ALUNOS: Francisco Hermeson Sampaio de Sousa Júnior Oliveira José Félix Nogueira Maria Conceição Nascimento Rodrigues Maria de Jesus Freitas Margarete Pereira.

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Transcrição da apresentação:

ALUNOS: Francisco Hermeson Sampaio de Sousa Júnior Oliveira José Félix Nogueira Maria Conceição Nascimento Rodrigues Maria de Jesus Freitas Margarete Pereira da Silva SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ LICENCIATURA EM LETRAS – MODALIDADE A DISTÂNCIA

LEI Nº , DE 20 DE JUNHO DE Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei n o , de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis n os 9.424, de 24 de dezembro de 1996, , de 9 de junho de 2004, e , de 5 de março de 2004; e dá outras providências.

 O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº /2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006.

 É um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal. Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.

 Com vigência estabelecida para o período , sua implantação começou em 1º de janeiro de 2007, sendo plenamente concluída em 2009, quando o total de alunos matriculados na rede pública foi considerado na distribuição dos recursos e o percentual de contribuição dos estados, Distrito Federal e municípios para a formação do Fundo atingiu o patamar de 20%.

Funcionamento

Em cada estado, o Fundeb é composto por 20% das seguintes receitas:  Fundo de Participação dos Estados – FPE.  Fundo de Participação dos Municípios – FPM.  Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.  Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às exportações– IPIexp.  Desoneração das Exportações (LC nº 87/96).  Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações – ITCMD.  Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA.  Cota parte de 50% do Imposto Territorial Rural-ITR devida aos municípios.

Também compõem o Fundo as receitas da dívida ativa e de juros e multas incidentes sobre as fontes acima relacionadas. Ainda, no âmbito de cada estado, onde a arrecadação não for suficiente para garantir o valor mínimo nacional por aluno ao ano, haverá o aporte de recursos federais, a título de complementação da União.

Receita/Ano a 2020 FPE16,66%18,33%20% FPM16,66%18,33%20% ICMS16,66%18,33%20% IPIexp16,66%18,33%20% Desoneração Exportações 16,66%18,33%20% ITCMD6,66%13,33%20% IPVA6,66%13,33%20% ITR – Cota Municipal6,66%13,33%20% Complementação da União R$ 2 bilhõesR$ 3,2 bilhõesR$ 5,1 bilhões 10% da contribuição de estados e municípios

Os recursos do Fundeb são distribuídos de forma automática (sem necessidade de autorização ou convênios para esse fim) e periódica, mediante crédito na conta específica de cada governo estadual e municipal. A distribuição é realizada com base no número de alunos da educação básica pública, de acordo com dados do último censo escolar, sendo computados os alunos matriculados nos respectivos âmbitos de atuação prioritária, conforme art. 211 da Constituição Federal. Ou seja, os municípios recebem os recursos do Fundeb com base no número de alunos da educação infantil e do ensino fundamental, e os estados, com base no número de alunos do ensino fundamental e médio, observada a seguinte escala de inclusão:

Etapa/modalidade de ensino a 2020 Ensino Fundamental Regular e Especial 100% Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos 33,33%66,66%100%

A distribuição dos recursos leva em conta também fatores de ponderação, que são definidos anualmente e variam de acordo com os seguintes desdobramentos da educação básica:

I.Creche pública em tempo integral II.Creche pública em tempo parcial III.Creche conveniada em tempo integral IV.Creche conveniada em tempo parcial V.Pré-escola em tempo integral VI.Pré-escola em tempo parcial VII.Anos iniciais do ensino fundamental urbano VIII.Anos iniciais do ensino fundamental no campo IX.Anos finais do ensino fundamental urbano X.Anos finais do ensino fundamental no campo XI.Ensino fundamental em tempo integral XII.Ensino médio urbano XIII.Ensino médio no campo XIV.Ensino médio em tempo integral XV.Ensino médio integrado à educação profissional XVI.Educação especial XVII.Educação indígena e quilombola XVIII.Educação de jovens e adultos com avaliação no processo XIX.Educação de jovens e adultos integrada à educação profissional de nível médio, com avaliação no processo

Os valores repassados (por origem e por mês ou dia) estão disponíveis nos seguintes endereços: Secretaria do Tesouro Nacional – para obtenção de informações sobre valores repassados por ente governamental (estado ou município), por origem dos recursos e por mês. Banco do Brasil – para obtenção de informações sobre valores repassados por ente governamental (estadual ou municipal), por origem dos recursos e por data de crédito. Período máximo de pesquisa de 60 dias, entre a data inicial e a final. Secretaria do Tesouro Nacional Banco do Brasil