GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITÁRIA Enquanto o bebê estiver só com os dentes da frente, continue usando a fralda ou opte pela escova.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colégio de s. teotónio Sessão de Educação para a Saúde.
Advertisements

Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Comer bem quer dizer: Comer de tudo mas não em demasia; Comer várias vezes por dia; Comer devagar; Mastigar bem os alimentos; Fazer as refeições.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
O DENTINHO ATREVIDO Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Na Rua da ALIMENTAÇÃO.
odontologia 1º ten Marcele GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
COMBATE A FOME 6°B.
ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
Bebês que “recusam” o peito
A importância dos Dentes
ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS
Oral Vip Bebê Clínica.
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
Higiene Bucal.
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
Amamentação / Alimentação
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé.
Saúde Bucal Qualidade de Vida!.
A nossa Biblioteca recebeu o Kit SOBE e, desse modo, dá início à participação no Projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares. É um Projeto da responsabilidade.
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Por: Karlla Siqueira Tristão
Curso auxiliar em saúde Bucal
Aluno (a): Ana Paula Krolow Bonetz Curso: Auxiliar em Saúde Bucal – ASB Disciplina: Informática Aplicada I – Atividade 2 Orientador: Nilzo Machado.
Cuidando do seu sorriso
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação
EDUCAÇÃO EM SAUDE III ESCOVAÇÃO.
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
Atividade 2 - Power Point
Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.
Saúde bucal.
Curso Auxiliar Em Saúde Bucal
HIPERTENSÃO.
Escola Seac- Escola de Educação Profissional Prof: Nilzo Machado
SEAC ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
SEAD-Serviço de Educação à Distância
Cuidados com a Escova Dental e sua Substituição
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
Boa higiene oral dentes sem cárie
HIGIENE BUCAL.
Os 10 Passos para Obter Sucesso no Sirley Paulino da Silva Santos
Quantidade definida pelo Setor!. SAL FUNDAMENTAL: 0,0015 x Média do número de REFEIÇÕES SALGADAS x número de dias letivos do mês do cardápio INFANTIL:
Curso: Auxiliar em Saúde Bucal Nome: Gleycamar Meireles Pereira Professor: Nilzo Machado Informática Aplicada 1 Atividade 2: Power point  
A maneira certa de escovar os dentes
Prevenção de doenças bucais.
HIGIENE BUCAL.
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Saúde Bucal.
QUANDO IR PARA A MATERNIDADE?
Vamos aprender a ser saudáveis?
Saúde Bucal Gestantes Prefeitura Municipal de Porto Alegre
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL SAUDÁVEL
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
10 dicas para uma vida mais saudável Camilla5af. Refeições Faça pelo menos três refeições (café da manhã,almoço e jantar)e dois lanches saudáveis por.
HIGIENE.
DIA DA ALIMENTAÇÃO.
Alimentação e Saúde Trabalho realizado por: João Pacheco nº13
HIGIENE ORAL DO BEBÊ Dra. Andréia Stankiewicz – CROSP F: (18) /
OS REFRIGERANTES SÃO SUPERCARIOGÊNICOS, OU SEJA AJUDAM NO SURGIMENTO DE CÁRIES. ALÉM DISSO, ESTA BEBIDA CONTÉM SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS QUE CORROEM E DESCASCAM.
CLÍNICA VITALDENT PAREDE. Conselhos para conseguir um sorriso fantástico São pequenas rotinas e sábios conselhos que o ajudam a conseguir um belo sorriso.
Clínica Vitaldent Póvoa de Varzim Conselhos para melhorar a sua saúde oral.
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITÁRIA Enquanto o bebê estiver só com os dentes da frente, continue usando a fralda ou opte pela escova infantil. Quando nascer os dentinhos de trás, use a escovinha pelo menos 2x ao dia. Você pode usar o creme dental da família em pouca quantidade! Ensine a criança a cuspir a espuma, ou limpe com um paninho. Atenção Muito cuidado com a quantidade de pasta: é só um pouquinho, do tamanho de um grão de ervilha. Evite oferecer alimentos industrializados e açucarados para os menores de dois anos. Não adicione açúcar, mel, achocolatado ou farinhas nas mamadeiras. A necessidade de adoçar é nossa e não da criança. Os doces não são os únicos vilões. As bactérias que causam cárie se desenvolvem utilizando todos os restos de alimentos, inclusive restos de bolachas doces e salgadas, salgadinhos, sucos industrializados, sucos de gelatina e refrigerantes. Evite as “guloseimas” e “beliscadas” entre as refeições. A partir dos 12 meses: Ajude seu bebê a ter uma alimentação saudável e um sorriso bonito Caso a criança use chupeta, tente fazer com que abandone até os 2 anos, pois seu uso pode causar problemas na fala e mastigação. Escove os dentes do bebê após as refeições ou, pelo menos, antes de dormir. Crianças que já tem os dentinhos e que mamam no peito ou na mamadeira durante a noite podem ter cáries. Por isso não ofereça o peito ou mamadeira durante a noite. Autores: Ana Paula Machado – Cirurgiã-Dentista Residente Sara Brunetto – Nutricionista Residente Daniel Demétrio Faustino da Silva – Cirurgião-Dentista Preceptor PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA

Até os 6 meses O leite materno contém todos os nutrientes e a água que o bebê necessita, e deve ser oferecido conforme a vontade da criança. Além da importância afetiva, nutritiva e ajudar seu bebê a não ficar doente, a amamentação favorece a respiração e o posicionamento correto dos dentes. Nesse período, já devemos realizar a limpeza da boca do bebê. Com uma gaze ou ponta de fralda limpa embebida em água, passe delicadamente ao redor e sobre as gengivas, bochechas e língua. A chupeta não é necessária e pode trazer problemas. Após os 6 meses Dar alimentos complementares (comida de sal, frutas e legumes) três vezes ao dia, se estiver em aleitamento materno e cinco vezes ao dia, se não estiver. Lembre-se: o bebê precisa ser estimulado a mastigar, portanto apenas esmague a comida com um garfo e não utilize liquidificador. Ofereça água nos intervalos das refeições. Nesse período começa o nascimento dos dentinhos e o bebê pode ter algumas reações: febre baixa, diarréia, salivação excessiva, irritação, gengiva avermelhada e inchada. Na dúvida procure o posto de saúde. Lembre-se de fazer sempre a limpeza dos dentinhos com fralda ou escova de dente macia. Nas situações que a amamentação natural não for possível, não aumente o furo da mamadeira. De preferência, use um copinho para oferecer líquidos e lembre-se de não adicionar açúcar. Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chá ou qualquer outro alimento.