Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Advertisements

Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
IMPLANTAÇÃO GRADUAL DO MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA MARINGÁ Maria Tereza S. R. Lopes Gerente de Planejamento.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO SISTEMA PRISIONAL Encontro de Gestores de Saúde Prisional do Estado.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
CONCEITOS IMPORTANTES
E-Saúde e o SUS Reestruturação dos sistemas de informação em saúde do MS em busca de um SUS eletrônico: Cartão Nacional de Saúde e-SUS Hospitalar e-SUS.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
A importância da atenção domiciliar no cuidado das pessoas idosas
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
Governo de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Sistema Único de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Superintendência de Planejamento.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Rede de Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência em Santa Catarina.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Seminário “Reformulação do Ensino Médio” Jornada Escolar Ampliada e Condições Gerais de Oferta do Ensino Médio Auditoria Coordenada sobre o Ensino Médio.
A ATENÇÃO DOMICILIAR E A ATENÇÃO HOSPITALAR Ana Maria Malik CONGRESSO REGIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE - CENTRO OESTE, SUL E SUDESTE 15/04/2015.
ANO 15 Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense – CISBAF 15 anos – Baixada unida e de mãos dadas para uma saúde melhor.
Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
GESTÃO DO PAIF.
Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º CICLO Amazonas, maio de 2016.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Política de Regulação Cursos de Medicina Brasília, 5 de fevereiro de Avanços.
Termo de Aceite e Compromisso - SCFV
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição / Departamento de Atenção Básica/ Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Agosto/2014 PROGRAMA DE.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
Perfil da Regulação de Neurocirurgia em Urgência no Município de São Paulo Hilário SG, Lopez Camanho ED, Salomão SHC, Tavares RGNS, Nomiyama IC Sec. Municipal.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 2º TRIMESTRE de 2008.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Avanços e Desafios para 2010 Janaina Sallas. Avanços e Desafios para 2010 Projeto (TC n°.37 OPAS/ANVISA, parceria CGLAB) Início: 06 de julho de 2005 Término:
Curso a distância Disseminadores de Educação Fiscal
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
Análise do Instrumento de Monitoramento e Avaliação de Saúde Bucal
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 14 de abril de 2010.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS

Atenção Domiciliar - CONCEITO Atenção Domiciliar constitui uma nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde. Ampliação e qualificação da Atenção Domiciliar no SUS

Avanço na normativa Atenção Domiciliar x internação domiciliar; Atenção Básica realiza Atenção Domiciliar (AD1); Modalidades de AD a partir da complexidade (AD1/AD2/AD3); Não fixação do TMP e da quantidade mínima de usuários/equipe/mês; Território definido; Articulação com a RAS; Custeio mais adequado;

Com o Melhor em Casa, é possível: A oferta de um atendimento qualificado visando à humanização da atenção à saúde; A preservação dos vínculos familiares; A ampliação da autonomia dos usuários e familiares, para o cuidado à saúde; A redução do períodos de internação hospitalar, viabilizando a disponibilização de leitos hospitalares e sua melhor ocupação; Diminuir a lotação das portas de urgência, com a saída de pacientes com perfil para a tenção domiciliar; A redução da demanda por atendimento hospitalar; Otimização dos custos: oferta o mesmo cuidado utilizando menos recurso e com graus elevados de satisfação do usuário;

Cuidados realizados no domicílio SAD – Melhor em Casa de Araranguá/SC SAD – Melhor em Casa de João Pessoa/PB

Organização da Atenção Domiciliar Modalidades da AD - AD1 - AD2 - AD3 Origens dos usuários da AD - Atenção Básica; - Serviço de Urgência e Emergência; - Hospital; - Outros. eSF/NASF EMAD Tipo 1; EMAD Tipo 2; EMAP.

Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar - EMAD SAD – Melhor em Casa de Palmeira dos Índios/AL SAD – Melhor em Casa de Araranguá/SC

Serviço de Atenção Domiciliar - SAD Organização da Atenção Domiciliar Rede e Territorialização: Cada equipe é referência para cerca de 100mil pessoas; Deve integrar com atenção básica, serviços de urgência/emergência e hospitais; Portaria: Portaria 963 de 27 de maio de 2013

Veículos para transporte das Equipes de AD SAD – Melhor em Casa de João Pessoa/PB

Critérios de adesão ao Programa Melhor em Casa Apresentar popul. igual ou superior a 40mil Municípios com população entre 20mil e 40mil habitantes isoladamente; Agrupamento de municípios, população igual ou superior a 20mil habitantes: Para todos: Possua SAMU ou serviço móvel de urgência equivalente + Indique um Hospital de Referência. EMAD Tipo 1 EMAD Tipo 2 EMAD Tipo 2

EMAD tipo 2 (agrupamento) Melhor em Casa: cenário no Brasil Pt. 963 (2013) Pt. 1.533 2012 Pt. 2.527 2011 Pt. 2.029 2011 EMAD tipo 1 767 municípios EMAD tipo 2 896 EMAD tipo 2 (agrupamento) 3902 municípios

Fluxo para aderir ao Programa Melhor em Casa Gestor elabora o Projeto de Atenção Domiciliar de acordo com a Portaria 963 de 27 de maio de 2013 detalhado no Manual Instrutivo do Melhor em Casa Gestor encaminha o Projeto para a Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/MS A Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar realiza análise técnica dos documentos enviados pelo gestor Departamento de Atenção Básica publica portaria específica habilitando os estabelecimentos, com suas respectivas equipes de atenção domiciliar Gestor cadastra as equipes (EMAD Tipo 1 ou Tipo 2 e EMAP) no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) Início de repasse dos recursos de custeio

