Conflito Étnico: Ulster Matéria : Geografia Professor :Fábio Alunos : Caio Henrique de Souza Santos, nº2 Diego Ramos Martines, nº5 Klaus de Paula Schneesche,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
Advertisements

O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA OBJETIVOS.
O NAPALM · Mistura de gasolina com uma resina da palmeira napalm
sociedade capitalista.
Revolução Federalista e de 1923
Irlanda do Norte e País Basco
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
Música...4:01
conflito da Irlanda do norte
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
Parte 1: Território e Nação
Independência das 13 colônias Americanas
CUBA Estou AQUI!!!.
A Era Napoleônica ( ).
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
As Cruzadas – B aixa Idade Média (1096 – 1270) X Ricardo Coração de Leão Ricardo Coração de Leão Saladino Saladino.
Região, Regionalização e regionalismos
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
O que foi o iluminismo? Movimento intelectual, político, social e econômico. Originou-se na Inglaterra no século XVII. Principais fundamentadores: Isaac.
CONFLITOS E TENSÕES EUROPA.
Absolutistas França Inglaterra. Absolutismo Francês GUERRAS DE RELIGIÃO atrasou o absolutismo. Início: massacre dos protestantes em Vassy (1º/03/1562.
O SEGUNDO REINADO( ) CAP. 25. CONTEXTO EUROPEU Alinhamento cultural e ideológico em relação à Inglaterra –Europa envolvida pela Segunda Revolução.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Professor: Rodrigo Neves Disciplina: Geografia..
Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
Estados Nacionais Modernos
História do Brasil No tempo dos Coronéis
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
TERCEIRO ANO C.
O PRIMEIRO IMPÉRIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
História do Brasil – 5º ano
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
Finlândia. História Política A Finlândia tem um regime republicano parlamentar semipresidencialista. O chefe de Estado é o Presidente da República,
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
PARTE 2. A Revolução Inglesa A Inglaterra passou por uma verdadeira “revolução” e iremos saber os motivos. Antes disso, precisamos saber sobre um documento:
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Farroupilha Roberto filho.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
As origens da bandeira do Brasil
Ordens religiosas.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO O ESTADO E O DIREITO INTERNACIONAL - Classificação.
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
MOVIMENTO PERONISTA ARGENTINA, Ditaduras Latino-Americanas Casa Rosada. Buenos Aires, Argentina, Acervo pessoal.
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
O OURO NO BRASIL.
Segunda Guerra Mundial
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
FEUDALISMO Igreja = centro do poder ideológico, político e econômico RENASCIMENTO Igreja passa a ser questionada X A virgem Maria (Cimabue)
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
...mas que nos leva a pensar se ... conviver com a rivalidade.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Transcrição da apresentação:

Conflito Étnico: Ulster Matéria : Geografia Professor :Fábio Alunos : Caio Henrique de Souza Santos, nº2 Diego Ramos Martines, nº5 Klaus de Paula Schneesche, nº17

Ilhas Britânicas

Reino Unido(UK)

Ulster

Tópicos Abordados   Invasão Inglesa > Guerra Confederada Irlandesa > Guerra dos Dois Reis   Dominação Inglesa > Leis Penais > Início dos Conflitos   Revoltas Irlandesas > Revolta Irlandesa de 1798 > Guerra de Independência ( )   Guerra Civil > Diferenças ideológicas > Surgimento do IRA   IRA > Nacionalismo Irlandês > Agravamento da questão étnica   Domingo Sangrento > Motivo > Cessar-fogo e pacificação   Pacificação de 2005

Dois Grupos Protestantes(Ingleses) Opressores Católicos(Irlandeses) Oprimidos

Invasão Inglesa O conflito étnico-religioso ocorrido em Ulster, na Irlanda, é conhecido como “The Troubles”, e tem suas origens no início do século XVII, quando ingleses e escoceses usurparam as terras dos nativos irlandeses, ocasionando duas guerras entre os povos: a Guerra Confederada Irlandesa e a Guerra dos Dois Reis, ambas vencidas pela Inglaterra, o que culminou na dominação inglesa sobre a ilha da Irlanda.

