REFORMA DA PREVIDÊNCIA REFORMA DA PREVIDÊNCIA MEDIDAS CONSENSUADAS Recife, Abril de 2003.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FATOR PREVIDENCIÁRIO e sua influência sobre os benefícios do INSS
Advertisements

SIMULAÇÕES ATUARIAIS DA EC 41 Santiago do Chile, 29 de Janeiro de 2004.
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO PREVIDENCIÁRIA DA UNESP 2002.
Previdência do Ente Previdência Básica (RPPS) Previdência Complementar
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
– Análise financeira do período 1995 – 2006
Proposta para o Modelo de Previdência Complementar do Sistema Petrobras.
Sintese da Reforma da Previdência – INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA
Richard Dutzmann MIBA 935 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria Atuarial S/S Ltda. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TÉCNICA-ATUARIAIS, SOB A ÓTICA DA PORTARIA MPS.
Melhores Práticas de Gestão
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº de Março de 2012
ASPECTOS LEGAIS DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DA APOSENTADORIA Porto Alegre dezembro de 2009 Magadar R.C.Briguet.
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Brasília, 24 de março de PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
GT PREVIDÊNCIA.
FÓRUM ESTADUAL DE PERÍCIA MÉDICA E RECURSOS HUMANOS
Aposentadoria Voluntária por Tempo de Contribuição Integral
Audiência Pública na Comissão do Trabalho, Administração e de Serviço Público junho de 2007.
SIMULAÇÕES ATUARIAIS DA EC 41. ALTERNATIVAS PARA O SETOR PÚBLICO: PRINCIPAIS CONCEITOS •EC20/98 - Condições de elegibilidade (tempo de contribuição, idade.
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
FERNANDO MELQUÍADES ELIAS PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ/SC
RESULTADOS FISCAIS DA REFORMA DE 2003 NO SISTEMA DE PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRO André Portela Souza Hélio Zylberstajn Luís Eduardo Afonso Apresentadora:
– Análise financeira do período 1995 – 2006
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO Análise do Projeto de Lei n° 1.992/2007 Pedro Delarue Tolentino Filho Presidente do SINDIFISCO NACIONAL Sindicato.
Halan Morais Natal/RN 30 de julho 2012 Nova Previdência no Setor Público do Rio de Janeiro.
MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social DIAGNÓSTICO DO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO BRASILEIRO E ALTERNATIVAS Apresentação.
Brasília, 16 de março de Seminário MPS O Futuro da Previdência no Brasil Fatores Urgentes e Fatores Importantes para o Equilíbrio de Longo Prazo.
Regimes Próprios dos Servidores Públicos Brasília, 17 de março de 2011.
FUNDO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO FUNPREV-RC SECRETARIA MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA Secretaria Municipal de PrevidênciaData: 27/02/2014.
16ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO: ATIVOS x APOSENTADOS - REALIDADE PREVIDENCIÁRIA REDE ESTADUAL – AL. ►Consultor Técnico.
A PREVIDÊNCIA NO BRASIL
Beneficiários - Aposentados: Pensões: 42
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
AGENDA PERFIL DOS SERVIDORES estatísticas previsão de aposentadorias
Previdência Social Câmara Municipal –
Sistemas dos Regimes Próprios
A PREVIDÊNCIA SOCIAL FRENTE AO NOVO PERFIL DEMOGRÁFICO BRASILEIRO (O EFEITO DE INVERSÃO DA PIRÂMIDE ETÁRIA NO BRASIL) Professor Célio Cruz Mestre em Direito.
I F Ó RUM DO IPERON Porto Velho, 27 de agosto de 2015.
O DESAFIO DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL DOS RPPS
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
Antecedentes: – Eloy Chaves ´ - IAPs – Institutos de Aposentadorias e Pensões ´ - Primeiras tentativas de unificação das instituições.
Plano de Seguridade Social
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2012.
AGENTES PÚBLICOS NO ENFOQUE DE PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR INTERGRANTES: ALAIR GEIZIANE HENRIQUE JOÃO MATHEUS MICHELLE SIMONE.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2010.
3º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL - Controle na Concessão e Manutenção dos Benefícios - Cadastro - Censo.
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: PROBLEMAS E ALTERNATIVAS Carlos Alberto Pereira de Castro Juiz do Trabalho Brasília, junho de 2007.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2011.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social - OMSS Data Base: Dezembro / 2009 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria.
Sandro Silva Supervisor Técnico Dieese-PR Curitiba-PR 12/12/2015 Apresentação sobre os Regimes Próprios de Previdência e as propostas de mudanças no IPMC.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CURITIBA CURITIBA 12 DE DEZEMBRO DE 2015.
TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo.
Reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social Brasília, 17 de Fevereiro de 2016.
Programa de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL PALESTRA SOBRE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PREVIDENCIÁRIOS.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA OMSS Registro, 20 de junho de 2008 Atividades: Prestação de Contas 2007.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS O SISTEMA APÓS AS EMENDAS CONSTITUCIONAIS Nº 20/1998, 41/2003 E 47/2005 SINASEFE – Abril de 2014.
1 Sistemas dos Regimes Próprios de Previdência Social - SRPPS BANCO DE DADOS OBRIGAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO, DIREITO DO SERVIDOR PÚBLICO.
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE. Elaboração do novo Estatuto do Servidor Municipal Revisão da Lei de Previdência Social Diretrizes do sistema de.
1. 2 Saúde do trabalhador na Administração Pública: contexto da relação de trabalho e sua repercussão na relação previdenciária.
ESTUDO PARANAPREVIDÊNCIA. O Estado já pagou 20 salários mínimos de aposentadoria INSS - APOSENTADORIA EM NÚMERO DE SALÁRIOS MÍNIMOS 325% 9,5% 2,21 pp.
14º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR José Roberto de Moraes Campinas – SP NOVEMBRO/2014.
Legislação Previdenciária Aposentadoria por Idade.
Experiências internacionais na área de previdência: Lições para os RPPS estaduais Heinz P. Rudolph Banco Mundial Aracaju, 20 de Juno de 2016.
1 Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - SPPC Previdência Complementar do Servidor Público Aspectos Controversos - PL 1.992/2007 Brasília,
Transcrição da apresentação:

