MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
PEDAGOGIA DA CONVIVÊNCIA
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
Escola e Família: quais são suas competências?
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
II Congresso do Sistema de Ensino Integral
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
Oração do Representante
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Projeto Político-Pedagógico
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Ivoti.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2013 JESUS MARIA JOSÉ
Quando falamos em aprender...
Capacitação dos professores
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
O ingresso na Universidade
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
Gerenciamento de Sala de Aula
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Projeto Institucional das escolas Salesianas
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Docência do Ensino Superior
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
CURSO: Licenciatura em Educação Física
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
AVALIAÇÃO.
Retrato da Escola Básica Adriano Mosimann
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

MARILUCIA FERREIRA

COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS DA ESCOLA, EM PROL DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL DO ALUNO

O QUE É EDUCAÇÃO?

FUNDAMENTOS CONCEPÇÃO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM MARCOS REGULATÓRIOS REGIMENTO ESCOLAR PPP – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO PEDAGÓGICO Objetiva-se uma proposta educacional de ensino-aprendizagem, na qual o conhecimento seja o resultado da construção do próprio indivíduo na sua interação com o meio, considerando os fatores biológicos, as experiências físicas, a troca social e os processos de equilíbrio e desequilíbrio. (p.5) Sabendo qual é seu papel no mundo, o indivíduo poderá fazer suas próprias escolhas, resultando pessoas respeitosas, honestas, competentes, felizes e confiantes em sua capacidade de enfrentar os desafios da vida. (p.6) PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – COLÉGIO SANTO ANDRÉ

VALORES RESPEITO JUSTIÇA SOLIDARIEDADE DIÁLOGO GENEROSIDADE TOLERÂNCIA

OBJETIVOS PARA O ALUNO Ter uma imagem positiva de si; Reconhecer e enfrentar situações de conflitos; Identificar e compreender a sua pertinência nos diversos grupos dos quais participa; Respeitar as regras básicas de convívio social, assim como a diversidade que as compõe.

ESCOLHA DA ESCOLA A CRIANÇA, A ESCOLA E O ANO LETIVO (Situações de aprendizagem para a vida).

FILHO Ambiente privado ALUNO Ambiente público COMPREENDENDO A SUA PERTINÊNCIA NOS DIVERSOS GRUPOS DOS QUAIS PARTICIPA

Tentativas Adaptação com o professor e/ou uma nova turma ENFRENTANDO OS DESAFIOS

CONHECENDO E RESPEITANDO OS NOVOS PROFESSORES A CONSTRUÇÃO DA AUTORIDADE E DO RESPEITO PELO TRABALHO PEDAGÓGICO Aluno diz ao professor: “Minha mãe disse que você não manda em mim.”

A possibilidade de, desde muito cedo, efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da autoestima, essencial para que as crianças se sintam confiantes e felizes.

.... Responsabilizando-se com a limpeza do ambiente... Interagindo... Escolhendo... Autorregulando-se RESPONSABILIZANDO-SE PELOS CUIDADOS COM O AMBIENTE

BRINCAR COM OS COLEGAS DIA DO BRINQUEDO

CONHECENDO OS COLEGAS E LIDANDO COM AS DIFERENÇAS Briga entre colegas: Os responsáveis pelas crianças procuram a escola para entender o que aconteceu ou se posicionam “contra a escola”?

A POSTURA DE ESTUDANTE Não precisamos mudar os valores. Apenas vivê-los de fato, em nosso cotidiano, seja nas organizações, nas famílias, nas escolas, no lazer, enfim, em todos os contextos que nos cercam.

MARILUCIA FERREIRA CONSULTORIA E ASSESSORIA EDUCACIONAL