PONTES, J. F. Departamento de Fisioterapia -DFST/UFRN, Natal-2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Residências em Saúde: a multiprofissionalidade como um caminho
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
cenários e perspectivas.
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Implantação das Diretrizes Curriculares
experiências INESQUECÍVEIS!
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Qualidade na aprendizagem com promoção profissional
um desafio contemporâneo
Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico
O PODER DO ENTUSIASMO.
Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Verbo Língua Portuguesa.
MOTIVAÇÃO.
A Chave da Felicidade Letícia Thompson.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
O QUE É FILOSOFIA ?.
O PAPEL LEGAL DO GESTOR IMOBILIÁRIO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
Metodologia Científica
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
Política Educacional Brasileira
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Gestão do Conhecimento e da Informação
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
O CONSELHEIRO ESPIRITUAL NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA
SGTES Departamento de Gestão da Educação na Saúde/ SGTES/ MS Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde Departamento.
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
Avaliação global do curso de graduação em Gestão Pública.
Informática (IMAD): Introdução, apresentação da disciplina, conteúdo programático e métodos de avaliação. QUESTÕES DE PROVAS; QUESTÕES DE PROVAS; CONTEÚDO.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Chapa 2 – unidos pela diferença! “Por um conselho, unido, transparente e combativo, com proposta diferente, inovadora e arrojada”
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Tema e problema Construindo seu projeto de pesquisa Profa. Dra. Karina Solha.
Saberes docentes.
Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Nasceu em Zâmbia, mas cresceu no Zimbábue, onde seu pai.
Transcrição da apresentação:

PONTES, J. F. Departamento de Fisioterapia -DFST/UFRN, Natal-2011.

Parthenon, Grécia Texto by: Eliana Goldfarb Cyrino A palavra entusiasmo vem do grego e significa "ter um deus dentro de si".

A pessoa entusiasmada era aquela "preenchida" por um dos deuses e por isso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Texto by: Eliana Goldfarb Cyrino

Assim, se você fosse entusiasmado por Deméter (deusa da agricultura, chamada Ceres na mitologia romana) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita e assim por diante. Texto by: Eliana Goldfarb Cyrino

Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modificá-la. Portanto, era preciso entusiasmar-se, ou seja, "abrigar um deus em si“! Foto: Nuno Miguel da Silva, Texto by: Eliana Goldfarb Cyrino

Teatro Grego. Texto by: Eliana Goldfarb Cyrino Por isso, as pessoas entusiasmadas acreditam em si, agem com serenidade, alegria e firmeza. E acreditam igualmente nos outros entusiasmados. Se entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo...

Foi com entusiasmo que participei da criação da Unidade Especializada de Santa Cruz-RN e, conjuntamente com a profª Rosemary Araújo Monteiro, pude organizar o currículo de graduação em Fisioterapia. Documentos oficiais: Portaria 075/08-R de 22/02/2008; Estatuto da UFRN, p.13, sessão 03.

Mas com base em que modelo de curso pensamos o curso de graduação da FACISA?

PONTES, J F. O fisioterapeuta: sua formação e os indícios de uma prática educativa, IP/USP Com base nas minhas pesquisas de doutoramento; Entrevistei 31 professores e selecionei 19 deles, das 8 universidades federais com o curso de Fisioterapia na época. Sendo: 1 da UFRJ, 2 da UFJF, 2 da UFRN, 2 da UFSM, 3 da UFMG, 3 da UFPB, 3 da UFPE e 3 da FSCar. Este corpus constituiu cinco personagens: 1) o lúcido, 2) o revolucionário, 3) o prático, 4) o futurista e 5) o alienado.

Com quais dos personagem você se identifica? Os Lúcidos são ponderados, envolvem-se com os orgãos de classe sem ser muito combativos, participam de pesquisas científicas e difulgam a Fisioterapia enquanto ciência. Os Revolucionários são combativos, têm dificuldade de relacionamento com os colegas, queixam-se da competitividade do mercado de trabalho e cobram da universidade maior qualidade de ensino. "O ator é um eterno dar-se: é o fazer e o dizer". (CIAMPA, 1993)

Com quais dos personagem você se identifica? Os práticos valorizam sua especificidade de atuação como fisioterapeutas e buscam o máximo de aperfeiçoamento. Não estão preocupados com as questões da categoria e creditam à experiência (anos de prática) sua competência profissional. Os futuristas não têm muita experiência e buscam mais status na profissão através da pós- graduação, como um modo de validação da sua posição social. Acreditam no sucesso que a Fisioterapia pode conseguir num futuro próximo e lutam por melhores salários.

Com quais dos personagem você se identifica? Os alienados exercem o papel de fisioterapeuta como se a profissão não tivesse evoluído em relação às prescrições de atuação que receberam no curso de graduação. Para eles somos técnicos com um lugar garantido na equipe de saúde. "O ator é um eterno dar-se: é o fazer e o dizer". (CIAMPA, 1993)

Com base na legislação vigente: Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS: caminhos para a Educação Permanente em Saúde. Ministério da Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Brasília, 2004 – Série C. Projetos, Programas e Relatórios. Portaria n de 03/11/05 que instituiu o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-saúde, para os cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia. Portaria n de 26/11/07 que instituiu o Pró-saúde para demais cursos da área da saúde. Portaria Interministerial n de 26 de agosto de 2008, que institui o PET Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde.

Obrigada! Departamento de Fisioterapia DFST/UFRN Fone: Foto: José Venturelli, 2006.