TÍTULOS DE CRÉDITO RURAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Títulos de Crédito Prof. Luiz Gustavo Combat Vieira.
Advertisements

BIENAL DOS NEGÓCIOS DA AGRICULTURA
Administração amintas paiva afonso.
Pagamentos internacionais
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS
a comercialização agrícola
Contratos Empresariais
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
Matemática Financeira Desconto Simples
MODALIDADES DE PAGAMENTO
Unidade 7 - Títulos de Crédito: Teoria Geral
NOTA PROMISSÓRIA Promessa de Pagamento; Situações Jurídicas:
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Unidade 8 - Títulos de Crédito: Em Espécie
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Programa de Financiamento às Exportações
LETRA DE CÂMBIO FINANCEIRA OU CAMBIAL FINANCEIRA
Instituições Financeiras do SFN
Professora Verônica Souto Maior Monitora Priscilla Melo
Letra Imobiliária Garantida Daniela Veltri Nov/2014.
Sistemática de Importação e Exportação
NOTA PROMISSORIA.
Prof. Ms. Jimenna Rocha NOTA PROMISSÓRIA Prof. Ms. Jimenna Rocha
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula OMCB03 20/02/2014.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
TÍTULOS DE CRÉDITO: “documentos necessários para o exercício de um direito literal e autônomo, nele mencionado” ( Cesare Vivante) CRÉDITO: A palavra crédito.
AS DUPLICATAS WHORKSHOP CEAP – CURSO DE DIREITO
Grupo: A Recondução à Legalidade do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga – RCTR-C E Irregularidades do Seguro.
Prof. Wiverson de Oliveira
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 12 O CHEQUE.
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
Títulos virtuais Emissão eletrônica é possível, pois atende ao princípio da cartularidade; Assinatura eletrônica também é possível, porém haverá restrição.
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
DATA: _____/__________/______
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
TÍTULOS DE CRÉDITO Categorias: Títulos de crédito próprios
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
NOTA PROMISSÓRIA A nota promissória é uma promessa de pagamento que uma pessoa faz em favor de outra. Temos duas pessoas participando da nota promissória:
LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIAS
Profº Carmênio Júnior
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
Unidade IV – Nota Promissória
A NOTA PROMISSORIA AULA 11 CEAP – CURSO DE DIREITO
Títulos de crédito impróprios
NOTA PROMISSÓRIA INTRODUÇÃO 1.
Direito Empresarial Curso de Administração
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
icms armazém geral icms armazém geral
remessa para depósito fechado ou armazém geral
remessa para armazém geral
APRESENTA.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. César M. Zanluchi.
N OTA P ROMISSÓRIA. 5.1 P REVISÃO L EGAL Decreto n / 1908 – arts. 54 a 56; Decreto n / 1966 – Lei Uniforme sobre Letras de Câmbio e Notas.
Unidade 5 Nota Promissória
Títulos de Crédito Especiais
Unidade 9 Títulos de Crédito Comercial
Sistema de Pagamentos Brasileiro:  Função de transferir recursos, processar e liquidar pagamentos para pessoas, empresas, governo, Banco Central e instituições.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
EMPRESARIAL III Aula 13- Duplicata.
EMPRESARIAL III Aula 12-Nota Promissória (2 Parte Aula 10)
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
EMPRESARIAL III Aulas 15 CONTRATOS BANCÁRIOS.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
Transcrição da apresentação:

TÍTULOS DE CRÉDITO RURAL FBB DIREITO EMPRESARIAL GUSTAVO GÓMEZ TÍTULOS DE CRÉDITO RURAL EDUARDO CARVALHAL ELISÂNGELA SODRÉ HILDETE FERREIRA SÉRGIO REIS SHERLANE SANTOS BOA NOITE

* FOI INSTITUÍDA PELA LEI Nº 8.929 DE CÉDULA DE PRODUTO RURAL CPR * FOI INSTITUÍDA PELA LEI Nº 8.929 DE 22 DE AGOSTO DE 1994 * É REPRESENTATIVA DE PROMESSA DE ENTREGA DE PRODUTOS RURAIS COM OU SEM GARANTIA CEDULARMENTE CONSTITUÍDA.

