DISLEXIA e OUTROS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Letramento: um tema em três gêneros
PSICOLOGIA.
Avaliação Psicomotora
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
ESTUDO DE CASO.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
O olhar psicopedagógico sobre os conteúdos escolares
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Transtornos da Aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem em escrita e compreensão em leitura
Marta Assuane Duarte – Psicóloga.
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, Agosto, 2010.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
DISLEXIA.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
Aprendizado depende de:
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER
Dislexia A palavra dislexia é derivada de: dis = distúrbio e lexia que, em grego, quer dizer linguagem e, em latim, leitura, portanto, dislexia é uma distúrbio.
Dislexia A dislexia é, atualmente, definida como dificuldade relacionada com a aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita, caracterizando-se como.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
Transtornos da Aprendizagem
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Dislexia.
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Alfabetização Níveis da escrita.
Inteligências Múltiplas e distúrbios de Aprendizagem
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
31/03/10 Dificuldade de Aprendizagem 2ª aula Dinâmica- construir o conceito de DA e descrever o que fazer com alunos com DA? Escrever individualmente,discutir.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Etapas de uma sequência didática
DIFICULDADE DE LEITURA
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Disgrafia e Disortografia
Atuação diante das dificuldades de aquisição da língua escrita
Procedimentos Psicopedagógicos
TRANSTORNOS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Dislexia.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
O que é? Incapacidade de transcrever corretamente a linguagem oral.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS Dra. Nadia Bossa
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
ESQUIZOFRENIA Infantil
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

DISLEXIA e OUTROS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II Professora: Luciana Campos Aula 8– 2015.2

Cognição e Aprendizagem: “Cognição relaciona-se ao processo de conhecer. Trata-se de um conjunto de atividades e processos pelos quais um organismo adquire informações e desenvolve conhecimentos. Os processos cognitivos envolvem memória, categorização, atenção, resolução de problemas, tomada de decisões, tipos de raciocínio e linguagem. Assim, a cognição refere- se aos mecanismos mentais que organizam a informação sensorial, interpretando, classificando e organizando estas. É preciso relacionar cognição e aprendizado.” (Site Luciana Campos)

O que envolve a aprendizagem... Nesta aquisição interferem o afeto (maturidade, família, professor, amigos...), cognição (genética atrelada ao desenvolvimento) e ambiente (social, cultural, familiar). Nos centraremos hoje em alguns problemas de ordem cognitiva.

NEUROBIOLOGIA DA DISLEXIA

DEFINIÇÃO DE DISLEXIA “Dislexia é um transtorno específico da leitura caracterizado por dificuldades de reconhecimento de letras, decodificação e soletração de palavras. Tais alterações são decorrentes de um comprometimento de habilidades fonológicas”. (TEIXEIRA, 2006: p.117)

A escrita do disléxico... A dislexia causa grande dificuldade na leitura e problemas na escrita, provocando prejuízos desde a alfabetização até a idade adulta. O transtorno acomete mais meninos que meninas e atinge de 3 a 4% da população

O processo de leitura É um processo complexo e compreende 2 etapas: 1) A primeira é a atividade de análise dos grafemas (letras) e do som- decodificação- e reconhecimento de palavras, com acesso ao seu significado. 2) A segunda refere-se ao processo de construção, na qual ocorre a formação de frases e o acesso aos seus significados, a compreensão dos enunciados e à relação com conhecimentos prévios. Disléxicos apresentam problemas na primeira e na segunda fase, da construção, já estão exaustos pelo esforço feito na primeira fase.

Algumas dificuldades... Análise de conteúdos. Leitura lenta. Dificuldades de assistir filmes com legenda. Dificuldades com outros idiomas. Dificuldades para escrever, apresentando trocas, omissões ou inversões. Erros de concordância verbal. Tentativa de adivinhação de palavras.

DISORTOGRAFIA “A Disortografia caracteriza-se por troca de fonemas na escrita, junção (aglutinação) ou separação indevidas das palavras, confusão de sílabas, omissões de letras e inversões. Além disso, dificuldades em perceber as sinalizações gráficas como parágrafos, acentuação e pontuação. Devido a essas dificuldades o indivíduo prepara textos reduzidos e apresenta desinteresse para a escrita. A Disortografia não compromete o traçado ou a grafia. Um sujeito é disortográfico quando comete um grande número de erros. Até o terceiro ano (2ª série) é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque a relação com sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo.” (Site psicopedagogia lúdica)

Exemplo de disortografia:

(Site psicopedagogia lúdica) DISGRAFIA “A Disgrafia (dis=dificuldade e grafia=grafar/escrever) é um transtorno da escrita resultante de um distúrbio de integração visual-motora, que afeta a capacidade de escrever ou copiar letras, palavras e números.  Trata-se de um transtorno funcional e apresenta-se em crianças com capacidade intelectual normal, sem transtornos neurológicos, sensoriais, motores e/ou afetivos que justifiquem tal dificuldade. Apesar de alguns autores terem visões diferentes quanto ao termo disgrafia e disortografia, abordaremos a disgrafia como sendo um prejuízo que o indivíduo possui na execução do ato motor destinado à escrita e não das trocas, omissões, inversões e contaminações de letras/palavras, que seriam características da disortografia.” (Site psicopedagogia lúdica)

DISCALCULIA “Discalculia não é uma doença. Nem é necessariamente uma condição crônica. Nosso corpo e mente dão forma a um equilíbrio dinâmico que esta constantemente em mudança se adaptando às novas situações. As habilidades cognitivas de um estudante podem progredir além de seu diagnóstico original. Os estudantes podem ter uma vida normal fora das dificuldades matemáticas específicas, embora os problemas frequentemente tendam a remanescer com eles na vida adulta. É importante compreender que as avaliações são somente válidas por um tempo relativamente curto, um ano para crianças e adolescente e menos de dois anos para adultos.” (Site psicopedagogia lúdica)

(site psicopedagogia lúdica) O que fazer? Diagnóstico precoce e encaminhamento à fonoaudióloga. “A primeira tarefa do professor é resgatar a autoconfiança do aluno. Descobrir suas habilidades para que possa acreditar em si mesmo ao se destacar em outras áreas. O papel do professor é dirigir um olhar flexível para cada aluno que tenha dificuldade, é compreender a natureza dessas dificuldades, buscar um diagnóstico especializado, uma orientação para melhorar o dia-a-dia da criança, e se instrumentalizar, pois há muitos professores que lecionam e não sabem o que é dislexia.” (site psicopedagogia lúdica)

BIBLIOGRAFIA: TEIXEIRA, Gustavo. Transtornos Comportamentais na Infância e adolescência. RJ: Editora Rubio, 2006. WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. RJ: DP &A, 1999. http://psicopedagogialudica.blogspot.com.br/p/blog- page.html, acesso em 19 de outubro de 2015. http://www.ciencia20.up.pt/index.php?option=com_cont ent&view=article&id=843, acesso em 19 de outubro de 2015. http://www.lucianacampos.psc.br/novo/index.php?optio n=com_content&view=article&id=111:avaliacao- cognitiva-e-problemas-de-aprendizagem-como-a- avaliacao-psicologica-pode- ajudar&catid=2&Itemid=267&lang=en, acesso em 21 de outubro de 2015.