Plano de curso História da Educação Brasileira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAN Faculdade Nobre Curso de Direito Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
Pedagogia da pesquisa-ação
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
PLANO DE UNIDADE – HISTÓRIA MOVIMENTO DOS SEM-TERRA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Observatório de Políticas Públicas para a Educação Brasileira
Curso de Docência Universitária
A Importância da Educação Continuada
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Curso de Pedagogia 2013 Disciplina: História da Educação
POLO XXXXX – XX PEDAGOGIA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Faculdade de Educação de Costa Rica
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
História e história da educação
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Metodologia da Pesquisa Científica
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
História da Educação no Brasil
Percurso de constituição coletiva da Proposta Curricular de Santa Catarina. Juares da Silva Thiesen.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Apresentação da Disciplina
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O SABER AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR Hellen Caroline Silva da Silveira Iniciação Científica Voluntária Prof.ª Elisabeth.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Sejam bem vindos!.
Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Professor: José Medina
PROJETO PENSAR 15 ANOS
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETOS: Apresentação da Disciplina e discussão do Plano de Ensino. Unidade.
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Sociologia da Educação. Ementa Concep ç ão de Sociologia. Compreensão da sociologia como instrumento de conhecimento e interpreta ç ão da realidade socioeducacional.
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
Filosofia no Brasil.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Faculdade Piaget - Brasil
SERVIÇO SOCIAL 2009/2. DOCENTE ROSANGELA DE FREITAS BARRETO
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE AMUREL/SC: CONTORNOS,PERSPECTIVAS E CONTEXTOS (Educação/Educação Especial) Ana Lucia Cohan Duarte (discente do curso de.
Transcrição da apresentação:

Plano de curso História da Educação Brasileira Uneb – Campus XIII Profa. Dra. Silvia Maria Leite de Almeida

Ementa: História e historiografia da educação brasileira. A educação brasileira no período Colonial e no Império. Instituições e práticas educativas no Brasil do século XIX. As reformas educacionais no Brasil a partir do século XIX, numa perspectiva histórica. A educação escolar no Brasil no século XX.

Objetivos: Refletir sobre as características da educação brasileira numa perspectiva histórica, tomando como referências a ação do Estado, a realidade escolar e a luta dos educadores; Analisar problemas atuais da educação brasileira à luz das determinações históricas.

Conteúdo Programático: A organização escolar e a política educacional de Portugal em relação ao Brasil – A educação na Colônia. A Educação no Império – o privilegio dos letrados. A educação brasileira na República: reformas educacionais, os principais expoentes da educação no Brasil. A educação a partir dos anos 30 – os grandes movimentos educacionais.

A educação nos governos populistas. A educação e a Ditadura Militar: a reforma universitária e a nova organização da educação básica. A educação na Bahia. A educação brasileira num passado recente...

Metodologia: O curso buscará assegurar a efetiva participação dos alunos nas atividades previstas visando desenvolver uma atitude crítica frente às questões abordadas, através de: consulta a literatura da área no sentido da apropriação dos elementos teóricos necessários à compreensão do assunto trabalhado; Aulas expositivas; Debates, através de aulas participadas; Estudos dirigidos, atividades programadas e trabalhos em grupo; Exibição de filmes e documentários; Realização de seminários, entre outros.

Avaliação: A avaliação do/a estudante observará como critérios: participação efetiva nas atividades de aula (leitura dos textos obrigatórios, participação nas discussões); realização dos estudos e atividades propostos, observando a qualidade do conteúdo e os compromissos de tempo e apresentação.

E como instrumentos: Realização de trabalhos; Realização de avaliação individual; Apresentação em seminários de temas específicos; Auto-avaliação

Referências Texto básico: VIEIRA, Sofia Lerche; FREITAS, Isabel Maria Sabino de,. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Plano, 2003.

Textos complementares: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3ª ed. rev e ampl. São Paulo: Moderna, 2006. GHIRALDELLI JR. Paulo. História da Educação Brasileira.Barueri: Manole, 2003. NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1998.

Livros e artigos disponíveis na Biblioteca, na fotocopiadora e na internet. Sites: http://www.pedagogia.com.br/historia.php http://www.sbhe.org.br/

Cronograma de aula ENCONTRO ASSUNTO 1º (25-26/09) Plano da disciplina Recapitulando a disciplina História da Educação 2º (02-03/10) A educação na Colônia 3º (09-10/10) ATIVIDADE PROGRAMADA Filme: A Missão Questionário sobre o filme 4º (16-17/10) A educação no Império

5º (23-24/10) A educação na República Oligárquica 6º (30-31/10) A educação no Estado Getulista 7º (06-07/11) Avaliação parcial 8º (13-14/11) A educação na democracia populista 9º (20-21/11) A educação no regime militar 10º (27-28/11) A educação na Bahia: Apresentação de seminários 11º (04-05/12) Apresentação de seminários 12º (11-12/12) 13º (18-19/12) Novos rumos para a educação: a história da educação recente...