Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Advertisements

Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O Professor de Educação Física e os
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Que relação pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil?
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Conferência Municipal de Educação
Educação Especial Aula 7
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
AEE, PPP e acessibilidade na escola
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Campina Grande Outubro 2015
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Planejamento de Ensino
Revisita ao PPP.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Transcrição da apresentação:

Prática na Sala de Recursos Multifuncionais

A pergunta é: quem eram os verdadeiros fracassados? Escola dos Animais Era uma vez uma escola para animais. Os professores tinham certeza que possuíam um programa de ensino inclusivo, porém, por algum motivo, todo os animais estavam indo mal. O pato era a estrela da classe de natação, porém não conseguia subir nas árvores. O macaco era excelente subindo em árvores, mas era reprovado na natação. Os frangos se destacavam nos estudos sobre os grãos, mas se desorganizavam, tanto na aula de subir em árvores, que sempre acabavam na sala do diretor. Os coelhos eram sensacionais nas corridas, mas precisavam de aulas particulares em natação. O mais triste de tudo era ver as tartarugas, que, depois de vários exames e testes, foram diagnosticadas como tendo “atraso de desenvolvimento”. De fato, foram enviadas para a classe de educação especial numa distante toca de esquilos. A pergunta é: quem eram os verdadeiros fracassados?

Atribuições do professor da SRM Atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum; Promover as condições para a inclusão dos alunos com deficiência em todas as atividades da escola; Orientar as famílias para o seu envolvimento e sua participação no processo educacional; Informar à comunidade escolar sobre legislação e normas vigentes que asseguram a inclusão educacional; -Participar do processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos; -Preparar material específico para uso dos alunos na SRM; -Orientar a elaboração de materiais pedagógicos que possam ser utilizados pelos alunos no ensino comum,

conselhos de classe, da elaboração do Articular com gestores e professores para que o projeto pedagógico da instituição de ensino se organize coletivamente numa perspectiva de educação inclusiva. Trocar informações constantemente com os auxiliares pedagógicos especializados e tutores. O professor da SRM deverá participar das reuniões pedagógicas, do planejamento, dos conselhos de classe, da elaboração do projeto pedagógico, desenvolvendo ação conjunta com os professores das classes comuns e demais profissionais da escola para a promoção da inclusão escolar.

As atividades realizadas na SRM devem contemplar as seguintes situações: Estimular o desenvolvimento dos processos mentais: atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade, linguagem, entre outros; Desenvolver a expressão corporal na busca de sua independência e na satisfação de suas necessidades; Fortalecer a autonomia dos alunos para decidir, opinar, escolher, tomar iniciativas, a partir de suas necessidades e motivações; Propiciar a interação dos alunos em ambientes sociais, valorizando as diferenças e a não discriminação. Preparar materiais e atividades específicas para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Lembretes O AEE deve ocorrer de duas a três vezes por semana, durante o período de 2h, no contraturno escolar. O AEE deve ser flexível, passível de alterações sempre que necessário, sendo constantemente avaliado. O AEE deve constar no Projeto Político Pedagógico da escola, visando o conhecimento da prática por toda a comunidade escolar.

Eu nunca poderia pensar em educação sem amor. É por isso que eu me considero um educador: acima de tudo porque eu sinto amor. Paulo Freire Obrigada, Mary Meiry, Mirian e Renata