Metodologia da Pesquisa e Redação Científica para Licenciatura Alunos : Pedro dos Reis n ° 6792412 Nicoly Almeida n° 8059063 Nicoly Almeida n° 8059063.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Registro de Estudo de Caso.
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
Pedagogia da pesquisa-ação
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Discutindo práticas em Matemática
2º encontro – Professores Maio de 2012
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
PESQUISA: Prof. ALECIO DAMICO 2007
Liliani Lecco Dettogni
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
A Difícil Arte de Ensinar
Andrea Mara Pimenta Alonso Christine Perry Solange Elizabeth Abril
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Concepções de Estatística de um grupo de professores de Matemática da Escola Básica brasileira: um estudo diagnóstico Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
O conteúdo.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Curso de Docência Universitária
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Química Orgânica Reações de Oxidação
Webquest.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Deise Kramer Lima Fernandes
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Ciência e tecnologia no ensino médio
SILVANA BERBEL FERNANDES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Perguntas de Modelação
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Título do Artigo Científico
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
Como elaborar um plano de aula
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Por Elizandro de Almeida Esquiam
Autor: Marcelio Adriano Diogo
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Docência universitária: repensando a aula
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA LICENCIATURA INTEGRADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E LINGUAGENS Estágio.
FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO Paulo Abud Orlando Pasqual Robson Douglas Pesquisa à base de dados.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

Metodologia da Pesquisa e Redação Científica para Licenciatura Alunos : Pedro dos Reis n ° Nicoly Almeida n° Nicoly Almeida n° Anderson Felipe n° Anderson Felipe n°

Tema : Formação de Professores Estes dados estão demostrando quais as quantidades de publicações realizadas por ano em três revistas. A busca foi realizada no período de 2007 até 2011 para verificarmos o quanto o tema tem sido discutido. Estes dados estão demostrando quais as quantidades de publicações realizadas por ano em três revistas. A busca foi realizada no período de 2007 até 2011 para verificarmos o quanto o tema tem sido discutido.

Dados por Ano – ( ) Sites Pesquisados :

Dados Totais por Sites Nas Pesquisas realizadas, encontramos o número de dados relacionados ao Tema no total de todos os anos ( ), são eles : Nas Pesquisas realizadas, encontramos o número de dados relacionados ao Tema no total de todos os anos ( ), são eles : * Zetetike - 4 artigos * Zetetike - 4 artigos * Caderno Brasileiro de ensino * Caderno Brasileiro de ensino em física – 3 artigos em física – 3 artigos * Ensino em Re-vista - 9 artigos * Ensino em Re-vista - 9 artigos

Dados : Ano x Total Período :

ARTIGOS

Artigo - 1 Titulo: Formação continuada de professores numa visão construtivista: contextos didáticos, estratégias e formas de aprendizagem no ensino experimental de física. Autor: Suzana Maria Coelho, António Dias Nunes Dados bibliográficos: Coelho, S.M.; Nunes A.D. Formação continuada de professores numa visão construtivista: contextos didáticos, estratégias e formas de aprendizagem no ensino experimental de física. Caderno brasileiro de ensino em Física, Florianópolis, v. 25, n. 1: p , 2008.

Metodologia: Foram realizadas atividades em equipes de três a cinco pessoas, sendo que cada equipe tinha autonomia para investigar os fenômenos e o funcionamento dos dispositivos experimentais. Objetivo: Analisar quais são as dificuldades e quais situações favorecem o aprendizado. Resumo: Foram realizados experimentos de eletrização por contato, atrito e indução para criar um elo entre o mundo conceitual e o mundo real, facilitando a aprendizagem dos professores e melhorando o ensino em sala de aula.

Artigo - 2 Título : Formação Continuada de Professores - Estratégia para o Ensino de Astronomia nas séries iniciais. Título : Formação Continuada de Professores - Estratégia para o Ensino de Astronomia nas séries iniciais. Autor : Simone Pinheiro Pinto, Osmar Martins da Fonseca, Deise Miranda Viana. Autor : Simone Pinheiro Pinto, Osmar Martins da Fonseca, Deise Miranda Viana. Dados Bibliográficos : Caderno Brasileiro de Física – Florianópolis, v. 24, pg.71-88, Dados Bibliográficos : Caderno Brasileiro de Física – Florianópolis, v. 24, pg.71-88, Objetivo : Melhorar a qualidade do ensino de astronomia nas séries iniciais. Objetivo : Melhorar a qualidade do ensino de astronomia nas séries iniciais. Metodologia : Consiste em 5 perguntas feitas aos professores sobre assuntos básicos de astronomia e em seguida uma discussão entre eles sobre seus pontos de vista. Metodologia : Consiste em 5 perguntas feitas aos professores sobre assuntos básicos de astronomia e em seguida uma discussão entre eles sobre seus pontos de vista.

Resultado : Consideram que o processo de Formação Continuada é muito importante para o Professor e que apesar do MEC ter reformulado os livros didáticos, o conhecimento do professor ainda é baixo. Resultado : Consideram que o processo de Formação Continuada é muito importante para o Professor e que apesar do MEC ter reformulado os livros didáticos, o conhecimento do professor ainda é baixo. Conclusão : O trabalho abordou questões básicas de Astronomia e mesmo assim os professores apresentaram dificuldades em responder as questões, desta formar seria importante incentivar os professores a buscar conhecimento na internet ou livros, para melhorar o ensino e despertar a curiosidade dos alunos. Conclusão : O trabalho abordou questões básicas de Astronomia e mesmo assim os professores apresentaram dificuldades em responder as questões, desta formar seria importante incentivar os professores a buscar conhecimento na internet ou livros, para melhorar o ensino e despertar a curiosidade dos alunos.

Artigo - 3 Título : O Laboratório do Ensino de Matemática – Implicações na Formação de Professores. Título : O Laboratório do Ensino de Matemática – Implicações na Formação de Professores. Autor : Jairo de Araújo Lopes e Elizabeth Adorno de Araújo. Autor : Jairo de Araújo Lopes e Elizabeth Adorno de Araújo. Dados Bibliográficos : Fae Unicamp – Zetetike, v.15, n27, Dados Bibliográficos : Fae Unicamp – Zetetike, v.15, n27, Objetivo : Visa refletir o papel do Laboratório no Ensino de Matemática na formação do Professor. Objetivo : Visa refletir o papel do Laboratório no Ensino de Matemática na formação do Professor. Metodologia : Analisaram 45 alunos de um Projeto de Estágio da PUC-Campinas, após a insatisfação de Professores com resultados no ensino de Álgebra. Metodologia : Analisaram 45 alunos de um Projeto de Estágio da PUC-Campinas, após a insatisfação de Professores com resultados no ensino de Álgebra.

Resultado : Colocaram os alunos em contato com o Laboratório realizando atividades e conseguiram recriar o conceito de Álgebra neles. Resultado : Colocaram os alunos em contato com o Laboratório realizando atividades e conseguiram recriar o conceito de Álgebra neles. Conclusão : A parceria evidenciou as potencialidades do Laboratório de Ensino como ambiente fundamental na formação inicial e continuada dos professores. Conclusão : A parceria evidenciou as potencialidades do Laboratório de Ensino como ambiente fundamental na formação inicial e continuada dos professores.

FIM