Ensino Fundamental , 7º ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 01 – O território brasileiro
Advertisements

Unidade 01 – O território brasileiro
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
PRP 7 ano geografia José Victor.
Formação do Território Brasileiro
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Formação do território brasileiro
Capitanias Hereditárias COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA.
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DO BRASIL MÓDULO 01.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
O espaço agrário mundial – capítulo 10 A importância da agricultura A biotecnologia e a agricultura As principais áreas agrícolas no mundo Professor.
Climograma Como calcular o volume de chuvas em mm?
Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
Tráfico negreiro e escravidão
Prof. Salomão Aulas – Economia Mineradora História do Brasil/Prof.Salomão1.
A mineração no Brasil Colonial (p. 18 a 45) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as missões jesuíticas [2][2] Compreender as ações realizadas pelos.
Carina Ribeiro Oliveira Talissa Teixeira Coelho.  No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS REDES DE TRANSPORTE
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
Canadá DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km² CAPITAL: Ottawa
AS PAISAGENS CAPTADAS PELOS SATÉLITES
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
LOCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
IEA - USP 9 de novembro de 2006 Roberto Rodrigues AGROENERGIA: Cana e Alimentos.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Na Segunda Metade do Século XIX
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII) O Bandeirantismo Aulas 52 a 54.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
O Complexo Centro-Sul.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
AMÉRICA PORÇÃO NORTE 8º Ano. Canadá Ponto de vista demográfico Motivos do vazio demográfico: clima polar, solos gelados, terras improdutivas e áreas de.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
O OURO NO BRASIL.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
A distribuição da população a nível mundial
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
REGIÃO NORTE.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Referência: PAIVA, J. M. de. Predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos. In: ______. Colonização e catequese, São.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
A Perspectiva URBIS MICRO-MESO em Belém: Possíveis Interfaces Ana Cláudia Cardoso Ana Paula Bastos Marcília Negrão Cláudia Nascimento Fabrício Guedes Alex.
Divisão da terra e colonização Linha de tempo. BRASIL HOJE Aqui no Paraná, os Jesuítas (iniciaram a catequização dos índios).Com a chegada do bandeirante,
A gênese geoeconômica do território brasileiro
O que é região? Regionalização
7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2
Transcrição da apresentação:

Ensino Fundamental , 7º ano GEOGRAFIA Ensino Fundamental , 7º ano A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul

A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO O Brasil é o 5º maior país do mundo, com uma área de 8.514.876 km². Essa imensa extensão territorial do nosso país resultou de um longo processo de conquista de terras, iniciado pelos portugueses a partir de 1500, quando ocorreu a chegada dos colonizadores ao território, o chamado “descobrimento do Brasil”.

A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Os atuais limites do território brasileiro passaram a ser definidos em 1494, com o TRATADO DE TORDESILHAS. Por meio desse acordo, Portugal e Espanha dividiram as terras descobertas em suas expedições ultramarinas. O objetivo era impedir conflitos entre as duas nações.

TRATADO DE TORDESILHAS Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó TRATADO DE TORDESILHAS Imagem: estudopratico.com.br

A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Para garantir o poder sobre as terras ocupadas e protegê-las de outros conquistadores, como franceses, holandeses e até espanhóis, em 1532 a coroa portuguesa organizou o território, dividindo-o em CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, que eram lotes de terras doados pelo rei de Portugal. A capitania era considerada hereditária porque os donatários podiam passar a seus herdeiros o controle sobre suas terras.

CAPITANIAS HEREDITÁRIAS Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó CAPITANIAS HEREDITÁRIAS Imagem: escolakids.com/as-capitanias-hereditarias.

A CONQUISTA DO CENTRO-SUL Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó A CONQUISTA DO CENTRO-SUL Muitos fatores contribuíram para conquista e ocupação do território brasileiro, desde o século XVI, entre os quais se destacam: A atuação dos bandeirantes; O papel dos jesuítas; A mineração.

A ATUAÇÃO DOS BANDEIRANTES Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó A ATUAÇÃO DOS BANDEIRANTES Os bandeirantes formavam grupos que partiam de São Paulo em direção ao interior do território com o objetivo de capturar índios para trabalharem como escravos na produção de cana-de-açúcar do litoral e escravos negros foragidos das fazendas. Eles dominaram os povos indígenas e abriram caminhos para o interior.

Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó BANDEIRANTES Imagem://www.agenteeteen.com/

Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó O PAPEL DOS JESUÍTAS Os jesuítas também tiveram um papel importante para a conquista do centro-sul do nosso território, pois fundaram povoamentos e contribuíram para dominação dos indígenas por meio da catequização.

Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó Detalhe da A Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles (1861).

surgimento e desenvolvimento de cidades; Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó A MINERAÇÃO A MINERAÇÃO teve grande importância para a conquista e ocupação do centro-sul; A partir do final do século XVII, os bandeirantes passaram a explorar ouro e pedras preciosas em áreas dos atuais estados de Minas Gerais e Mato Grosso, os avanços para o interior, contribuíram para: surgimento e desenvolvimento de cidades; mudança da capital salvador para o Rio de Janeiro;

Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó Imagem: historianet.com.br/

AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger elaborou , uma nova proposta de regionalização, trata-se da divisão do Brasil em 3 grandes REGIÕES GEOECONÔMICAS ou COMPLEXOS. REGIONAIS. Essas regiões obedecem a critérios ligados aos aspectos naturais e ao processo de formação socioespacial de nosso território. Os limites dos complexos não são os limites político-administrativo dos estados;

1- AMAZÔNIA 2- CENTRO-SUL 3- NORDESTE Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó 1- AMAZÔNIA 2- CENTRO-SUL 3- NORDESTE Imagem: Complexos Regionais / Raphael Lorenzeto de Abreu / GNU Free Documentation License

Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó REGIÃO CENTRO-SUL O  Centro-Sul  é a região geoeconômica mais produtiva do país, tendo em vista que contém vários estados com diversos tipos de indústrias. Apresenta uma rede complexa e interligada de cidades, a agropecuária mais moderna e a mais densa rede de serviços, comunicações e transportes. Abriga mais de 60% da população brasileira. Aí estão 16 das 22 áreas metropolitanas do país.

