O ATO DE ESTUDAR COMO POSTURA CRÍTICA: O ATO DE LER E SUBLINHAR

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Transcrição da apresentação:

O ATO DE ESTUDAR COMO POSTURA CRÍTICA: O ATO DE LER E SUBLINHAR O BOM LEITOR

LÊ RAPIDAMENTE E ENTENDE BEM O QUE LÊ. Lê com objetivo determinado; Lê unidades de pensamento; Tem vários padrões de velocidade;

Possui bom vocabulário; Tem habilidade para conhecer o valor do livro; Avalia o que lê; Possui bom vocabulário; Tem habilidade para conhecer o valor do livro; Sabe quando interromper a leitura definitivamente ou periodicamente;

Discute frequentemente o que lê com colegas; Adquire livros com freqüência e cuida de ter sua biblioteca particular; Lê assuntos vários; Lê muito e gosta de ler; Não só lê, mas sabe ler.

MAU LEITOR LÊ VAGAROSAMENTE E ENTENDE MAL O QUE LÊ

Lê palavra por palavra; Só tem um ritmo de leitura; Lê sem finalidade; Lê palavra por palavra; Só tem um ritmo de leitura; Acredita em tudo o que lê; Possui vocabulário limitado;

Não possui nenhum critério técnico para conhecer o valor o livro; Não sabe decidir se é conveniente ou não interromper a leitura; Raramente discute com colegas o que lê;

Não possui biblioteca particular; Lê sempre o mesmo assunto; Lê pouco e não gosta de ler; Resistência ao ato de saber ler.

: Fonte: SALOMON, Délcio Vieria. Como fazer uma monografia elementos de metodologia de trabalho científico. 6.ed.Belo Horizonte: Interlivros, 1979.

COMO LER: O método ideal de leitura depende do texto, do leitor, dos objetivos, das condições, etc. :

Detendo-se e distinguindo o plano enunciado na introdução do texto; NECESSIDADE DE REFERENCIAR A ESTRUTURA DA EXPOSIÇÃO: Detendo-se e distinguindo o plano enunciado na introdução do texto; :

Uma leitura menos pretensiosa a fim de dividir o texto em partes para encontrar nexos. A disposição em parágrafos, os títulos, os espaços são outros tantos indícios da organização lógica das idéias; :

Aprender a decompor mentalmente, em nível dos parágrafos, as fases de raciocínio : (introdução, hipóteses, provas, conclusões); :

DESCOBRIR AS IDÉIAS ESSENCIAIS, AS PALAVRAS OU AS FRASES-CHAVE, PARA ISSO TEMOS QUE TER ATENÇÃO PARA: :

As introduções ou conclusões de capítulos ou de parágrafos; As palavras abstratas, os “conceitos”; As palavras sublinhadas ou impressas em caracteres a negro; Os títulos, etc.; :

SEPARAR AS IDÉIAS PRINCIPAIS DE TUDO: O QUE SÃO EXPLICAÇÕES, REDUNDÂNCIAS OU REPETIÇÕES, REFORMULAÇÕES, DESENVOLVIMENTOS ATRAVÉS DE EXEMPLOS, PARENTESIS, DIGRESSÕES, ETC. :

APOIAR-SE NOS SUPORTES VISUAIS EXISTENTES, TENDO O CUIDADO DE OS LER SIMULTANEAMENTE COM A PASSAGEM QUE ELES ILUSTRAM, OU ATÉ MESMO DELINEÁ-LOS NUMA FOLHA BRANCA, SINTETIZANDO OS PRINCIPAIS FENÔMENOS EXPLICADOS. :

Fontes: LEMAITRE, Pierre; MAQUÉRE, François,Saber aprender. 2. Ed Fontes: LEMAITRE, Pierre; MAQUÉRE, François,Saber aprender. 2. Ed. Tradução de Germiniano Cascais Franco.Mira-sintra: Europa-América. 1999. :

Ler e reler o texto procurando entendê-lo; FASES: Ler e reler o texto procurando entendê-lo; Procurar a idéia-tópico (central) de cada parágrafo; Relacionar e ordenar as idéias dos parágrafos; Escrever a síntese formando frases com todas as idéias principais; Confrontar a síntese com o original; Redigir com estilo e próprias palavras; :

O RESUMO Condensação de um texto capaz de reduzi-lo a seus elementos de maior importância; Recurso de aprendizagem e como material adaptado ao trabalho da revisão;

DIFERENTES SIGNIFICADOS: Recensão ( outro nome do resumo); Sinopse : apresentação concisa que acompanha o texto elaborado pelo próprio autor ( ou editor); Resumo ou “abstract” (utilizado como sinopse ou sumário): forma de síntese das idéias principais de um texto; :

COMO RESUMIR: Não resumir antes de levantar o esquema e preparar as anotações de leitura; usar frases breves, objetivas, acrescentando referências bibliográficas e observações de caráter pessoal, se necessárias;

Sumário: enumeração das principais partes e seções de uma obra; Índice: tabela, uma lista bem organizada, no fim ou no princípio do livro, etc... :

ESTRUTURA DA RESENHA Referência bibliográfica Autor (es) Título (subtítulo) Imprensa (local da edição, editora, data) Número de páginas Ilustrações (tabelas, gráficos, fotos, etc.).

Credenciais do autor Informações gerais sobre o autor. Autoridade no campo científico? Quem fez o estudo? Quando? Por que? Onde?

Conhecimento Resumo detalhado das idéias principais De que trata a obra? O que diz? Possui alguma característica especial? Como foi abordado o assunto? Exige conhecimentos prévios para entendê-lo?

Conclusão do autor O autor faz conclusões? (ou não?). Onde foram colocadas? (no final do livro ou nos capítulos?). Quais foram?

Quadro de referência do autor Modelo teórico. Que teoria serviu de embasamento? Qual o método utilizado?

Apreciação Julgamento da obra: Como se situa o autor em relação: Às escolas ou corrente científicas, filosóficas, culturais? Às circunstâncias culturais, sociais, econômicas, históricas, etc.?

Mérito da obra: Qual a contribuição dada? Idéias verdadeiras, originais, criativas? Conhecimentos novos, amplos, abordagem diferente?

Estilo: Conciso, objetivo, simples? Claro, preciso, coerente? Linguagem correta? Ou o contrário?

Forma: Lógica, sistematizada? Há originalidade e equilíbrio na disposição das partes?

Indicação da obra: A quem é dirigida: grande público, especialistas, estudantes? Fonte: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisas, bibliografia, projetos e relatório, publicações e trabalhos científicos. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1990.

O ESQUEMA O plano, a linha diretriz seguida pelo autor no desenvolvimento do seu escrito, esse plano delimita um tema e estabelece a trajetória básica de sua apresentação, subordinando idéias, selecionando fatos e argumentos.

FUNÇÃO: Definir o tema; hierarquizar as partes de um todo numa linha diretriz; tornar possível uma visão global; atingir o todo rapidamente; representar graficamente a leitura.

CARACTERÍSTICAS: Fidelidade ao original (ser fiel ao texto); estrutura lógica do assunto; manter sistemas uniformes de observações, gráficos e símbolos para as divisões e subordinações que caracterizam a estrutura do texto; adequação ao assunto estudado e funcionalidade; ser simples, claro e distribuído organicamente, possuir flexibilidade e funcionalidade; utilidade de seu emprego e ser de cunho pessoal.