Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Formação Docente Aula 07.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Abordagem construtivista dos Mapas Conceituais
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Concepções de Aprendizagem.
Aprendizagem Significativa
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Conceitos de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Questões introdutórias
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Está sujeita a três elementos fundamentais:
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Mapas conceituais e “Cmaptools”
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Prof. Roberto Ruas Alunos: Luciano, Edar
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
MEDIAÇÃO.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
As 7 Leis do Ensino Eliel Unglaub, Ph.D
Softwares Educacionais – Cód
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Docência do Ensino Superior
Situação de Aprendizagem
ZABALA, Antonio: A prática educativa: como ensinar, Artes Médicas, Porto Alegre, 1998.
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
Introdução ao processo de aprendizagem
Por que alfabetização tecnológica do professor?
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.
Psicologia da Educação
TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM PONTO. CADA UM INTERPRETA A PARTIR DE ONDE OS PÉS PISAM. PARA ENTENDER COMO ALGUEM LÊ, É NECESSÁRIO SABER COMO SÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
Transcrição da apresentação:

Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio

EM FOCO: Como ocorre a aprendizagem? Como a ciência/física é apresentada nas aulas do ensino médio?

COMO OCORRE A APRENDIZAGEM? diferentes abordagens – diferentes concepções de ensino e de aprendizagem

“APRENDER É GRAVAR” ENSINAR É TRANSMITIR CONHECIMENTOS (transmissão – recepção) Decorrências: Ensinar é fácil, basta conhecer os conteúdos a serem transmitidos; Aprender é fácil, basta ter atenção e exercitar repetições (memorização)

Frases dos Grupos – 1° semestre 2005 Aluno vem de alumno. Lumno é luz, então aluno significa: “indivíduo sem luz” O ensino tradicional é a transmissão de pacotes prontos do conhecimento. Nas questões: o que é ensinar ? “o que é aprender ?” 62% dos alunos de licenciatura do curso de Metodologia do Ensino de Física I responderam:  Ensinar é transmitir conhecimento;  Aprender é acumular conhecimento. Ensino tradicional significa reproduzir pelo aluno um conteúdo inflexível transmitido pelo professor. O professor me ensinou que 2 laranjas mais 2 laranjas são 4 laranjas, mas 2 maçãs mais duas maçãs eu não sei quanto é, pois o professor nunca falou de maça. O professor fala, o aluno escuta e na prova ele repete (com duplo sentido).

“Aprender é relacionar” Alguns representantes: -Dewey -Vygostsky - Werthmeier (Gestalt) -Ausubel -Piaget -Posner -Mortimer -Paulo Freire

“ o conhecimento passa do status de informação quando passa pela reflexão” (Dewey)

CONHECIMENTO X INFORMAÇÃO CONHECER É TRABALHAR COM A INFORMAÇÃO (Pimenta, 2002): RELACIONANDO ANALISANDO ORGANIZANDO CONTEXTUALIZANDO

Compreensão x Absorção Passiva “compreender é organizar informações de forma pessoal” (Bloom) “compreender é inventar” (Piaget)

“Aprender é relacionar”  Ausubel (déc. 70) “Aprender é relacionar o novo com o conhecimento já existente” Princípio fundamental: Partir do que o aluno já sabe!!!

PRINCÍPIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: D. AUSUBEL “Se eu tivesse que reduzir toda a psicologia educacional a um único princípio, diria isto: o fator isolado mais importante que influência a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie nisso os seus ensinamentos.” AUSUBEL, d. p.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980, p.viii

Piaget (déc. 70) A aprendizagem resulta de um desequilíbrio cognitivo (conflito ou lacuna) e ocorre por dois processos simultâneos: assimilação e acomodação. A apropriação de um elemento novo a uma estrutura cognitiva em evolução – que se amolda (acomodação) – transforma os dados exteriores em “substância própria” (assimilação).

Posner (déc. 80) Aprendizagem é um processo de mudança conceitual (evolucionária ou revolucionária)

Modelo Sistêmico de Evolução Conceitual Luffiego e outros, 1994 Estágio de ajuste Estágio Reestruturado

Mortimer (déc. 90) Aprendizagem é um processo de evolução de perfis conceituais

Vygotsky (dec. 30) - a aprendizagem se dá por interação social através dos elementos da cultura -as interações com um parceiro mais capaz é essencial no processo -o sujeito se desenvolve em interações que ocorrem na zona de desenvolvimento proximal “aprendemos quando interagimos com os outros, comparamos idéias e práticas e revisamos nossos pontos de vista” (Neus Sanmartí, 2009)

“Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas”. Revista Portuguesa de Educação, vol.14, n.º 2, pp ZDP: distância entre o nível de desenvolvimento real determinado pela capacidade de resolver problemas independentemente, e o nível de desenvolvimento proximal, capacidade de solucionar problemas com a ajuda de um parceiro mais experiente. Exercer a função de professor implica em assistir o aluno proporcionando-lhe apoio e recursos, de modo que ele seja capaz de aplicar um nivel de conhecimento mais elevado do que seria possível sem ajuda. Para que a ZDR se amplie é necessária uma ação efetiva (atividade) do educando

TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS informações conhecimentos saberes transmissão/ recepção problematizar/ reflexão/elaboração vivenciar/ ação

E nas aulas de física do ensino médio? (Retomada das atividades de observação realizadas nos estágios) Motivação – Linguagem - Interações – Abordagem predominante – (relações, compreensão, reprodução, absorção)