CÉDULA DE PRODUTO RURAL CPR LEGITIMIDADE PARA EMITÍ-LA: * PRODUTOR RURAL * ASSOCIAÇÕES * COOPERATIVAS

DEVE CONTER EM SEU CONTRATO I– DENOMINAÇÃO: CÉDULA DE PRODUTO RURAL II- DATA DE ENTREGA III- NOME DO CREDOR E CLÁUSULA À ORDEM IV- PROMESSA PURA E SIMPLES DE ENTREGAR O PRODUTO, SUA INDICAÇÃO E AS ESPECIFICAÇÕES DE QUALIDADE E QUANTIDADE V- LOCAL E CONDIÇÕES DE ENTREGA VI- DESCRIÇÃO DOS BENS CEDULARMENTE VINCULADOS EM GARANTIA VII- DATA E LUGAR DA EMISÃO VIII- ASSINATURA DO EMITENTE

NOTA COMERCIAL DO AGRONEGÓCIO NCA SÃO NOTAS PROMISSÓRIAS COMERCIAIS EMITIDAS PARA DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA POR PESSOAS JURÍDICAS QUE TENHAM POR ATIVIDADE A PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO, BENEFICIAMENTO OU INDUSTRIALIZAÇÃO DE PRODUTOS OU INSUMOS AGROPECUÁRIOS, BEM COMO DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS UTILIZADOS EM REFERIDA ATIVIDADE.

NOTA COMERCIAL DO AGRONEGÓCIO NCA O EMITENTE DA NOTA COMERCIAL DE AGRONEGÓCIO SERÁ UMA PESSOA JURÍDICA, CONSTITUÍDA SOB A FORMA DE SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA OU COOPERATIVA AGRÍCOLA.

CERTIFICADO DO DEPÓSITO E WARRANT AGROPECUÁRIO – CDA E WA * Art. 1º - § 1º - CDA: É TÍTULO DE CRÉDITO REPRESENTATIVO DE PROMESSA DE ENTREGA DE PRODUTO AGROPECUÁRIO, SEUS DERIVADOS, SUBPRODUTOS E RESÍDUOS, QUE TENHAM SIDO DEPOSITADOS. * Art. 1º - § 2º - WA: É TÍTULO DE CRÉDITO QUE CONFERE DIREITO DE PENHOR SOBRE O PRODUTO DESCRITO NO CDA * OBJETIVO: MODERNIZAR OS INSTRUMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO E AFINS DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA. OBS.: CRIADOS PELA LEI Nº 11.076 – 30 DEZ 04.

* O DEPOSITÁRIO É PESSOA JURÍDICA APTA A EXERCER ATIVIDADES DE GUARDA E CONSERVAÇÃO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS DE TERCEIROS. * TERÁ O DEVER DE GUARDAR, CONSERVAR E MANTER A QUALIDADE E A QUANTIDADE DO PRODUTO DEPOSITADO, DEVENDO ENTREGÁ-LO AO CREDOR CONFORME CONSIGNADO NO CDA E NO WA. * O ART. 3º, INCISOS I E II ESTIPULA A FORMA CARTULAR NO ATO DA EMISSÃO DO CDA E WA, QUE SERÁ EM DUAS VIAS, CONFORME DETERMINAÇÃO DO BANCO CENTRAL.

CERTIFICADO DO DEPÓSITO E WARRANT AGROPECUÁRIO REQUISITOS – ART. 5º I- QUANTO AO TÍTULO: a) TERÃO O MESMO Nº DE SÉRIE, SEQUENCIAL, SEM SUBSÉRIE; b) SERÃO DENOMINADOS “CDA E WA” (TODO ESCRITO); c) CONTERÃO A DATA DA EMISSÃO DO TÍTULO; d) TERÃO CLÁUSULA À ORDEM. II- QUANTO ÀS PARTES: a) IDENTIFICARÃO E QUALIFICARÃO O DEPOSITANTE E O DEPOSITÁRIO; b) CONTERÃO A IDENTIFICAÇÃO COMERCIAL DO DEPOSITÁRIO.

