a nova ferramenta de ensino."
Vídeo educativo Produzir e explorar o vídeo educativo Outubro de 2005.
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Educação Digital Andréia & Lúcia Projeto: Tecnologias na educação.
Inclusão Digital x Educação Digital
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
O NÓNIO NA ESCOLA Nº8 DE SETÚBAL. Antes 4 O MATERIAL INFORMÁTICO QUE A ESCOLA POSSUÍA ESTAVA DESACTUALIZADO.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Teatro na Escola Giovana Tereza 2007.
O Vídeo na Sala de Aula Geografia Política Prof. Raul Borges Guimarães
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Metodologia do Trabalho Científico
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Por quê o computador na educação?
Evolução da Mídia Audiovisual
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
SEDUC – Polo de Nova Andradina
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
Valor de um profissional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Linguagem, alfabetização e letramento
A Fábrica de Criatividade é um espaço cultural e de ensino, situado no Capão Redondo, que propõe despertar a criatividade através de estímulos culturais,
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Decisões.
OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA
REGISTROS.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Capacitação da ferramenta:
O Poder Leonino Ao “desejar” ou “temer”, o “Eu” age de acordo com a força natural do instinto.
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO NOVEMBRO DE 2003 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini.
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
Engenharia de Requisitos
SEDUC – Polo de Nova Andradina Curso de Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs Turma 2: Azenaide Soares Aluna: Célia Veiga Mello dos.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Prof. José Roberto Medina
Proposta de aula Nome: Danielle P. Silveira Moreira.
Histórias em Quadrinhos
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
Atividades à distância
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Cidade do Polo 2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Tecnologia na Educação.
Uso do celulares nas escolas Nome: Guilherme de Lima Silva N°08 Série: 5° ano B Professora: Ludmila.
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Abrir o Apetite Poético
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Transcrição da apresentação:

O Vídeo na Sala de Aula José Manuel Moran Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995 (com bibliografia atualizada)

USOS INADEQUADOS EM AULA Vídeo-tapa buraco Vídeo-enrolação Vídeo-deslumbramento Vídeo-perfeição Só vídeo

PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO Vídeo como SENSIBILIZAÇÃO Vídeo como ILUSTRAÇÃO Vídeo como SIMULAÇÃO Vídeo como CONTEÚDO DE ENSINO

Vídeo como PRODUÇÃO: Como documentação, registro de eventos, de aulas, de estudos do meio, de experiências, de entrevistas, depoimentos. Como intervenção Vídeo como expressão, como nova forma de comunicação, adaptada à sensibilidade principalmente das crianças e dos jovens. Vídeo como AVALIAÇÃO Vídeo ESPELHO Vídeo como INTEGRAÇÃO/SUPORTE

COMO VER O VÍDEO Antes da exibição Durante a exibição Depois da exibição

DINÂMICAS DE ANÁLISE Análise em conjunto Análise globalizante Análise Concentrada Análise "funcional" Análise da linguagem

DINÂMICAS DE USO Completar o vídeo Modificar o vídeo Vídeo produção Vídeo espelho Outras dinâmicas interessantes?

A INFORMAÇÃO NA TV E NO VÍDEO Questões para análise do telejornal Questões para análise do jornal impresso A Informação a partir da Produção