MAPA DA REGIÃO CENTRO-SUL Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó MAPA DA REGIÃO CENTRO-SUL Imagem: coladaweb.com/geografia-do-brasil/

REGIÃO CENTRO-SUL: AGROPECUÁRIA Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó REGIÃO CENTRO-SUL: AGROPECUÁRIA Bastante diversificada, a agropecuária do Centro-Sul tem sido fortemente influenciada pela produção industrial, fornecendo matéria-prima à indústria, ou comprando das fábricas máquinas agrícolas, fertilizantes químicos e agrotóxicos; O café, a cana-de-açúcar, a soja e a laranja são os produtos mais importantes, mas também sobressaem o algodão,o milho e o arroz; Destacam-se ainda a avicultura e a criação de gado leiteiro.

REGIÃO CENTRO-SUL: AGROPECUÁRIA Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó REGIÃO CENTRO-SUL: AGROPECUÁRIA A cultura da soja, do milho e do arroz avançam pelo Brasil central, ocupando os antigos campos de cerrado e transformando completamente a paisagem local. A agricultura moderna do Centro-Sul abre um arco que avança rumo ao norte, até as proximidades da floresta amazônica.

REGIÃO CENTRO-SUL: AGROPECUÁRIA Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó REGIÃO CENTRO-SUL: AGROPECUÁRIA Imagem: vcnda-sc. Imagem: realh.com.

REGIÃO CENTRO-SUL: INDÚSTRIA Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó REGIÃO CENTRO-SUL: INDÚSTRIA O Centro-Sul, maior área industrial do país, e concentra a maior parte dos investimentos das grandes empresas; Possui um parque industrial moderno e diversificado onde são fabricados: aviões, navios, sapatos, roupas, geladeiras, televisores e muitos outros produtos industrializados.

REGIÃO CENTRO-SUL: INDÚSTRIA Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó REGIÃO CENTRO-SUL: INDÚSTRIA Polo Petroquímico de Duque de Caxias (RJ) Imagem :sesi.webensino.com.br/sistema/

Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó REGIÃO CENTRO-SUL Abriga as duas maiores metrópoles brasileiras (Rio de Janeiro e São Paulo). Possui os maiores índices de urbanização e as maiores densidades demográficas. Concentra a maior parte das indústrias brasileiras, o maior número de recursos econômicos, as atividades agropecuárias mais avançadas tecnologicamente e o maior peso sobre o PIB, com quase 80% das riquezas produzidas pelo país.

Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó EXTRAS Utilize uma das aulas para assistir o DOC Brasil-Cultural Nosso País. Sul Centro-Oeste, que retrata e descreve a região Centro Sul do Brasil. LINK:   https://www.youtube.com/watch?v=AkMygvjBVxo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Geografia espaço e vivência: introdução à ciência geográfica, 7º ano/ Levon Boligian...[et al]. – 3. ed. Reform. – São Paulo: Atual, 2009. Construindo a geografia: uma janela para o mundo/Regina Araújo, Raul Borges Guimarães, Wagner Costa Ribeiro. – 2ª ed. – São Paulo: Moderna, 2005. http://www.estudopratico.com.br/o-que-foi-o-tratado-de-tordesilhas/ Acesso em 25/06/2015. http://www.escolakids.com/as-capitanias-hereditarias.htm Acesso em 25/06/2015. http://www.agenteeteen.com/?ler_noticia_id=699&&assunto=Geral Acesso em 26/06/2015. http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?f=13&t=9072 Acesso em 6/06/2015. http://www.estudokids.com.br/jesuitas-no-brasil-colonia/ Acesso em 26/06/2015. http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/o-preco-do-risco - Acesso em 26/06/2015. http://www.mundoeducacao.com/geografia/complexo-regional-centro-sul.htm - Acesso em 31/07/2015.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/regiao-centro-sul- Acesso em 26/06/2015. http://www.brasilescola.com/brasil/producao-agropecuaria-na-regiao-sul.htm - Acesso em 31/07/2015. http://www.vcnda-sc.com.br/noticia/15/transito-animal-e-enfermidades-reemergentes-em-debate-na-defesa-sanitaria-animal - Acesso em 31/03/2015. http://www.realh.com.br/confinamento/wp-content/uploads/2012/09/agronegocio-02.jpg - Acesso em 31/07/2015. http://sesi.webensino.com.br/sistema/webensino/aulas/repository_data/SESIeduca/ENS_FUN/ENS_FUN_F07_GEO/443_GEO_ENS_FUN_F07_08/leitura_de_mundo.html - Acesso em 31/07/2015. https://br.noticias.yahoo.com/blogs/rogerio-jordao/ao-450-anos-o-rio-ainda-e-uma-aldeia-215149475.html - Acesso em 01/08/2015.