Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Intencionalidade discursiva
Advertisements

Lev S. Vygotsky Desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica.
Gestão da Informação e do Conhecimento  MODELO PROCESSUAL DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO – CHOO (2006) 1-NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO 3-ORGANIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Comportamentos operantes interrelacionados
PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008.
Felipe Moreira. contexto MÉTODO DE CONVENCER OS OUTROS A FAZEREM O QUE FOI PLANEJADO. “CONSEGUIR QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE É NECESSARIO EM VEZ DE VOCÊ”.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Análise dos sistemas discretos  Sistemas recursivos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
A mente, conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos “Posso fechar os meus olhos e, numa fracção de segundos, pensar em estrelas.
É um aspecto importante da pesquisa em administração. É um aspecto importante da pesquisa em administração. Devemos mensurar corretamente os conceitos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
Acessibilidade, o fazer para garantir isso? Lílian Simão Oliveira.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Psicologia aplicada ao trabalho
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
Revisão BD Thiago Medeiros Barros. O que é? Um banco de dados “é uma coleção de dados inter- relacionados, representando informações sobre um domínio.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
Aula 8: Pesquisa-ação.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Individualismo e Coletividade
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
LIMITES AO DIREITO DE PROPRIEDADE: A FUNÇÃO SOCIAL.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Ciclo documentário. Objetivos das atividades documentais Selecionar, na massa de informações veiculadas, elementos de conhecimento, Fornecer a qualquer.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Oficina Reações Químicas
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Visão Cognitiva e Informação
Transcrição da apresentação:

Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen

Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores e dispositivos de processamentos como se fossem seres humanos, em que as limitações em relação ao processamento de informação e cognição são estimados (informação e cognição - processos). 2. Visão individual em que cada dispositivo do processo é independente, consistindo em um sistema próprio de categorias e conceitos (o modo como cada pessoa vê o mundo). 3. Atual estado de conhecimento (estruturas atuais de conhecimento, expectativas, metas). 4. O sistema de categorias e conceitos dos usuários e seu modelo de mundo é gerado e determinado por uma cognição individual em um contexto social (indivíduos em sociedade).

Ponto central da visão cognitiva da informação Para a CI e a IR o ponto central da visão cognitiva resume-se, dentre outros, à: Variedade de diferenças individuais de estruturas do conhecimento. Mecanismos cognitivos coletivos influenciam a estruturação dos sistemas de classificação e indexação, e suas implicações em relação aos tópicos/conceitos.

Ponto central da visão cognitiva da informação A etapa cognitiva requer informações externas, produzidas pelo próprio dispositivo de processamento, sendo portanto são expectativas auto-geradas. Sou capaz de gerar um conhecimento por meio de outros já “acumulados”.

Entendendo informação em CI Sistema de comunicação da CI (Belkin, 1978) Geradores Nível linguístico do sistema Estados de conhecimento Nível cognitivo do sistema Textos Informação Beneficiários (usuários) Perguntas Transformação Interação

Entendendo informação em CI Equação Fundamental da CI (Brookes, 1980) Estado anômalo do conhecimento

Conceito de informação O conceito de informação, sob o ponto de vista da CI, deve satisfazer a dois requisitos: 1. Resultado de transformação de estruturas geradoras de conhecimento (pela intencionalidade, modelo de estado de conhecimentos dos receptores, e uma forma de sinal). 2. Quando percebida, afetar e transformar o estado de conhecimento dos receptores.

Ciência cognitiva Estudo do conteúdo, estrutura, função e desenvolvimento de representações mentais.

Considerações O ponto de vista cognitivo torna o estudo do homem o ponto de partida e tenta implantar um modelo de processamento de informação em termos de categorias e conceitos a um nível de estados mentais que implica a propriedade de sentido, e não simplesmente manipulação de símbolos. Informação em nível cognitivo é a que transforma o atual estado de conhecimento de um indivíduo em um novo estado. Linguagens e contextos sociais são instrumentos chave neste processo.

Considerações Os conceitos de representação, significado, entendimento e informação são fundamentais para o ponto de vista cognitivo. O conceito hermenêutico de interpretação pode ser considerado como premissa para a representação mental no sentido cognitivo, incluindo situações baseadas em eventos, representações de práticas relatadas, não estando limitados apenas a resultados de contemplação distantes.