O Vídeo na Sala de Aula José Manuel Moran Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995 (com bibliografia atualizada)
USOS INADEQUADOS EM AULA Vídeo-tapa buraco Vídeo-enrolação Vídeo-deslumbramento Vídeo-perfeição Só vídeo
PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO Vídeo como SENSIBILIZAÇÃO Vídeo como ILUSTRAÇÃO Vídeo como SIMULAÇÃO Vídeo como CONTEÚDO DE ENSINO
Vídeo como PRODUÇÃO: Como documentação, registro de eventos, de aulas, de estudos do meio, de experiências, de entrevistas, depoimentos. Como intervenção Vídeo como expressão, como nova forma de comunicação, adaptada à sensibilidade principalmente das crianças e dos jovens. Vídeo como AVALIAÇÃO Vídeo ESPELHO Vídeo como INTEGRAÇÃO/SUPORTE
COMO VER O VÍDEO Antes da exibição Durante a exibição Depois da exibição
DINÂMICAS DE ANÁLISE Análise em conjunto Análise globalizante Análise Concentrada Análise "funcional" Análise da linguagem
DINÂMICAS DE USO Completar o vídeo Modificar o vídeo Vídeo produção Vídeo espelho Outras dinâmicas interessantes?
A INFORMAÇÃO NA TV E NO VÍDEO Questões para análise do telejornal Questões para análise do jornal impresso A Informação a partir da Produção