Metodologia da Pesquisa e Redação Científica para Licenciatura Alunos : Pedro dos Reis n ° Nicoly Almeida n° Nicoly Almeida n° Anderson Felipe n° Anderson Felipe n°
Tema : Formação de Professores Estes dados estão demostrando quais as quantidades de publicações realizadas por ano em três revistas. A busca foi realizada no período de 2007 até 2011 para verificarmos o quanto o tema tem sido discutido. Estes dados estão demostrando quais as quantidades de publicações realizadas por ano em três revistas. A busca foi realizada no período de 2007 até 2011 para verificarmos o quanto o tema tem sido discutido.
Dados por Ano – ( ) Sites Pesquisados :
Dados Totais por Sites Nas Pesquisas realizadas, encontramos o número de dados relacionados ao Tema no total de todos os anos ( ), são eles : Nas Pesquisas realizadas, encontramos o número de dados relacionados ao Tema no total de todos os anos ( ), são eles : * Zetetike - 4 artigos * Zetetike - 4 artigos * Caderno Brasileiro de ensino * Caderno Brasileiro de ensino em física – 3 artigos em física – 3 artigos * Ensino em Re-vista - 9 artigos * Ensino em Re-vista - 9 artigos
Dados : Ano x Total Período :
ARTIGOS
Artigo - 1 Titulo: Formação continuada de professores numa visão construtivista: contextos didáticos, estratégias e formas de aprendizagem no ensino experimental de física. Autor: Suzana Maria Coelho, António Dias Nunes Dados bibliográficos: Coelho, S.M.; Nunes A.D. Formação continuada de professores numa visão construtivista: contextos didáticos, estratégias e formas de aprendizagem no ensino experimental de física. Caderno brasileiro de ensino em Física, Florianópolis, v. 25, n. 1: p , 2008.
Metodologia: Foram realizadas atividades em equipes de três a cinco pessoas, sendo que cada equipe tinha autonomia para investigar os fenômenos e o funcionamento dos dispositivos experimentais. Objetivo: Analisar quais são as dificuldades e quais situações favorecem o aprendizado. Resumo: Foram realizados experimentos de eletrização por contato, atrito e indução para criar um elo entre o mundo conceitual e o mundo real, facilitando a aprendizagem dos professores e melhorando o ensino em sala de aula.
Artigo - 2 Título : Formação Continuada de Professores - Estratégia para o Ensino de Astronomia nas séries iniciais. Título : Formação Continuada de Professores - Estratégia para o Ensino de Astronomia nas séries iniciais. Autor : Simone Pinheiro Pinto, Osmar Martins da Fonseca, Deise Miranda Viana. Autor : Simone Pinheiro Pinto, Osmar Martins da Fonseca, Deise Miranda Viana. Dados Bibliográficos : Caderno Brasileiro de Física – Florianópolis, v. 24, pg.71-88, Dados Bibliográficos : Caderno Brasileiro de Física – Florianópolis, v. 24, pg.71-88, Objetivo : Melhorar a qualidade do ensino de astronomia nas séries iniciais. Objetivo : Melhorar a qualidade do ensino de astronomia nas séries iniciais. Metodologia : Consiste em 5 perguntas feitas aos professores sobre assuntos básicos de astronomia e em seguida uma discussão entre eles sobre seus pontos de vista. Metodologia : Consiste em 5 perguntas feitas aos professores sobre assuntos básicos de astronomia e em seguida uma discussão entre eles sobre seus pontos de vista.
Resultado : Consideram que o processo de Formação Continuada é muito importante para o Professor e que apesar do MEC ter reformulado os livros didáticos, o conhecimento do professor ainda é baixo. Resultado : Consideram que o processo de Formação Continuada é muito importante para o Professor e que apesar do MEC ter reformulado os livros didáticos, o conhecimento do professor ainda é baixo. Conclusão : O trabalho abordou questões básicas de Astronomia e mesmo assim os professores apresentaram dificuldades em responder as questões, desta formar seria importante incentivar os professores a buscar conhecimento na internet ou livros, para melhorar o ensino e despertar a curiosidade dos alunos. Conclusão : O trabalho abordou questões básicas de Astronomia e mesmo assim os professores apresentaram dificuldades em responder as questões, desta formar seria importante incentivar os professores a buscar conhecimento na internet ou livros, para melhorar o ensino e despertar a curiosidade dos alunos.
Artigo - 3 Título : O Laboratório do Ensino de Matemática – Implicações na Formação de Professores. Título : O Laboratório do Ensino de Matemática – Implicações na Formação de Professores. Autor : Jairo de Araújo Lopes e Elizabeth Adorno de Araújo. Autor : Jairo de Araújo Lopes e Elizabeth Adorno de Araújo. Dados Bibliográficos : Fae Unicamp – Zetetike, v.15, n27, Dados Bibliográficos : Fae Unicamp – Zetetike, v.15, n27, Objetivo : Visa refletir o papel do Laboratório no Ensino de Matemática na formação do Professor. Objetivo : Visa refletir o papel do Laboratório no Ensino de Matemática na formação do Professor. Metodologia : Analisaram 45 alunos de um Projeto de Estágio da PUC-Campinas, após a insatisfação de Professores com resultados no ensino de Álgebra. Metodologia : Analisaram 45 alunos de um Projeto de Estágio da PUC-Campinas, após a insatisfação de Professores com resultados no ensino de Álgebra.
Resultado : Colocaram os alunos em contato com o Laboratório realizando atividades e conseguiram recriar o conceito de Álgebra neles. Resultado : Colocaram os alunos em contato com o Laboratório realizando atividades e conseguiram recriar o conceito de Álgebra neles. Conclusão : A parceria evidenciou as potencialidades do Laboratório de Ensino como ambiente fundamental na formação inicial e continuada dos professores. Conclusão : A parceria evidenciou as potencialidades do Laboratório de Ensino como ambiente fundamental na formação inicial e continuada dos professores.
FIM