REFORMA DA PREVIDÊNCIA REFORMA DA PREVIDÊNCIA MEDIDAS CONSENSUADAS Recife, Abril de 2003

INTRODUÇÃO  Carta de Brasília (22 fev 2002) - Concordância dos Governadores para encaminhamento da Reforma da Previdência, considerando os seguintes pontos:  Novas regras de acesso aos benefícios  Novas regras para pensões  Contribuições dos inativos/pensionistas  Aprovação do PL9 (Previdência Complementar) - Realização de simulações no âmbito dos Estados para avaliar a repercussão das medidas propostas.

INTRODUÇÃO O Ministério da Previdência, com base na Carta de Brasília, apresentou na Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados, no CONAPREV e no CONFAZ, uma proposta de Reforma da Previdência, contendo 04 medidas fundamentais, em torno das quais já existe um consenso.

MEDIDAS CONSENSUADAS Regra Permanente: Extinção da regra de transição para os atuais ativos (48/53 anos de idade para mulheres e homens), permanecendo apenas a regra permanente (55/60 anos de idade para mulheres e homens). Benefício Líquido (remuneração bruta deduzida da contribuição à previdência) + Pensões limitadas a 70% desse benefício. Carência Duplicada: 20 anos no serviço público e 10 anos no cargo em que se dará a aposentadoria (atualmente 10 e 5 anos, respectivamente). PL 9: Instituição de teto de contribuição e benefício para o serviço público igual ao do RGPS (R$ 1.561,00) + Previdência Complementar.

REPERCUSSÃO DAS MEDIDAS PROPOSTAS ESTADO DE PERNAMBUCO

SITUAÇÃO ATUAL

Demonstrativo de Despesas Previdenciárias Anuais

SIMULAÇÃO 01 REGRA PERMANENTE

SIMULAÇÃO 01 REGRA PERMANENTE

SIMULAÇÃO 02 BENEFÍCIO IGUAL AO SALÁRIO LÍQUIDO E PENSÃO DE 70%

SIMULAÇÃO 02 BENEFÍCIO IGUAL AO SALÁRIO LÍQUIDO E PENSÃO DE 70%

SIMULAÇÃO 03 CARÊNCIA DUPLICADA

SIMULAÇÃO 03 CARÊNCIA DUPLICADA

SIMULAÇÃO 04 CONJUNTO DAS MEDIDAS

SIMULAÇÃO 04 CONJUNTO DAS MEDIDAS

REPERCUSSÃO DAS MEDIDAS (SÍNTESE) Redução média anual estimada dos dispêndios com previdência Estado de Pernambuco O IMPACTO DA APLICAÇÃO DO CONJUNTO DE MEDIDAS NÃO CORRESPONDE À SOMA DOS IMPACTOS ISOLADOS DE CADA MEDIDA

Embora as medidas consensuadas possam trazer uma redução nos dispêndios com a Previdência dos Servidores, impactando positivamente o fluxo de caixa do Estado, os cálculos atuariais demonstram serem as mesmas insuficientes para alcançarmos o equilíbrio financeiro e atuarial preconizado na Emenda Constitucional n.º 20/98. CONCLUSÃO

Redução média anual estimada dos dispêndios com previdência Estado de Pernambuco MEDIDAS ADICIONAIS (NÃO CONSENSUADAS)

OUTRAS MEDIDAS IMPORTANTES Medidas apoiadas pelos estados nos fóruns do CONAPREV (Conselho Nacional de Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social) e do CONSAD (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração)