Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.
Advertisements

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS
BIOQUÍMICA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
OS ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Constituintes básicos de uma célula - Biomoléculas
Metabolismo de Construção.
Os ácidos nucleicos- NUCLEOPROTEÍNAS
ÁCIDOS NUCLEICOS Os ácidos nucleicos são formados por: - Grupo fosfato
Ácidos nucleicos.
Ácidos Nucleicos Estão relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) Ácido desoxirribonucleico (DNA) – Caracteres.
Metabolismo de controle
Sequencia de aminoácidos
GENÉTICA CROMOSSOMOS.
Ácidos nucléicos e síntese proteica
Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Ação Gênica.
Ácidos Nucléicos.
Ácidos Nucléicos Prof. Marcelo C..
Profª. Drª Narlize Silva Lira
BIOLOGIA INTERATIVA Ronnielle Cabral Rolim
Genética A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam.
QUÍMICA ORGÂNICA PROFª: LOURDES EUFRÁSIO. SURGIMENTO DA QUÍMICA ORGÂNICA Torbern Olof Bergman Química Orgânica é a química dos compostos existentes nos.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 5: Introdução aos materiais.
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
Módulo 3 A organização da célula Reconhecemos na célula três componentes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo.
Hereditariedade É um conjunto de processos biológicos, que asseguram que cada indivíduo receba e transmita carateres (ou caraterísticas) hereditárias.
CITOGENÉTICA.
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE
ESTRUTURA, FUNÇÃO E EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
Muitos biólogos tentaram definir o que é “VIDA”, embora nenhuma das definições obtidas até hoje foram satisfatórias. Contudo, apesar de não encontrarem.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Aminoácidos Proteínas são polímeros de aminoácidos. Embora mais de 300 aminoácidos diferentes tenham sido descritos na natureza, somente 20 são utilizados.
Genes e Genoma. . Sequências de DNA que contem a informação para codificar uma proteína. Genes. Responsáveis pela forma do organismo: paredes celulares,
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
Instituto Superior Técnico Faculdade de Medicina de Lisboa 9 de Abril de 2008 Andreia Silva João Portela
Ligação Covalente Curva de energia do H 2 Trabalho de: Rita Duarte.
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Faculdade de Tecnologia de Alagoas-FAT Biologia Celular CITOESQUELETO Prof. Gustavo Reis.
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
PELA TRADUÇÃO FORMARÁ UMA PROTEÍNA (POLIPEPTÍDEO) SEMICONSERVATIVA = UMA FITA SERVE DE MOLDE RNA - FITA SIMPLES DNA- FITA EM DUPLA HÉLICE NUCLEOTÍDEOS.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Out/20071 Dogma Central da Biologia Como o DNA se relaciona com as proteínas? - É feita uma cópia (negativa) de um trecho de DNA (transcrição) - mRNA é.
Poliamida..  Histórico: A primeira poliamida foi sintetizada na DuPont, por um químico chamado Wallace Hume Carothers, em As poliamidas como o.
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS
Extração de DNA Prof. Silmar Primieri.
Cinética Enzimática. Estrutura EnzimáticaConstituição em Aminoácidos Mecanismos de Acção Enzimática São difíceis de definir quantitativamente Determinar.
DNA = ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLÉICO PROPRIEDADES DO DNA O DNA é universal em todos os seres vivos; o que muda é o arranjo. Apresenta duas propriedades:
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1. Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
Há muitos anos atrás surgiu a expressão COMPOSTOS ORGÂNICOS para indicar as substâncias produzidas por ORGANISMOS VIVOS Era a TEORIA DA FORÇA VITAL Há.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
Módulo 2: Biotecnologia de Proteínas – sessão 1
ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA E RNA. LOCALIZAÇÃO DNA  núcleo, mitocôndrias e cloroplastos. RNA  nucléolo, ribossomos, citosol, mitocôndrias e cloroplastos.
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
PROTEÍNAS Profa Roziana Cunha Cavalcanti Jordão – UPE e CATÒLICA
Transcrição da apresentação:

Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1

PRÓTIDOS 2 Os prótidos são compostos quaternários, constituídos por C, H, O e N, podendo conter outros elementos como S, P, Fe, Cu, etc. De acordo com a sua complexidade, os prótidos podem-se classificar em: Aminoácidos, péptidos, proteínas. Os aminoácidos são os prótidos mais simples, constituindo as unidades estruturais dos péptidos e das proteínas, já que podem ligar- se entre si, formando cadeias.

Aminoácidos 3 Fórmula geral: Grupo amina Grupo ácido (Carboxilo)

Aminoácidos 4 Existem cerca de 20 aminoácidos que entram na constituição dos prótidos de todas as espécies de seres vivos. Todos eles possuem um grupo amina (NH2 ), um grupo carboxilo (COOH ) e um átomo de hidrogénio ligados ao mesmo átomo de carbono. Existe ainda uma porção da molécula ( R ) que varia de aminoácido para aminoácido.

Péptidos 5 Os péptidos são o resultado da união entre dois ou mais aminoácidos, que se efetua através de uma ligação química covalente, denominada ligação peptídica. A ligação peptídica estabelece-se entre o grupo carboxilo de um aminoácido e o grupo amina do outro.

Péptidos 6 Ligação peptídica Os péptidos formados por dois aminoácidos denominam-se dipéptidos, os que são formados por três, tripéptidos e assim sucessivamente. As cadeias peptídicas podem ter mais de 100 aminoácidos. As que têm entre 2 e 20 aminoácidos chamam-se oligopéptidos; as que ultrapassam esse nº chamam-se polipéptidos.

Proteínas 7 As Proteínas são macromoléculas constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas e apresentam uma estrutura tridimensional definida. São moléculas com vários níveis de organização.

Proteínas – Estrutura Primária 8 A estrutura primária das proteínas designa uma sequência de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.

Proteínas – Estrutura Secundária 9 Várias cadeias podem dispor-se paralelamente e ligar-se entre si por pontes de hidrogénio e formar a estrutura em folha pregueada. As cadeias peptídicas também podem enrolar- se em hélice. Esta forma é a estrutura secundária mais comum

Proteínas – Estrutura Terciária 10 A estrutura secundária pode dobrar-se entre si e ficar com uma forma globular. A esta conformação dá-se o nome de estrutura terciária.

Proteínas – Estrutura Quaternária 11 Várias cadeias globulares podem estabelecer ligações entre si e formar a estrutura quaternária. Hemoglobina

12 Estrutura de uma Imunoglobulina Estrutura da Hemoglobina Estrutura fibrosa do colagénio com a sua tripla hélice

A – Estrutura PRIMÁRIA B – Estrutura SECUNDÁRIA C – Estrutura TERCIÁRIA D – Estrutura QUATERNÁRIA 13

Tipos de Proteínas 14 As proteínas podem ser formadas apenas por aminoácidos e chamam-se proteínas simples ou holoproteínas. Além dos aminoácidos podem conter uma parte não proteica ( grupo prostético) e chamam-se proteínas conjugadas ou heteroproteínas. De acordo com a natureza química do grupo prostético assim se designam:

Funções das Proteínas 15

ÁCIDOS NUCLEICOS 16 DNA – Ácido Desoxirribonucleico RNA – Ácido Ribonucleico

17 DNA ou ADN ou ARN

Bases Azotadas 18

Pentoses 19

Nucleótidos 20 Monómeros dos Ácidos Nucleicos

Nucleótidos 21

DNA 22 No DNA as bases ligam-se entre si por complementaridade, isto é : -A citosina de uma cadeia liga-se à guanina da outra cadeia; -- a adenina de uma cadeia liga-se à timina da outra cadeia Quanto à pentose é a desoxirribose. No RNA é a ribose.

Comparação entre as estruturas do DNA e do RNA 23

24

Importância 25 Os ácidos nucleicos comandam todo o funcionamento das células e do organismo porque contêm os genes, nos quais estão inscritas instruções para a fabricação de proteínas. Uma vez que as proteínas enzimáticas catalisam todas as reações vitais, ao controlar as enzimas os ácidos nucleicos controlam, indiretamente, todo o metabolismo. O DNA é capaz de auto duplicar-se, gerando duas cópias idênticas de si mesmo. Essa capacidade possibilita que as instruções genéticas sejam passadas de uma geração para outra. Quer nos seres procarióticos quer nos eucarióticos o DNA é o suporte universal da informação genética; Controla toda a atividade celular; O DNA e o RNA intervêm na síntese das proteínas.