CERT. DO DEPÓSITO E WARRANT AGROPECUÁRIO REQUISITOS – ART. 5º I- QUANTO ÀS MERCADORIAS: a) APONTARÃO O LOCAL DO ARMAZENAMENTO E A INDICAÇÃO DE QUE O DEPÓSITO SE SUJEITA ÀS LEIS APROPRIADAS; b) TRARÃO A DESCRIÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, PESO BRUTO E LÍQUIDO, Nº DE VOLUMES E FORMA DE ACONDICIONAMENTO DO PRODUTO; c) FIXARÃO O VALOR DA ARMAZENAGEM, CONSERVAÇÃO, EXPEDIÇÃO, PERIODICIDADE DE COBRANÇA E RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO, A DATA DE RECEBIMENTO DO PRODUTO E O PRAZO DO DEPÓSITO, NO MÁXIMO DE UM ANO.

CERT. DO DEPÓSITO E WARRANT AGROPECUÁRIO REQUISITOS – ART. 5º I- QUANTO ÀS GARANTIAS: a) FARÃO REFERÊNCIA AO CONTRATO DE SEGURO E À IDENTIFICAÇÃO DO SEGURADOR; b) QUALIFICARÃO A GARANTIA OFERECIDA PELO DEPOSITÁRIO.

CERTIFICADO DE DEPÓSITO E WARRANT AGROPECUÁRIO OBS.: OS REQUISITOS FORMAIS DOS TÍTULOS E AS DECLARAÇÕES DESCRITAS SÃO FUNDAMENTAIS, LEVANDO A SUA NULIDADE NO CASO DE OMISSÃO. EMISSÃO IRREGULAR DE CONHECIMENTO DE DEPÓSITO OU WARRANT ART. 178 – CÓDIGO PENAL - EMITIR CONHECIMENTO DE DEPÓSITO OU WARRANT, EM DESACORDO COM DISPOSIÇÃO LEGAL: PENA – RECLUSÃO DE UM A QUATRO ANOS, E MULTA

CERTIFICADO DE DIREITOS DE CRÉDITO DE AGRONEGÓCIO CDCA * O CDCA TEM VÍNCULO NAS OBRIGAÇÕES ORIGINADAS DE NEGÓCIOS REALIZADOS ENTRE PRODUTORES RURAIS OU SUAS COOPERATIVAS E TERCEIROS, INCLUSIVE FINANCIAMENTOS E EMPRÉSTIMOS, DETERMINADOS PELA PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO, BENEFICIAMENTO OU INDUSTRIALIZAÇÃO DE BENS AGROPECUÁRIOS, INSUMOS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA. * AGRONEGÓCIO É O NEOLOGISMO QUE DESIGNA O UNIVERSO DAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS OU PECUÁRIAS EM SUAS VÁRIAS FORMAS.

CERTIFICADO DE DIREITOS DE CRÉDITO DE AGRONEGÓCIO CDCA EMISSÃO: EXCLUSIVA DAS COOPERATIVAS DE PRODUTORES RURAIS E PESSOAS JURÍDICAS (requisito fundamental a existência de contratos ou atos jurídicos que geram obrigações); FORMA: CARTULAR (ART. 25) OU ESCRITURAL (ART. 35) - deverá ser registrado no sistema de registro e liquidação financeira autorizado pelo Banco Central; CIRCULAÇÃO: a cartular será por meio de endosso em razão da cláusula à ordem – art. 25 - x; a escritural será provida pelas anotações no sistema... GARANTIAS: a emissão implica a instituição automática de penhor sobre os direitos creditórios a ele vinculados.

CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS DE AGRONEGÓCIO - CRA ART. 36 – O CRA É TÍTULO DE CRÉDITO NOMINATIVO, DE LIVRE NEGOCIAÇÃO, REPRESENTATIVO DE PROMESSA DE PAGAMENTO EM DINHEIRO E CONSTITUI TÍTULO EXECUTIVO EXTRAJUDICIAL. O OBJETO DO CRA É A AQUISIÇÃO DE DIREITOS E OBRIGAÇÕES DO CHAMADO AGRONEGÓCIO, DESCRITOS NO ART. 23, DA LEI 11.076/04, PARA SECURITIZÁ-LOS, E, COM BASE NELES, PROCEDER À EMISSÃO DO CRA.

CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS DO AGRONEGÓCIO REQUISITOS – ART. 37 I- NOME DA CIA EMITENTE II- Nº DE ORDEM, LOCAL E DATA DA EMISSÃO III- DENOMINAÇÃO: CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS DO AGRONEGÓCIO IV- NOME DO TÍTULO V- VALOR NOMINAL VI- DATA DE VENCIMENTO E, SE PARCELADO, DISCRIMINAÇÃO DOS VALORES E DAS DATAS DE VENCIMENTO DAS PARCELAS VII- TX DE JUROS, FIXA OU FLUTUANTE, ADMITIDA A CAPITALIZAÇÃO VIII- IDENTIFICAÇÃO DO TERMO DE SECURITIZAÇÃO DE DIREITOS CREDITÓRIOS QUE LHE TENHA DADO ORIGEM.

LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO - LCA * É UM TÍTULO DE CRÉDITO, NOMINATIVO, DE LIVRE NEGOCIAÇÃO, E REPRESENTA PROMESSA DE PAGAMENTO EM DINHEIRO; * TEM LIQUIDEZ E CERTEZA E POR ISSO TEM NATUREZA DE TÍTULO EXECUTIVO EXTRAJUDICIAL; * ESTÁ LIGADO À ATIVIDADE AGROPECUÁRIA, MAS DE MODO DERIVADO, VISTO QUE O SEU AMBIENTE É O SISTEMA FINANCEIRO; * É DE ASPECTO CAUSAL. TERÁ SEMPRE BASE EM OBRIGAÇÃO RESULTANTE DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO, INDÚSTRIA OU COMERCIALIZAÇÃO DE BENS AGRÍCOLAS, PECUÁRIOS, OU INSUMOS QUE PRECISAM DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DEDICADOS ÀQUELA ATIVIDADE.

LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO LCA * O EMITENTE DA LCA SERÁ SEMPRE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA. O TITULAR, CREDOR, QUALQUER PESSOA, NATURAL OU JURÍDICA, QUE TENHA INTERESSE EM INVESTIR EM OPERAÇÃO FINANCEIRA DEDICADA AO MUNDO AGROPECUÁRIO; * TERÁ FORMA CARTULAR OU ESCRITURAL (REGISTRADO CONFORME ORDEM DO BC); * A TRANSMISSÃO SERÁ POR ENDOSSO (CARTULAR) OU ANOTAÇÃO CONFORME BC (ESCRITURAL).

LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO LCA GARANTIAS: A LCA GERA AUTOMATICAMENTE DIREITO DE PENHOR SOBRE AS OBRIGAÇÕES AGROPECUÁRIAS QUE AUTORIZARAM A SUA EMISSÃO. ESTÃO IMUNES A ATOS DE CONSTRIÇÃO JUDICIAL.

CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIO CCB INTRODUZIDA PELA LEI Nº 10.931 – DE 02 DE AGOSTO DE 2001, O ART. 1º A DEFINE COMO SENDO TÍTULO DE CRÉDITO EMITIDO POR PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA, EM FAVOR DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA OU ENTIDADE A ESTA EQUIPARADA, REPRESENTANDO PROMESSA DE PAGAMENTO EM DINHEIRO DECORRENTE DE OPERAÇÃO DE CRÉDITO DE QUALQUER MODALIDADE.

CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIO CARACTERÍSTICAS * É SIMILAR À NOTA PROMISSÓRIA; * É VINCULADA À OPERAÇÃO BANCÁRIA; * O CREDOR É A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA; * PODE SER EMITIDA EM MOEDA ESTRANGEIRA; * É TÍTULO EXTRAJUDICIAL; * É EMITIDA EM TANTAS VIAS SEJAM AS PARTES; * GARANTIAS REGIDAS PELA LEI 10.931/04

REQUISITOS ESSENCIAIS I- DENOMINAÇÃO CDA (ESCRITA) II- PROMESSA DO EMITENTE DE PAGAR A DÍVIDA EM DINHEIRO; III- DATA E LUGAR DO PAGAMENTO DA DÍVIDA E VALOR DAS PARCELAS (SE HOUVER); IV- NOME DA INSTITUIÇÃO CREDORA E/OU CLÁUSULA À ORDEM; V- DATA E O LUGAR DE SUA EMISSÃO; VI- ASSINATURA DO EMITENTE, DE TERCEIRO QUE GARANTIR A OBRIGAÇÃO OU DOS MANDATÁRIOS.

BOA NOITE A TODOS FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO