UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos (Discurso proferido na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra no ano letivo de 1985/86)

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Transcrição da apresentação:

UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos (Discurso proferido na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra no ano letivo de 1985/86)

Início no século XVI – ciências naturais Século 18 e 19 – se estende às ciências sociais só é conhecimento válido aquele que segue seus princípios e regras metodológicas desconfia da experiência imediata – movimento do Sol método – observação / experimentação tem ideia de ordem, de estabilidade, daí a existência de leis – mecanicista Século 18 – século das Luzes – cria as condições para as ciências sociais, século 19 O PARADIGMA DOMINANTE

DUAS VARIANTES DA CIÊNCIA SOCIAL MODERNA aplicar ao estudo da sociedade os princípios epistemológicos e metodológicos das ciências naturais as ciências sociais tem estatuto epistemológico próprio (antipositivista e fenomenológica)

A CRISE DO PARADIGMA DOMINANTE Resultado interativo de uma pluralidade de condições a identificação dos limites do paradigma científico moderno é o resultado do grande avanço no conhecimento que ele propiciou. o aprofundamento do conhecimento permitiu ver a fragilidade dos pilares em que se funda.

a crise é profunda e irreversível revolução científica que não se sabe quando acabará colapso das diferenças entre os paradigmas A CRISE DO PARADIGMA DOMINANTE

4 condições teóricas provocaram essa crise: 1. A teoria da relatividade de Einstein 2. A mecânica quântica de Heisenberg e Bohr 3. A incompletude da matemática demonstrada por Gödel 4. A ordem a partir da desordem de Prigogine. Avanços na microfísica, na química e na biologia (ler p. 30) A CRISE DO PARADIGMA DOMINANTE

Reflexão epistemológica: interesse filosófico na prática científica ampliação da sociologia Temas principais: questionar o conceito de lei e de causalidade (ver p. 31) refletir mais sobre o conteúdo do que sobre a forma do conhecimento

CRISE DO PARADIGMA DOMINANTE CAUSA – condições sociais industrialização da ciência (tanto na aplicação quanto na organização da pesquisa) DOIS EFEITOS: relações de poder entre os cientistas aumento do fosso entre os países

O PARADIGMA EMERGENTE Imaginação sociológica/ via especulativa conhecimento prudente para uma vida decente estruturalmente diferente da revolução científica do século XVI – científico e social

TESES 1.TODO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NATURAL É CIENTÍFICO SOCIAL 2.TODO CONHECIMENTO É LOCAL E TOTAL 3. TODO CONHECIMENTO É AUTO-CONHECIMENTO 4. TODO CONHECIMENTO CIENTÍFICO VISA CONSTITUIR-SE EM SENSO COMUM

1.TODO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NATURAL É CIENTÍFICO SOCIAL distinção deixou de ter sentido e utilidade ler p. 38 é não dualista antropologia, geografia, psicologia uso de conceitos de sociologia (revolução, violência, dominação,...) a natureza com atributos humanos ler p. 42 o que era causa de atraso, hoje é avanço superação da dicotomia, revaloriza estudos humanísticos mundo da comunicação, interações, intertextualidades

2. TODO CONHECIMENTO É LOCAL E TOTAL parcelização, disciplinarização no paradigma emergente o conhecimento é total a fragmentação pós-moderna não é disciplinar e sim temática pluralidade epistemológica/ transgressão metodológica tolerância discursiva

3. TODO CONHECIMENTO É AUTO- CONHECIMENTO distinção sujeito/objeto não se separa o ato de conhecer do produto do conhecimento Deus pode estar em vias de regressar S ___ O Objeto é continuação do sujeito por outros meios a ciência não é a única explicação da realidade ler p. 53 Ciência é mais contemplativa do que ativa

4. TODO CONHECIMENTO CIENTÍFICO VISA CONSTITUIR-SE EM SENSO COMUM A dupla ruptura epistemológica a configuração de todas as ciências é racional, não a ciência em particular deixa-se penetrar por outras formas de conhecimento, em especial o senso comum senso comum interpenetrado pelo conhecimento científico pode gerar uma nova racionalidade ler p. 57

FIM DA AULA – Mirza Kênia