Ciência Antiga/Ciência Moderna Muita loucura faz sentido / a um olho esclarecido / muito sentido – é só loucura Emily Dickinson.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pensamento Filosófico Moderno
Advertisements

RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
Dois modos de ler a Bíblia.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
CURRÍCULO OFICIAL – FILOSOFIA – E.M – 1º ANO – 2º BIMESTRE
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
4 Crítica ao método ou paradigmas e programas de pesquisa.
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
A Origem da Psicologia Científica
Ciência - Conhecimento/saber/poder
Prof. Everton da Silva Correa
A filosofia investiga a ciência
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Noberto Bobbio A era dos direitos
A Filosofia Hoje A filosofia atual começa com um afastamento do “EU” como chave para entender a realidade. O pensadores passaram a investigar as “estruturas”
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
UDESC ESAG Disciplina: Filosofia Professor: Evandro Brito.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
O OUTRO LADO DA HISTÓRIA
O OUTRO LADO DA HISTÓRIA
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
CIÊNCIA, CONHECIMENTO E MÉTODO CIENTÍFICO
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria de Lourdes O. Reis da Silva.
Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície.
THOMAS KUHN E A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
PC DO B / CNFP CURSO NÍVEL II.
Sociologia geral Introdução.
Que pão Falta em sua vida? Augusto Cury.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA MARÇO 2014 TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Disc. Sociologia das Organizações
Ciência, tecnologia e sociedade
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
Educação contemporânea
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Uma aplicação da complexidade na compreensão da Epidemiologia Prof. Vicente Pereira de Barros Entender a modelagem matemática das doenças. Os efeitos e.
Apostila de Práticas Investigativas
Cap.:1 A ciência é metodológica
Ciência e sociedade.
SOCIOLOGIA “A certeza absoluta é um privilegio das mentes não educadas dos fanáticos. Para as mentes científicas, a certeza é um ideal inatingível” (CJ.
MENTALIDADE PÓS-MODERNA
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA – CONCEITOS INICIAIS
ANTROPOLOGIA.
Sociologia : Sobre o Positivismo  BREVE NOÇÕES SOBRE O POSITIVISMO A fundamentação da Filosofia Positiva de Auguste Conte encontra-se na sua célebre Teoria.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
As idéias básicas do Positivismo:
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
Max Weber.
Heidegger cita Novalis:
O conceito de Razão “O conceito de Razão” Karl Jaspers ( )
FATOS, LEIS E TEORIAS Metodologia Científica Augusto Bispo.
O QUE VOCÊ PENSA SOBRE CIÊNCIA?. Perguntas sobre concepções de ciência 1) Para você, conhecimento científico é: a) conhecimento provado b) conhecimento.
A origem humana Professora Arluce Dantas Bezerra.
Ilusões de Óptica. Algo parece mover-se nesta imagem:
Panorama geral (caderno do aluno pág )
Transcrição da apresentação:

Ciência Antiga/Ciência Moderna Muita loucura faz sentido / a um olho esclarecido / muito sentido – é só loucura Emily Dickinson

O Sábio Antigo O Teoreô O Blepô O Teorizar O Olhar o mundo com os olhos dos deuses

O Cientista Moderno O Conhecimento é poder. O A Ciência existe para prever e controlar fenômenos naturais. O “A natureza é uma mulher pública; devemos amestrá- la, penetrar seus segredos e acorrentá-la conforme nossos desejos” O (Francis Bacon ).

O Positivismo O Religião da Ciência O A lei dos três estados O Ideia de evolução histórica

As Ciências Humanas O Como prever e controlar pessoas? O Gente é muito complicado, precisamos interpretar as pessoas. O Foucault e a metodologia das ciências humanas. O A invenção do homem.

Ciência Contemporânea O A verdade da ciência é provisória (Karl Popper) O Uma sentença científica só tem validade enquanto não é refutada. O A ciência funciona mediante rupturas (Thomas Kuhn) O Não estamos andando em linha reta.

Civilização da Técnica O “A ciência não pensa” – Martin Heidegger

E agora? O Quando o mais remoto recanto do globo terrestre foi conquistado e economicamente explorado, quando qualquer fato em qualquer lugar e a qualquer tempo está rapidamente disponível... quando o tempo é apenas velocidade, instantaneidade e simultaneidade, e o tempo como história desapareceu de todo Dasein de todos os povos, quando o boxeador passa por ser o grande homem de um povo, quando as cifras de milhões em multidões reunidas forem um triunfo então, sim, ainda paira sobre todo esse assombro, como um espectro, as indagações: para quê? Para onde? E depois, o quê? O O Martin Heidegger