A Batalha de Aughrim John Mulvany, óleo sobre tela, Dublin, 1885

Dominação Inglesa Com a Irlanda sob seu domínio, a Inglaterra baixou leis penais que suprimiam os direitos legais, religiosos e políticos dos católicos e dos protestantes não anglicanos. Essas leis foram suspensas no século XVIII, permitindo aos católicos irlandeses alugarem (e, posteriormente, comprarem) a terra “dos ingleses”, gerando revolta por parte da gangue protestante conhecida como Peep O’Day Boys. Em 1790, os católicos criaram um braço armado chamado “The Defenders”, que retaliaram os ataques dos Peep O’Day Boys, o que fez com que muitos protestantes que eram a favor de reformas democráticas mudassem de idéia.

Revoltas Irlandesas Os protestantes liberais, após lutarem por políticas democráticas na Irlanda, uniram-se aos católicos e protestantes não-anglicanos, formando a Sociedade dos Irlandeses Unidos, que continuou lutando contra os grupos protestantes. Os atritos entre católicos e protestantes culminaram na fracassada Revolta Irlandesa de 1798, o que só agravou os problemas entre eles. A situação foi se intensificando, até o ponto em que a emancipação católica deu mais direitos aos católicos. Com esses direitos, eles exigiram a Home Rule Act, concedida em 1922, após uma guerra de independência ( ), mas que, devido a diferenças ideológicas, causou uma guerra civil.

Guerra Civil A Guerra Civil Irlandesa ocorreu por causa de diferenças ideológicas: A Irlanda do Sul, de maioria católica, queria que toda a ilha irlandesa fosse libertada. O norte, porém, queria ficar junto à Inglaterra, por ser majoritariamente protestante. A Guerra Civil fez com que os irlandeses do sul criassem um braço armado chamado IRA (Irish Republican Army), que tinha como objetivo a anexação da Irlanda do Norte à República da Irlanda.

IRA Estando no cerne da questão étnica-religiosa do "The Troubles", o IRA é fundamental para o estudo de tal conflito. Lutando com um sentimento de "nacionalismo irlandês", o Irish Republican Army lutou para a re-integração da Irlanda do Norte à República da Irlanda. Os anos subseqüentes à Guerra Civil foram relativamente calmos, com pequenos distúrbios causados pelo IRA em 1940, 1952 e em 21 de Maio de 1966, houve o surgimento da Força Voluntária de Ulster, com o seguinte comunicado: "Deste dia em diante, declaramos guerra ao IRA e suas repartições. Saibam que membros do IRA serão executados impiedosamente e sem hesitação. Medidas menos extremas serão tomadas contra quem ajudá-los, mas, se persistirem em dá-los ajuda, então medidas mais extremas serão adotadas. Nós solenemente avisamos as autoridades para não mais fazerem discursos pacifistas. Nós estamos pesadamente armados. Protestantes dedicados à causa." A partir desse momento, a questão étnica-religiosa na Irlanda voltou a se agravar, chegando ao seu ápice no Domingo Sangrento, em Derry (Irlanda do Norte).

Domingo Sangrento O Domingo Sangrento teve 14 mortos e 26 feridos. Apesar do baixo número de mortes, o Domingo Sangrento ficou marcado na história irlandesa como a "gota d'água" do conflito étnico-religioso de Ulster. O Domingo Sangrento era, originalmente, uma marcha pacifista contra a retirada da autonomia administrativa da Irlanda do Norte e a imposição da força militar britânica. No meio do protesto, paraquedistas britânicos armados atiraram nos manifestantes, segundo Bernadette Devlin McAliskey, parlamentar. Entre os protestantes, havia membros do IRA. Revoltados com o assassinato, os membros do IRA queimaram a embaixada inglesa em Dublin, fazendo com que as relações anglo- irlandesas chegassem a um dos pontos mais baixos da história. A situação continuou tensa até aproximadamente 1990, quando houve as primeiras tentativas de paz e de cessar-fogo. O cessar-fogo foi negociado entre o IRA e Sinn Féin, segundo maior partido republicano da Irlanda do Norte, e houve duas tentativas: uma em 1990, logo após um grande conflito, e outra em Julho de 1997.

Cessar-Fogo de 2005 Em 2005, o IRA anunciou seu terceiro cessar-fogo, que perdura até hoje, graças a uma coalisão entre o Sinn Féin e os grupos separatistas.

Número de mortes relacionadas ao “The Troubles” por ano

Fontes : objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/questao_irlanda.aspx reland/