Repasse federal (R$) Mensal/fundo a fundo Recurso de Custeio Equipe Repasse federal (R$) Mensal/fundo a fundo EMAD Tipo 1 50.000,00 EMAD Tipo 2 34.000,00 EMAP 6.000,00

Qualificação da Atenção Domiciliar – Melhor em Casa Ofertas em Educação Permanente: Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar à Distância (Total: 19 módulos/3 módulos já disponíveis); Caderno de Atenção Domiciliar – 2 volumes; Comunidade de Práticas - www.atencaobasica.org.br/ ‎; Processo de Construção de Linha de Base – Atenção Domiciliar (PCLB – AD); Processos de gestão da informação/gestão do cuidado: Sistema de Informação: RAAS-AD; e-SUS (cada profissional de nível superior receberá um tablet);

Comunidade de Práticas

Melhor em Casa: Pesquisa de Satisfação dos Usuários A Pesquisa: Contato telefônico realizado pela Ouvidoria SUS. Da amostra de 5.344 pacientes/cuidadores, 2.120 responderam as perguntas, ou seja, 39,7% do total; Municípios entrevistados: Os 2.120 pacientes e cuidadores que responderam a pesquisa residem em 44 municípios de 16 estados brasileiros. Análise preliminar do Banco de Dados da 1ª Pesquisa de Satisfação do Usuário: 93,90% dos usuários que responderam a pesquisa classificam o atendimento prestado pela equipe do Melhor em Casa com nota entre 7 e 10. 70% dos usuários classificam o atendimento prestado pela equipe do Melhor em Casa com nota 10. 95,9% dos entrevistados recomendariam o Serviço de Atendimento Domiciliar para um amigo ou familiar.

Melhor em Casa: cenário no Brasil UF HABILITADOS (23): AM, AC, AP, PA, RO, TO, RS, PR, SC, SP, RJ, MG, AL, BA, PE, PB, CE, PI, RN, MA, GO, MS, DF UF IMPLANTADOS (22): AM, AC, AP, PA, RO, TO, RS, PR, SC, SP, RJ, MG, AL, BA, PE, PB, CE, RN, MA, GO, MS, DF EMAD: 518 EMAP: 232 MUNICÍPIOS: 136 EMAD: 200 EMAP: 90 MUNICÍPIOS: 100

Melhor em Casa: cenário no Brasil

Progressão de Leitos que potencialmente deixaram de ser ocupados Obs: Estima-se que 128.000 leitos deixaram de ser ocupados desde o início do Programa (considerando 60 pacientes/mês/equipe).

Perfil de Atendimento

Perfil de Atendimento 69% IDOSOS (ACIMA DE 60 ANOS)

Perfil de Atendimento AVE

Resultados Avaliação Externa PMAQ A equipe realiza visita domiciliar? II.32.1 Nº de Equipe Percentual Sim 17.097 99,6 Não 68 0,4 Total 17.165 100,0 Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II)

Resultados Avaliação Externa PMAQ A equipe possui protocolo ou documento com definição de situações prioritárias para visita domiciliar? II.32.1 Nº de Equipe Percentual   Sim 7.224 42,3 Não 9.873 57,7 Total 17.097 100,0 Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II)

Resultados Avaliação Externa PMAQ Os agentes comunitários de saúde têm a programação das visitas feitas em função das prioridades de toda a equipe? II.32.1 Nº de Equipe Percentual   Sim 15.585 91,16 Não 1.512 8,84 Total 17.097 100,00 Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II)

Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II) Resultados Avaliação Externa PMAQ A equipe possui levantamento/mapeamento dos usuários adstritos que necessitam receber cuidados no domicílio? II.32.1 Nº de Equipe Percentual   Sim 12.090 70,71 Não 5.007 29,29 Total 17.097 100,00 Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II)

Resultados Avaliação Externa PMAQ A equipe possui registro do número de acamados/domiciliados do território? II.32.1 Nº de Equipe Percentual   Sim 12.010 70,25 Não 5.087 29,75 Total 17.097 100,00 Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II)

Resultados Avaliação Externa PMAQ Quais profissionais da equipe realizam cuidado domiciliar? II.32.7 Nº de Equipe Percentual Enfermeiro 16.919 99,0 Técnico/auxiliar de enfermagem 16.205 94,8 Médico 15.806 92,4 Cirurgião dentista 7.269 42,5 Técnico/auxiliar de saúde bucal 5.716 33,4 Nenhuma das anteriores 41 0,2 Total 17.097 Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II)  

Caderno de At. Domiciliar Informações Portais: Caderno de At. Domiciliar www.saude.gov.br/dab dab.saude.gov.br/melhoremcasa www.saude.gov.br/saudetodahora Manuais:

Informações Folder do Melhor em Casa

E-mail: melhoremcasa@gmail.com - Alyne Melo (referência RJ) Aristides Vitorino Oliveira Neto (Twitter: arioliveiraneto) Coordenador Geral de Atenção Domiciliar CGAD/DAB/SAS/MS TEL.: 61 3315 9030 E-mail: melhoremcasa@gmail.com EQUIPE: - Alyne Melo (referência RJ) - Bruna Ortiz - Diego Meloni - Luciana Guimarães - Kátia Galvão - Mariana Borges - Olívia Ugarte -